Pró-equidade de gênero : estudo de caso do Big Bank sobre a percepção das mulheres sobre o programa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zambonato, Suzana Maria Batistella
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/80664
Resumo: A busca pelo equilíbrio de oportunidades para homens e mulheres é uma tendência global. A gestão da diversidade e a equidade de gênero é hoje uma questão essencial nas organizações, sendo o respeito às diferenças uma referência de atuação. Apesar da crescente inserção da mulher no mercado de trabalho, ainda persistem profundas desigualdades entre os dois sexos: desigualdade econômica ou de acesso aos postos de decisão e poder. As dificuldades específicas das mulheres, discriminações sofridas e os modos de enfrentamento aos desafios vieram a embasar as práticas de gestão que apóiam a inserção de mulheres no mercado de trabalho como é o caso do Programa de Pró-Equidade de Gênero. O Programa é uma iniciativa do Governo Federal, implementado pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República. Ao estudar o caso do Big Bank, este trabalho tem por objetivo analisar o seu Programa de Pró-Equidade de Gênero, as percepções das funcionárias a respeito de equidade e se o programa atende as questões as quais se propõe. O referencial teórico, que embasa este trabalho, traz inicialmente os conceitos de gênero e a história das mulheres e de sua inserção no mercado de trabalho, na seqüência mostra as mudanças intensas e significativas que a reestruturação produtiva trouxe ao trabalho bancário e aos seus trabalhadores e por fim busca conhecer o Programa de Pró-Equidade de Gênero. A presente pesquisa utiliza como instrumento de investigação o estudo de caso. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, sendo o universo pesquisado constituído por funcionárias do Big Bank da cidade de Porto Alegre. A amostra escolhida são as funcionárias de uma agência Estilo. A coleta de dados foi realizada através de questionário estruturado constituído por questões fechadas e abertas, enviado por e-mail às funcionárias. Como resultado constata-se que as funcionárias percebem o Programa como algo justo e bem elaborado, que precisa ser efetivamente aplicado e melhor divulgado. O programa tem contribuído para o aumento da participação feminina em cargos comissionados de gerência média, porém em níveis mais elevados ainda deixa a desejar. Espera-se que este estudo auxilie a instituição na busca de melhorias no programa de pró-equidade de gênero e em sua divulgação junto aos seus funcionários.
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