A produção intelectual docente do Departamento de Ciências da Informação da UFRGS: estudo bibliométrico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18491 |
Resumo: | Através da análise de 248 documentos produzidos intelectualmente por 24 professores vinculados ao DCI/UFRGS, publicados e registrados no SABi entre 2000 e 2008, este trabalho investiga as características da PI e suas respectivas referências, objetivando oferecer subsídios ao planejamento estratégico no circuito da coordenação do DCI, e também para a gerência da Biblioteca da FABICO no âmbito do desenvolvimento de coleções em médio prazo. Os resultados evidenciam que 41,9% da PI foram publicadas em eventos nacionais e 38,4%, em periódicos nacionais. As relações de co-autoria entre os docentes analisados com alunos e colegas da FABICO representam 74,3%. Aponta como principal periódico para divulgação da PI (36%), a revista Em Questão, publicação eletrônica da FABICO. Destaca o CBBD e INTERCOM como eventos mais utilizados para publicação. Mostra a concentração da temporalidade das citações nos anos 90 e 2000. Expõe um percentual de 44% das citações para livros e capítulos e um percentual de 75,3% das citações para publicações em língua portuguesa. Revela como periódico nacional mais citado a Revista Ciência da Informação (29,1%) e internacionalmente, o JASIST (11,5%). Exalta o caráter interdisciplinar da Ciência da Informação através da lista de autores mais citados. Reforça a idéia de que a Ciência da Informação no Brasil ainda é um campo em formação, sem padrões próprios de comportamento em relação à comunicação científica. Conclui que a análise de citações é um método eficiente para coleta de subsídios à tomada de decisões no âmbito do desenvolvimento de coleções, mas requer atenção quanto à interpretação dos resultados. |
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Costa, Josiane Gonçalves daVanz, Samile Andrea de Souza2010-02-06T04:14:30Z2009http://hdl.handle.net/10183/18491000730121Através da análise de 248 documentos produzidos intelectualmente por 24 professores vinculados ao DCI/UFRGS, publicados e registrados no SABi entre 2000 e 2008, este trabalho investiga as características da PI e suas respectivas referências, objetivando oferecer subsídios ao planejamento estratégico no circuito da coordenação do DCI, e também para a gerência da Biblioteca da FABICO no âmbito do desenvolvimento de coleções em médio prazo. Os resultados evidenciam que 41,9% da PI foram publicadas em eventos nacionais e 38,4%, em periódicos nacionais. As relações de co-autoria entre os docentes analisados com alunos e colegas da FABICO representam 74,3%. Aponta como principal periódico para divulgação da PI (36%), a revista Em Questão, publicação eletrônica da FABICO. Destaca o CBBD e INTERCOM como eventos mais utilizados para publicação. Mostra a concentração da temporalidade das citações nos anos 90 e 2000. Expõe um percentual de 44% das citações para livros e capítulos e um percentual de 75,3% das citações para publicações em língua portuguesa. Revela como periódico nacional mais citado a Revista Ciência da Informação (29,1%) e internacionalmente, o JASIST (11,5%). Exalta o caráter interdisciplinar da Ciência da Informação através da lista de autores mais citados. Reforça a idéia de que a Ciência da Informação no Brasil ainda é um campo em formação, sem padrões próprios de comportamento em relação à comunicação científica. Conclui que a análise de citações é um método eficiente para coleta de subsídios à tomada de decisões no âmbito do desenvolvimento de coleções, mas requer atenção quanto à interpretação dos resultados.Through analysis of 248 documents intellectually produced by 24 teachers linked to the DCI / UFRGS, published and recorded in the SABi between 2000 and 2008, this study investigated the PI’s characteristics and its references aiming to offer subsidies for the for the planning of strategic coordination in the circuit DCI, and also for the management of the FABICO’s Library of the scope of collection development in the medium term. The results showed a trend towards the use of 41,9% of national events for publication, followed by journals (38,4%). The collaborative relationships between teachers with co-unit and FABICO’s students totaled 74,3%. The most used journal as a channel of scientific communication was Em Questão (36%), an FABICO’s electronic publishing. The major events were CBBD and INTERCOM. This study showed the concentration of the temporality of citations in the 90 and 2000 and it exhibited a rate of 44,0% of citations for books and chapters. The most cited Brazilian journal was Ciência da Informação (29,1%) and internationally, the JASIST (11.5%). This study also praised the interdisciplinary nature of Information Science through the list of the most cited authors, reinforcing the notion that information science in Brazil is still a field in training, without standards of conduct in relation to the flow of scientific communication. Finally, it concluded the citation analysis is efficient to collect subsidies for decision making in the development of collections, paying attention to the rankings examination, observing the result set as a whole.application/pdfporBibliometriaAnálise de citaçãoDesenvolvimento de coleçõesProdução científicaBibliometricsCitation analysisScientific productionCollection developmentCo-authorshipA produção intelectual docente do Departamento de Ciências da Informação da UFRGS: estudo bibliométricoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoCurso de Especialização em Gestão de Bibliotecas Universitáriasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000730121.pdf000730121.pdfTexto completoapplication/pdf1423789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18491/1/000730121.pdfa44923834ceb303be541da15016e3f03MD51TEXT000730121.pdf.txt000730121.pdf.txtExtracted Texttext/plain292596http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18491/2/000730121.pdf.txtc62ce1381271754d5468716a7755e307MD52THUMBNAIL000730121.pdf.jpg000730121.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18491/3/000730121.pdf.jpg91399117af3f97eced3a10b6e4ed1b4cMD5310183/184912023-07-27 03:40:40.294978oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18491Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-27T06:40:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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