Futebol à luz da Geografia -O esporte além das 4 linhas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brubacher, João Paulo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219177
Resumo: O futebol possui um papel de destaque na sociedade brasileira. Sendo que o Brasil já foi considerado, por diversas vezes, o país do futebol, devido a importância que esse esporte adquiriu ao longo do tempo, as conquistas da seleção brasileira e o uso midiático. Considerando essa situação e tendo em vista a abrangência e relevância desse esporte, não só no Brasil, mas no mundo, surgiu a ideia que o mesmo pudesse ser utilizado como ponto de partida para uma série de assuntos a ser tratados em uma aula de Geografia. Dessa forma, o principal objetivo desse trabalho foi analisar as relações entre futebol e Geografia, estabelecendo maneiras de abordar aspectos de economia e sociedade, comparando com a realidade do futebol em todo o país, de modo a propor uma discussão das possibilidades de tratar esses temas em sala de aula. Para isso, o referencial teórico utilizado visou estabelecer relações entre o contexto histórico desse esporte e suas relações com economia e sociedade, principalmente no que se refere aos times pertencentes as 4 divisões do Campeonato Brasileiro, de modo a verificar desigualdades econômicas e sociais entre os clubes. Desigualdades essas que podem ser observadas também na sociedade. Visando estabelecer a relação de interesse entre um grupo de alunos e o futebol e os principais meios em que esse interesse se manifesta, foi elaborado um questionário. Este foi aplicado em duas turmas: um oitavo ano (Canoas/RS), e um primeiro ano do EM (Porto Alegre/RS). Explicitado o contexto no qual o futebol pode auxiliar as aulas de Geografia, bem como a Geografia pode ajudar a compreender alguns fatos históricos. Esse trabalho traz um pouco da complexidade das relações entre futebol e sociedade e, mais do que isso, a importância de fazer com que a aula de Geografia não seja algo alheio a sociedade e a vida no aluno. Dessa forma, trazendo uma aula muito mais atrativa, tanto para professor, quanto para os alunos.
id UFRGS-2_5db43568264f00de068ccd9677cee171
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219177
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brubacher, João PauloKaercher, Nestor André2021-03-23T04:22:19Z2018http://hdl.handle.net/10183/219177001123683O futebol possui um papel de destaque na sociedade brasileira. Sendo que o Brasil já foi considerado, por diversas vezes, o país do futebol, devido a importância que esse esporte adquiriu ao longo do tempo, as conquistas da seleção brasileira e o uso midiático. Considerando essa situação e tendo em vista a abrangência e relevância desse esporte, não só no Brasil, mas no mundo, surgiu a ideia que o mesmo pudesse ser utilizado como ponto de partida para uma série de assuntos a ser tratados em uma aula de Geografia. Dessa forma, o principal objetivo desse trabalho foi analisar as relações entre futebol e Geografia, estabelecendo maneiras de abordar aspectos de economia e sociedade, comparando com a realidade do futebol em todo o país, de modo a propor uma discussão das possibilidades de tratar esses temas em sala de aula. Para isso, o referencial teórico utilizado visou estabelecer relações entre o contexto histórico desse esporte e suas relações com economia e sociedade, principalmente no que se refere aos times pertencentes as 4 divisões do Campeonato Brasileiro, de modo a verificar desigualdades econômicas e sociais entre os clubes. Desigualdades essas que podem ser observadas também na sociedade. Visando estabelecer a relação de interesse entre um grupo de alunos e o futebol e os principais meios em que esse interesse se manifesta, foi elaborado um questionário. Este foi aplicado em duas turmas: um oitavo ano (Canoas/RS), e um primeiro ano do EM (Porto Alegre/RS). Explicitado o contexto no qual o futebol pode auxiliar as aulas de Geografia, bem como a Geografia pode ajudar a compreender alguns fatos históricos. Esse trabalho traz um pouco da complexidade das relações entre futebol e sociedade e, mais do que isso, a importância de fazer com que a aula de Geografia não seja algo alheio a sociedade e a vida no aluno. Dessa forma, trazendo uma aula muito mais atrativa, tanto para professor, quanto para os alunos.Football has a prominent role in brazilian society, Brazil has been considered, on several occasions, the country of football, due to the importance that this sport has acquired for society and media use. Considering this situation and considering the scope and relevance of this sport, not only in Brazil, but in the world, the idea arose that it could be used as a starting point for a series of subjects to be treated in a Geography class. Thus, the main objective of this work was to analyze the relations between soccer and geography, establishing ways to address aspects of economy and society, comparing with the reality of soccer throughout the country, in order to propose a discussion of the possibilities of addressing these issues in the classroom. To that end, the theoretical framework used aimed to establish relations between the historical context of this sport and its relations with economy and society, especially in relation to the teams belonging to the 4 divisions of the Brazilian Championship, in order to verify economic and social inequalities among the clubs.application/pdfporGeografia escolarEnsino de geografiaFutebolGeographyFootballSchoolFutebol à luz da Geografia -O esporte além das 4 linhasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123683.pdf.txt001123683.pdf.txtExtracted Texttext/plain93749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219177/2/001123683.pdf.txtdda132bb1a7060123bcc5d98c98b5c68MD52ORIGINAL001123683.pdfTexto completoapplication/pdf1816378http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219177/1/001123683.pdf903f045fe6ab4073a8051e80f579a1ddMD5110183/2191772021-05-07 04:33:32.801404oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219177Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:33:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Futebol à luz da Geografia -O esporte além das 4 linhas
title Futebol à luz da Geografia -O esporte além das 4 linhas
spellingShingle Futebol à luz da Geografia -O esporte além das 4 linhas
Brubacher, João Paulo
Geografia escolar
Ensino de geografia
Futebol
Geography
Football
School
title_short Futebol à luz da Geografia -O esporte além das 4 linhas
title_full Futebol à luz da Geografia -O esporte além das 4 linhas
title_fullStr Futebol à luz da Geografia -O esporte além das 4 linhas
title_full_unstemmed Futebol à luz da Geografia -O esporte além das 4 linhas
title_sort Futebol à luz da Geografia -O esporte além das 4 linhas
author Brubacher, João Paulo
author_facet Brubacher, João Paulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brubacher, João Paulo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaercher, Nestor André
contributor_str_mv Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Ensino de geografia
Futebol
topic Geografia escolar
Ensino de geografia
Futebol
Geography
Football
School
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography
Football
School
description O futebol possui um papel de destaque na sociedade brasileira. Sendo que o Brasil já foi considerado, por diversas vezes, o país do futebol, devido a importância que esse esporte adquiriu ao longo do tempo, as conquistas da seleção brasileira e o uso midiático. Considerando essa situação e tendo em vista a abrangência e relevância desse esporte, não só no Brasil, mas no mundo, surgiu a ideia que o mesmo pudesse ser utilizado como ponto de partida para uma série de assuntos a ser tratados em uma aula de Geografia. Dessa forma, o principal objetivo desse trabalho foi analisar as relações entre futebol e Geografia, estabelecendo maneiras de abordar aspectos de economia e sociedade, comparando com a realidade do futebol em todo o país, de modo a propor uma discussão das possibilidades de tratar esses temas em sala de aula. Para isso, o referencial teórico utilizado visou estabelecer relações entre o contexto histórico desse esporte e suas relações com economia e sociedade, principalmente no que se refere aos times pertencentes as 4 divisões do Campeonato Brasileiro, de modo a verificar desigualdades econômicas e sociais entre os clubes. Desigualdades essas que podem ser observadas também na sociedade. Visando estabelecer a relação de interesse entre um grupo de alunos e o futebol e os principais meios em que esse interesse se manifesta, foi elaborado um questionário. Este foi aplicado em duas turmas: um oitavo ano (Canoas/RS), e um primeiro ano do EM (Porto Alegre/RS). Explicitado o contexto no qual o futebol pode auxiliar as aulas de Geografia, bem como a Geografia pode ajudar a compreender alguns fatos históricos. Esse trabalho traz um pouco da complexidade das relações entre futebol e sociedade e, mais do que isso, a importância de fazer com que a aula de Geografia não seja algo alheio a sociedade e a vida no aluno. Dessa forma, trazendo uma aula muito mais atrativa, tanto para professor, quanto para os alunos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-23T04:22:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/219177
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001123683
url http://hdl.handle.net/10183/219177
identifier_str_mv 001123683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219177/2/001123683.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219177/1/001123683.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dda132bb1a7060123bcc5d98c98b5c68
903f045fe6ab4073a8051e80f579a1dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224604242411520