Uso de vídeo de forma comparada na recuperação paralela no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cleci Sgorla da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95955
Resumo: Esta pesquisa trata de um estudo sobre as potencialidades das mídias, em especial do vídeo, no ensino de Matemática, tendo como base teóricos como Moran, Ferrés, Cinelli e Wohlgemth. A preocupação em como utilizar o recurso vídeo de modo a contribuir no processo ensino/aprendizagem fez com que fosse elaborada uma proposta alternativa, com o uso de vídeo de forma comparada no ensino de matemática. Alunos de duas turmas de sétima série, de uma escola estadual, no momento da recuperação paralela, foram divididos em dois grupos. Uma turma teve o apoio de vídeo na sua aprendizagem, enquanto a outra, como grupo de controle, seguiu com aula tradicional. A metodologia empregada consistiu na aplicação de uma mesma prova para as duas turmas, com o uso de estratégias diferentes na recuperação paralela. Os resultados mostraram que há benefícios com o uso de vídeo na educação, pois facilita o entendimento do conteúdo de matemática, é eficaz quando retoma conteúdos, leva o aluno a prestar mais atenção em função da linguagem audiovisual e motiva por ser uma alternativa diferenciada.
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