Importância da experiência clínica para a mensuração da curva escoliótica de crianças pela técnica de Cobb

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchetti, Bárbara Vendramini
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Raupp, Eduardo Gonçalves, Sedrez, Juliana Adami, Ribeiro, Rafael Paiva, Candotti, Cláudia Tarragô
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222261
Resumo: A escoliose é definida como uma deformidade com desvio lateral da coluna no plano coronal, torsão da coluna e do tronco e distúrbio no perfil sagital. Essa alteração postural é avaliada por meio de radiografia de incidência anteroposterior, utilizando-se o método de Cobb. O objetivo do estudo é verificar a influência da experiência do avaliador sobre a confiabilidade intraexaminador e interexaminador do ângulo Cobb em curvaturas escolióticas de crianças. Foram incluídas na pesquisa 39 crianças portadoras de escoliose idiopática, com idade entre 7 e 18 anos. Os exames foram avaliados por dois fisioterapeutas, um quiropraxista e um estudante de fisioterapia – cada um avaliando duas vezes cada exame. A segunda avaliação ocorreu após sete dias, para confiabilidade intraexaminador. Ademais, as primeiras avaliações forneceram dados para confiabilidade interexaminador. A análise estatística foi realizada com coeficiente de correlação intraclasse (CCI), análise de Bland e Altman e análise descritiva do desvio absoluto médio, erro-padrão de medição e mínima mudança detectável. Observou-se boa confiabilidade (CCI>0,5) para as análises intraexaminadores entre os profissionais, e confiabilidade fraca (CCI=0,4) para o avaliador inexperiente. A confiabilidade interexaminador dos profissionais foi boa (CCI=0,6), e com a presença do avaliador inexperiente foi fraca (CCI=0,3). As avaliações entre os profissionais apresentaram menor variabilidade das medidas e valores de desvio-padrão quando comparadas com as do avaliador inexperiente. A mensuração dos ângulos da escoliose por meio do método de Cobb realizada por profissionais experientes apresentou melhores índices de concordância e de confiabilidade intra e interexaminadores e menor desvio-padrão e variabilidade entre as medidas.
id UFRGS-2_5d853c6e34f3426adc75d805a3a6e88b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222261
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marchetti, Bárbara VendraminiRaupp, Eduardo GonçalvesSedrez, Juliana AdamiRibeiro, Rafael PaivaCandotti, Cláudia Tarragô2021-06-16T04:36:53Z20192316-9117http://hdl.handle.net/10183/222261001126338A escoliose é definida como uma deformidade com desvio lateral da coluna no plano coronal, torsão da coluna e do tronco e distúrbio no perfil sagital. Essa alteração postural é avaliada por meio de radiografia de incidência anteroposterior, utilizando-se o método de Cobb. O objetivo do estudo é verificar a influência da experiência do avaliador sobre a confiabilidade intraexaminador e interexaminador do ângulo Cobb em curvaturas escolióticas de crianças. Foram incluídas na pesquisa 39 crianças portadoras de escoliose idiopática, com idade entre 7 e 18 anos. Os exames foram avaliados por dois fisioterapeutas, um quiropraxista e um estudante de fisioterapia – cada um avaliando duas vezes cada exame. A segunda avaliação ocorreu após sete dias, para confiabilidade intraexaminador. Ademais, as primeiras avaliações forneceram dados para confiabilidade interexaminador. A análise estatística foi realizada com coeficiente de correlação intraclasse (CCI), análise de Bland e Altman e análise descritiva do desvio absoluto médio, erro-padrão de medição e mínima mudança detectável. Observou-se boa confiabilidade (CCI>0,5) para as análises intraexaminadores entre os profissionais, e confiabilidade fraca (CCI=0,4) para o avaliador inexperiente. A confiabilidade interexaminador dos profissionais foi boa (CCI=0,6), e com a presença do avaliador inexperiente foi fraca (CCI=0,3). As avaliações entre os profissionais apresentaram menor variabilidade das medidas e valores de desvio-padrão quando comparadas com as do avaliador inexperiente. A mensuração dos ângulos da escoliose por meio do método de Cobb realizada por profissionais experientes apresentou melhores índices de concordância e de confiabilidade intra e interexaminadores e menor desvio-padrão e variabilidade entre as medidas.| Scoliosis is defined as a deformity with lateral deviation of the spine in the coronal plane, torsion of the spine and trunk, and disturbances in the sagittal profile. This postural alteration is evaluated by anteroposterior incidence radiography using the Cobb method. The objective of this study was to verify the influence of evaluator experience on inter- and intra-rater reliability of the Cobb angle of scoliosis curvatures in children. In total, 39 patients aged 7 to 18 years with idiopathic scoliosis were included in this study. The exams were evaluated by two physical therapists, a chiropractor and a physical therapy student. Each evaluator rated each exam twice and the second evaluation occurred after seven days, characterizing the intra-rater reliability. Furthermore, the first evaluations provided the inter-rater reliability. Statistical analysis was performed with intraclass correlation coefficient (ICC), Bland-Altman analysis, descriptive analysis of mean absolute deviation, standard error of measurement, and minimum detectable chance. Correlations ranged from good (ICC>0.5) for intra-rater reliability among professionals to weak (ICC=0.4) for the inexperienced evaluator. The inter-rater reliability of the professional’s evaluations was good (ICC=0.6) and the same analysis with the presence of an inexperienced evaluator was weak (ICC=0.3). Evaluations among professionals showed less variability of measurements and standard deviation values compared to the inexperienced evaluator. The measurement of the angles of the scoliosis through the Cobb method carried out by experienced professionals showed better agreement as well as intra- and interrater reliability, lower standard deviation, and variability among the measurements.La escoliosis se define como una alteración con curvatura lateral de la columna vertebral en el plano coronal, torsión de la columna vertebral y del tronco y trastorno en el perfil sagital. Esta alteración postural se evalúa mediante radiografía anteroposterior, utilizando el método de Cobb. El presente estudio tiene como objetivo verificar la influencia de la experiencia del evaluador para la fiabilidad intraexaminador e interexaminador del ángulo de Cobb en las curvaturas escolióticas de los niños. El estudio incluyó a 39 niños con escoliosis idiopática entre 7 y 18 años de edad. Los exámenes fueron evaluados por dos fisioterapeutas, un quiropráctico y un estudiante de fisioterapia, siendo que cada uno evaluó cada examen dos veces. Tras siete días, ocurrió una segunda evaluación para la fiabilidad intraexaminador. Además, las primeras evaluaciones proporcionaron datos para la fiabilidad interexaminador. El análisis estadístico se realizó con el coeficiente de correlación intraclase (ICC), con el análisis de Bland y Altman y con el análisis descriptivo de la desviación media absoluta, del error estándar de medición y del cambio mínimo detectable. Se observó una alta fiabilidad (ICC>0,5) en los análisis intraexaminadores entre los profesionales, y una baja fiabilidad (ICC=0,4) en los de evaluadores inexpertos. La fiabilidad interexaminador de los profesionales fue buena (ICC=0,6), y la presencia del evaluador inexperto fue baja (ICC=0,3). Las evaluaciones entre los profesionales mostraron una menor variabilidad de las medidas y valores de desviación estándar en comparación con los del evaluador inexperto. La medición de los ángulos de escoliosis utilizando el método de Cobb que había sido realizada por profesionales con experiencia mostró mejores índices de concordancia y fiabilidad intra e interexaminadores y una menor desviación estándar y variabilidad entre las mediciones.application/pdfporFisoterapia e Pesquisa. São Paulo. Vol. 26, n.3 (2019), p.241-246Coluna vertebralRadiografiaEscolioseAdolescentesReprodutibilidade dos testesCriançasSpineX-RaysReproducibility of ResultsColumna VertebralRayos XReproducibilidad de los ResultadosImportância da experiência clínica para a mensuração da curva escoliótica de crianças pela técnica de CobbThe importance of clinical experience for the measurement of scoliosis curve in children by Cobb technique La importancia de la experiencia clínica en la medición de la curva escoliótica de niños mediante la técnica de Cobb info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126338.pdf.txt001126338.pdf.txtExtracted Texttext/plain27541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222261/2/001126338.pdf.txtfc2c27ed8ddf32cc12e58f666463d112MD52ORIGINAL001126338.pdfTexto completoapplication/pdf110553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222261/1/001126338.pdfc51b198f99322bb447fa12b4754ec908MD5110183/2222612021-06-26 04:42:19.659945oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222261Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:42:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Importância da experiência clínica para a mensuração da curva escoliótica de crianças pela técnica de Cobb
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The importance of clinical experience for the measurement of scoliosis curve in children by Cobb technique
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La importancia de la experiencia clínica en la medición de la curva escoliótica de niños mediante la técnica de Cobb
title Importância da experiência clínica para a mensuração da curva escoliótica de crianças pela técnica de Cobb
spellingShingle Importância da experiência clínica para a mensuração da curva escoliótica de crianças pela técnica de Cobb
Marchetti, Bárbara Vendramini
Coluna vertebral
Radiografia
Escoliose
Adolescentes
Reprodutibilidade dos testes
Crianças
Spine
X-Rays
Reproducibility of Results
Columna Vertebral
Rayos X
Reproducibilidad de los Resultados
title_short Importância da experiência clínica para a mensuração da curva escoliótica de crianças pela técnica de Cobb
title_full Importância da experiência clínica para a mensuração da curva escoliótica de crianças pela técnica de Cobb
title_fullStr Importância da experiência clínica para a mensuração da curva escoliótica de crianças pela técnica de Cobb
title_full_unstemmed Importância da experiência clínica para a mensuração da curva escoliótica de crianças pela técnica de Cobb
title_sort Importância da experiência clínica para a mensuração da curva escoliótica de crianças pela técnica de Cobb
author Marchetti, Bárbara Vendramini
author_facet Marchetti, Bárbara Vendramini
Raupp, Eduardo Gonçalves
Sedrez, Juliana Adami
Ribeiro, Rafael Paiva
Candotti, Cláudia Tarragô
author_role author
author2 Raupp, Eduardo Gonçalves
Sedrez, Juliana Adami
Ribeiro, Rafael Paiva
Candotti, Cláudia Tarragô
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchetti, Bárbara Vendramini
Raupp, Eduardo Gonçalves
Sedrez, Juliana Adami
Ribeiro, Rafael Paiva
Candotti, Cláudia Tarragô
dc.subject.por.fl_str_mv Coluna vertebral
Radiografia
Escoliose
Adolescentes
Reprodutibilidade dos testes
Crianças
topic Coluna vertebral
Radiografia
Escoliose
Adolescentes
Reprodutibilidade dos testes
Crianças
Spine
X-Rays
Reproducibility of Results
Columna Vertebral
Rayos X
Reproducibilidad de los Resultados
dc.subject.eng.fl_str_mv Spine
X-Rays
Reproducibility of Results
dc.subject.spa.fl_str_mv Columna Vertebral
Rayos X
Reproducibilidad de los Resultados
description A escoliose é definida como uma deformidade com desvio lateral da coluna no plano coronal, torsão da coluna e do tronco e distúrbio no perfil sagital. Essa alteração postural é avaliada por meio de radiografia de incidência anteroposterior, utilizando-se o método de Cobb. O objetivo do estudo é verificar a influência da experiência do avaliador sobre a confiabilidade intraexaminador e interexaminador do ângulo Cobb em curvaturas escolióticas de crianças. Foram incluídas na pesquisa 39 crianças portadoras de escoliose idiopática, com idade entre 7 e 18 anos. Os exames foram avaliados por dois fisioterapeutas, um quiropraxista e um estudante de fisioterapia – cada um avaliando duas vezes cada exame. A segunda avaliação ocorreu após sete dias, para confiabilidade intraexaminador. Ademais, as primeiras avaliações forneceram dados para confiabilidade interexaminador. A análise estatística foi realizada com coeficiente de correlação intraclasse (CCI), análise de Bland e Altman e análise descritiva do desvio absoluto médio, erro-padrão de medição e mínima mudança detectável. Observou-se boa confiabilidade (CCI>0,5) para as análises intraexaminadores entre os profissionais, e confiabilidade fraca (CCI=0,4) para o avaliador inexperiente. A confiabilidade interexaminador dos profissionais foi boa (CCI=0,6), e com a presença do avaliador inexperiente foi fraca (CCI=0,3). As avaliações entre os profissionais apresentaram menor variabilidade das medidas e valores de desvio-padrão quando comparadas com as do avaliador inexperiente. A mensuração dos ângulos da escoliose por meio do método de Cobb realizada por profissionais experientes apresentou melhores índices de concordância e de confiabilidade intra e interexaminadores e menor desvio-padrão e variabilidade entre as medidas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-16T04:36:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222261
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2316-9117
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126338
identifier_str_mv 2316-9117
001126338
url http://hdl.handle.net/10183/222261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Fisoterapia e Pesquisa. São Paulo. Vol. 26, n.3 (2019), p.241-246
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222261/2/001126338.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222261/1/001126338.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fc2c27ed8ddf32cc12e58f666463d112
c51b198f99322bb447fa12b4754ec908
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225020759867392