How do medical students defend themselves against anxiety?
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200989 |
Resumo: | Objetivo: A formação médica é geradora de ansiedade, tornando os estudantes de medicina vulneráveis a transtornos psiquiátricos, em particular os transtornos de ansiedade. Para lidar com a ansiedade o estudante de medicina lança mão de vários mecanismos de defesa. Objetivou-se avaliar a associação entre a presença de sintomas de ansiedade e o estilo defensivo em alunos de uma escola médica pública federal. Método: Trata-se de um estudo observacional transversal, de uma amostra de estudantes de medicina, do primeiro e sexto ano, devidamente matriculados e frequentando regularmente as aulas. No presente estudo utilizouse um questionário sócio-demográfico, o Inventário Beck de Ansiedade e o questionário de estilo defensivo (DSQ-40). Resultados: Responderam aos questionários 232 alunos, 110 do primeiro ano e 122 do sexto, representando 67,4% do total de alunos matriculados. Em relação aos mecanismos de defesa na amostra, as analises multivariadas mostraram que mecanismos de defesa neuróticos e imaturos estavam associados à presença de ansiedade (p < 0,001). Conclusão: Os dados encontrados no estudo apontam que alunos do curso médico que apresentaram sintomas de ansiedade utilizaram significativamente mais mecanismos de defesa neurótiocos e imaturos do que os que não tinham esses sintomas. Planos de prevenção, atenção e estratégias de apoio psicológico deveriam ser desenvolvidos para esse grupo, pois os mecanismos de defesa não parecem ser adaptativos em estudantes de medicina enfrentando ansiedade. |
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Bassols, Ana Margareth SiqueiraGuimarães, Guilherme CorrêaOgliari, Cintya Kelly MouraSantos, Sthefano Machado dosCarneiro, Bruna BrasilHirakata, Vania NaomiRohde, Luis Augusto PaimEizirik, Claudio Laks2019-10-25T03:46:37Z20171516-8530http://hdl.handle.net/10183/200989001056024Objetivo: A formação médica é geradora de ansiedade, tornando os estudantes de medicina vulneráveis a transtornos psiquiátricos, em particular os transtornos de ansiedade. Para lidar com a ansiedade o estudante de medicina lança mão de vários mecanismos de defesa. Objetivou-se avaliar a associação entre a presença de sintomas de ansiedade e o estilo defensivo em alunos de uma escola médica pública federal. Método: Trata-se de um estudo observacional transversal, de uma amostra de estudantes de medicina, do primeiro e sexto ano, devidamente matriculados e frequentando regularmente as aulas. No presente estudo utilizouse um questionário sócio-demográfico, o Inventário Beck de Ansiedade e o questionário de estilo defensivo (DSQ-40). Resultados: Responderam aos questionários 232 alunos, 110 do primeiro ano e 122 do sexto, representando 67,4% do total de alunos matriculados. Em relação aos mecanismos de defesa na amostra, as analises multivariadas mostraram que mecanismos de defesa neuróticos e imaturos estavam associados à presença de ansiedade (p < 0,001). Conclusão: Os dados encontrados no estudo apontam que alunos do curso médico que apresentaram sintomas de ansiedade utilizaram significativamente mais mecanismos de defesa neurótiocos e imaturos do que os que não tinham esses sintomas. Planos de prevenção, atenção e estratégias de apoio psicológico deveriam ser desenvolvidos para esse grupo, pois os mecanismos de defesa não parecem ser adaptativos em estudantes de medicina enfrentando ansiedade.Objective: Medical training is a generator of anxiety, making medical students vulnerable to psychiatric disorders. To deal with anxiety, medical students make use of several defense mechanisms. The aim was to assess the association between the presence of symptoms of anxiety and the defense style in students of a federal public medical school. Method: This is a cross-section observational study, of a sample of medical students, of the first and sixth years, duly enrolled and regularly attending classes. For the present study a socio-demographic questionnaire, the Beck Anxiety Inventory and the Defense Style Questionnaire (DSQ-40) were used. Results: The questionnaires were answered by 232 students, 110 from the first year and 122 of the sixth year, representing 67.4% of the total amount of students. In relation to the defense mechanisms in the sample, the multivariate analysis showed that neurotic and immature defense mechanisms were associated with the presence of anxiety (p<0.001). Conclusion: The data found in this study indicate that medical students who showed symptoms of anxiety, used more neurotic or immature defense mechanisms than students who did not present these symptoms. Prevention and attention plans, as well as psychological support strategies should be developed for this group, because defense mechanisms do not appear to be adaptive in medical students experiencing anxiety.application/pdfporRevista brasileira de psicoterapia. Porto Alegre. Vol. 19, no. 1 (abr. 2017), p. 31-42AnsiedadeEstudantes de medicinaMecanismos de defesaMedical studentsdefense mechanismsAnxietyHow do medical students defend themselves against anxiety?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001056024.pdf.txt001056024.pdf.txtExtracted Texttext/plain29546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200989/2/001056024.pdf.txt1f886eaadab1fa51046025996f05898cMD52ORIGINAL001056024.pdfTexto completo (inglês)application/pdf326249http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200989/1/001056024.pdf9e38a57f4b6d7f50396b8e9b99695417MD5110183/2009892019-10-26 03:50:01.061976oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200989Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-10-26T06:50:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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