A produção intelectual docente do Departamento de Ciências da Informação da UFRGS: estudo bibliométrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Josiane Gonçalves da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18491
Resumo: Através da análise de 248 documentos produzidos intelectualmente por 24 professores vinculados ao DCI/UFRGS, publicados e registrados no SABi entre 2000 e 2008, este trabalho investiga as características da PI e suas respectivas referências, objetivando oferecer subsídios ao planejamento estratégico no circuito da coordenação do DCI, e também para a gerência da Biblioteca da FABICO no âmbito do desenvolvimento de coleções em médio prazo. Os resultados evidenciam que 41,9% da PI foram publicadas em eventos nacionais e 38,4%, em periódicos nacionais. As relações de co-autoria entre os docentes analisados com alunos e colegas da FABICO representam 74,3%. Aponta como principal periódico para divulgação da PI (36%), a revista Em Questão, publicação eletrônica da FABICO. Destaca o CBBD e INTERCOM como eventos mais utilizados para publicação. Mostra a concentração da temporalidade das citações nos anos 90 e 2000. Expõe um percentual de 44% das citações para livros e capítulos e um percentual de 75,3% das citações para publicações em língua portuguesa. Revela como periódico nacional mais citado a Revista Ciência da Informação (29,1%) e internacionalmente, o JASIST (11,5%). Exalta o caráter interdisciplinar da Ciência da Informação através da lista de autores mais citados. Reforça a idéia de que a Ciência da Informação no Brasil ainda é um campo em formação, sem padrões próprios de comportamento em relação à comunicação científica. Conclui que a análise de citações é um método eficiente para coleta de subsídios à tomada de decisões no âmbito do desenvolvimento de coleções, mas requer atenção quanto à interpretação dos resultados.
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