In-corpor-ação de Exu : caminhos de um corpo preto na prática teatral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Phillipe da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206694
Resumo: Pretendo com este trabalho tomar a orixalidade Exu, entidade radicada nas religiosidades afro brasileira, como referência para pensar/criar/experimentar um corpo ator deslocado das configurações estéticas padronizadas, a fim de pensá-lo desde aquilo que estou nomeando como prática reflexiva cuja base são as próprias ações do orixá Exu. Compreendendo o Orixá Exu como referência de pensamento crítico sobre a construção dos sujeitos e entendendo o processo histórico de demonização desse orixá/culto e das culturas afro-brasileiras sobre a perspectiva de inserção dos negros diaspóricos numa sociedade refém de uma colonização européia. Entendendo que o modo como os fatores, elementos, ideias, energias relacionadas a esse Orixá se aplicam e podem ser pensados, jogados, performados na construção de uma ideia, penso na inserção desses aspectos dentro da prática teatral e mais especificamente sobre a criação artística e reflexão de 2 espetáculos que idealizei e construí com pessoas incríveis: O Espretaculo Carne Viva e o Espretaculo SobreVivo - antes que o baile acabe
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