Efeitos da aprendizagem em dança: estudo comparativo entre bailarinas e voleibolistas através do sinal encefalográfico
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/233720 |
Resumo: | Com o objetivo de investigar os padrões de processamento cortical decorren te da aprendizagem em dança, comparamos bailarinas e voleibolistas altamente habilidosas em suas habilidades. Participaram do estudo 14 mulheres experts em balé (22.9 ± 1.8 anos) e voleibol (20.1 ± 1.6 anos). Através do parâmetro da principal componente da frequencia no ritmo alfa extraído do sinal EEG evocado pelas tarefas de observação e imaginação de movimentos referentes às suas modalidades, por meio de oito eletrodos (F3, F7, C3, C4, Cz, P3, P4, Pz) conectados ao escalpo, foram encotradas diferenças significativas (≤ 0,05) entre os grupos nos eletrodos C3 e F3, relacionados com a preparação e incialização do movimento voluntário na variável que reflete capacidade ou desempenho de processamento cortical. O que nos permite afirmar que a aprendizagem em dança resulta em um processamento cortical distinto devido à forma como as informações sensoriais são processadas para gerar os movimentos voluntários executados na dança. |
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Daronch, CláudiaSpindola, Marilda MachadoVaz, Marco AurelioOliveira, Lucas Fürstenau deGeremia, Jeam MarcelPetersen, Ricardo Demetrio de Souza2022-01-05T04:28:34Z2020http://hdl.handle.net/10183/233720001128210Com o objetivo de investigar os padrões de processamento cortical decorren te da aprendizagem em dança, comparamos bailarinas e voleibolistas altamente habilidosas em suas habilidades. Participaram do estudo 14 mulheres experts em balé (22.9 ± 1.8 anos) e voleibol (20.1 ± 1.6 anos). Através do parâmetro da principal componente da frequencia no ritmo alfa extraído do sinal EEG evocado pelas tarefas de observação e imaginação de movimentos referentes às suas modalidades, por meio de oito eletrodos (F3, F7, C3, C4, Cz, P3, P4, Pz) conectados ao escalpo, foram encotradas diferenças significativas (≤ 0,05) entre os grupos nos eletrodos C3 e F3, relacionados com a preparação e incialização do movimento voluntário na variável que reflete capacidade ou desempenho de processamento cortical. O que nos permite afirmar que a aprendizagem em dança resulta em um processamento cortical distinto devido à forma como as informações sensoriais são processadas para gerar os movimentos voluntários executados na dança.In order to investigate the patterns of cortical processing resulting from dance learning, we compared highly skilled dancers and volleyball players in their modalities. Fourteen women experts in ballet (22.9 ± 1.8 years) and volleyball (20.1 ± 1.6 years) participated in the study. Through the parameter of the main frequency component in the alpha rhythm extracted from the EEG signal evoked by the observation and imagination tasks of movements for both modalities, through eight electrodes (F3, F7, C3, C4, Cz, P3, P4, Pz ) connected to the scalp, significant differences (≤ 0.05) were found between groups in electrodes C3 and F3, related to the preparation and initiation of voluntary movement in the variable that reflects capacity or performance of cortical processing. This allows us to state that learning in dance results in a distinct cortical processing due to the way in which sensory information is processed to generate voluntary movements performed in dance.application/pdfporPercursos do tempo : dança UFRGS - 10 anos. Porto Alegre, ESEFID/UFRGS, 2020. p. 136 - 158DançaHabilidade motoraVoleibolEletroencefalografiaDanceMotor skillVolleyballElectroencephalographyEfeitos da aprendizagem em dança: estudo comparativo entre bailarinas e voleibolistas através do sinal encefalográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128210.pdf.txt001128210.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233720/2/001128210.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001128210.pdfCapítuloapplication/pdf9467211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233720/1/001128210.pdf4e069fe3dfdab0ddf66bc51254106fc0MD5110183/2337202022-02-22 04:54:58.276976oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233720Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:54:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Com o objetivo de investigar os padrões de processamento cortical decorren te da aprendizagem em dança, comparamos bailarinas e voleibolistas altamente habilidosas em suas habilidades. Participaram do estudo 14 mulheres experts em balé (22.9 ± 1.8 anos) e voleibol (20.1 ± 1.6 anos). Através do parâmetro da principal componente da frequencia no ritmo alfa extraído do sinal EEG evocado pelas tarefas de observação e imaginação de movimentos referentes às suas modalidades, por meio de oito eletrodos (F3, F7, C3, C4, Cz, P3, P4, Pz) conectados ao escalpo, foram encotradas diferenças significativas (≤ 0,05) entre os grupos nos eletrodos C3 e F3, relacionados com a preparação e incialização do movimento voluntário na variável que reflete capacidade ou desempenho de processamento cortical. O que nos permite afirmar que a aprendizagem em dança resulta em um processamento cortical distinto devido à forma como as informações sensoriais são processadas para gerar os movimentos voluntários executados na dança. |
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