Miguilim, uma surra em todos nós?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181634 |
Resumo: | Em Campo Geral, primeira novela de Corpo de Baile (1956), Guimarães Rosa, há uma tensão entre ficção moderna e recuperação da narrativa arcaica, bem como entre ingenuidade e maturidade. Na personagem de Miguilim, encontramos uma representação moderna que traz subjetivação complexa e o ponto de vista de uma criança, através dos quais se apresenta uma matéria arcaica, a vida de um menino em uma fazenda remota do sertão mineiro. Na narrativa de iniciação, as etapas (doença, sofrimento, perda...) tendem a ser subsumidas como partes da trajetória. Há uma cena de violência extrema, no entanto, quando o pai agride o filho, que se singulariza como cicatriz não superável para se tornar etapa necessária na formação. |
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Sanseverino, Antônio Marcos Vieira2018-09-05T02:28:58Z20171517-3453http://hdl.handle.net/10183/181634001073946Em Campo Geral, primeira novela de Corpo de Baile (1956), Guimarães Rosa, há uma tensão entre ficção moderna e recuperação da narrativa arcaica, bem como entre ingenuidade e maturidade. Na personagem de Miguilim, encontramos uma representação moderna que traz subjetivação complexa e o ponto de vista de uma criança, através dos quais se apresenta uma matéria arcaica, a vida de um menino em uma fazenda remota do sertão mineiro. Na narrativa de iniciação, as etapas (doença, sofrimento, perda...) tendem a ser subsumidas como partes da trajetória. Há uma cena de violência extrema, no entanto, quando o pai agride o filho, que se singulariza como cicatriz não superável para se tornar etapa necessária na formação.In Campo Geral, the first novel of Corpo de Baile (1956), Guimarães Rosa, there is a tension between modern fiction and the archaic narrative, as well as between naivete and maturity. In the character of Miguilim, we find a modern representation of a complex subjectivation and a point of view of a child through which presents an archaic matter, the life of a boy on a distant farm in the hinterland of Minas Gerais. In the narrative of initiation, the stages (illness, suffering, loss ...) tend to be subsumed as parts of the trajectory. There is a scene of extreme violence, however, when the father assaults the child, which is singled out as a non-surmountable scar to become the necessary stage in the formation.application/pdfporNonada : letras em revista. Porto Alegre, RS. Vol. 2, n. 29 (2017), p. 34-52Rosa, João Guimarães, 1908-1967. Corpo de baile : Crítica e interpretaçãoInfânciaViolênciaLiteratura brasileiraGuimarães RosaCampo geralChildhoodViolenceNarrativeMiguilim, uma surra em todos nós?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073946.pdfTexto completoapplication/pdf635542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181634/1/001073946.pdf7a50ae6118c7eedcda7a40dda51f9446MD51TEXT001073946.pdf.txt001073946.pdf.txtExtracted Texttext/plain47413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181634/2/001073946.pdf.txtaac81e4d3f0dcb75f871624ba1027e68MD52THUMBNAIL001073946.pdf.jpg001073946.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181634/3/001073946.pdf.jpg1eb38df8952432f3f8397f685481c650MD5310183/1816342023-10-01 03:37:27.890054oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181634Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-01T06:37:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Em Campo Geral, primeira novela de Corpo de Baile (1956), Guimarães Rosa, há uma tensão entre ficção moderna e recuperação da narrativa arcaica, bem como entre ingenuidade e maturidade. Na personagem de Miguilim, encontramos uma representação moderna que traz subjetivação complexa e o ponto de vista de uma criança, através dos quais se apresenta uma matéria arcaica, a vida de um menino em uma fazenda remota do sertão mineiro. Na narrativa de iniciação, as etapas (doença, sofrimento, perda...) tendem a ser subsumidas como partes da trajetória. Há uma cena de violência extrema, no entanto, quando o pai agride o filho, que se singulariza como cicatriz não superável para se tornar etapa necessária na formação. |
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