Futebol à luz da Geografia -O esporte além das 4 linhas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/219177 |
Resumo: | O futebol possui um papel de destaque na sociedade brasileira. Sendo que o Brasil já foi considerado, por diversas vezes, o país do futebol, devido a importância que esse esporte adquiriu ao longo do tempo, as conquistas da seleção brasileira e o uso midiático. Considerando essa situação e tendo em vista a abrangência e relevância desse esporte, não só no Brasil, mas no mundo, surgiu a ideia que o mesmo pudesse ser utilizado como ponto de partida para uma série de assuntos a ser tratados em uma aula de Geografia. Dessa forma, o principal objetivo desse trabalho foi analisar as relações entre futebol e Geografia, estabelecendo maneiras de abordar aspectos de economia e sociedade, comparando com a realidade do futebol em todo o país, de modo a propor uma discussão das possibilidades de tratar esses temas em sala de aula. Para isso, o referencial teórico utilizado visou estabelecer relações entre o contexto histórico desse esporte e suas relações com economia e sociedade, principalmente no que se refere aos times pertencentes as 4 divisões do Campeonato Brasileiro, de modo a verificar desigualdades econômicas e sociais entre os clubes. Desigualdades essas que podem ser observadas também na sociedade. Visando estabelecer a relação de interesse entre um grupo de alunos e o futebol e os principais meios em que esse interesse se manifesta, foi elaborado um questionário. Este foi aplicado em duas turmas: um oitavo ano (Canoas/RS), e um primeiro ano do EM (Porto Alegre/RS). Explicitado o contexto no qual o futebol pode auxiliar as aulas de Geografia, bem como a Geografia pode ajudar a compreender alguns fatos históricos. Esse trabalho traz um pouco da complexidade das relações entre futebol e sociedade e, mais do que isso, a importância de fazer com que a aula de Geografia não seja algo alheio a sociedade e a vida no aluno. Dessa forma, trazendo uma aula muito mais atrativa, tanto para professor, quanto para os alunos. |
id |
UFRGS-2_5db43568264f00de068ccd9677cee171 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219177 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brubacher, João PauloKaercher, Nestor André2021-03-23T04:22:19Z2018http://hdl.handle.net/10183/219177001123683O futebol possui um papel de destaque na sociedade brasileira. Sendo que o Brasil já foi considerado, por diversas vezes, o país do futebol, devido a importância que esse esporte adquiriu ao longo do tempo, as conquistas da seleção brasileira e o uso midiático. Considerando essa situação e tendo em vista a abrangência e relevância desse esporte, não só no Brasil, mas no mundo, surgiu a ideia que o mesmo pudesse ser utilizado como ponto de partida para uma série de assuntos a ser tratados em uma aula de Geografia. Dessa forma, o principal objetivo desse trabalho foi analisar as relações entre futebol e Geografia, estabelecendo maneiras de abordar aspectos de economia e sociedade, comparando com a realidade do futebol em todo o país, de modo a propor uma discussão das possibilidades de tratar esses temas em sala de aula. Para isso, o referencial teórico utilizado visou estabelecer relações entre o contexto histórico desse esporte e suas relações com economia e sociedade, principalmente no que se refere aos times pertencentes as 4 divisões do Campeonato Brasileiro, de modo a verificar desigualdades econômicas e sociais entre os clubes. Desigualdades essas que podem ser observadas também na sociedade. Visando estabelecer a relação de interesse entre um grupo de alunos e o futebol e os principais meios em que esse interesse se manifesta, foi elaborado um questionário. Este foi aplicado em duas turmas: um oitavo ano (Canoas/RS), e um primeiro ano do EM (Porto Alegre/RS). Explicitado o contexto no qual o futebol pode auxiliar as aulas de Geografia, bem como a Geografia pode ajudar a compreender alguns fatos históricos. Esse trabalho traz um pouco da complexidade das relações entre futebol e sociedade e, mais do que isso, a importância de fazer com que a aula de Geografia não seja algo alheio a sociedade e a vida no aluno. Dessa forma, trazendo uma aula muito mais atrativa, tanto para professor, quanto para os alunos.Football has a prominent role in brazilian society, Brazil has been considered, on several occasions, the country of football, due to the importance that this sport has acquired for society and media use. Considering this situation and considering the scope and relevance of this sport, not only in Brazil, but in the world, the idea arose that it could be used as a starting point for a series of subjects to be treated in a Geography class. Thus, the main objective of this work was to analyze the relations between soccer and geography, establishing ways to address aspects of economy and society, comparing with the reality of soccer throughout the country, in order to propose a discussion of the possibilities of addressing these issues in the classroom. To that end, the theoretical framework used aimed to establish relations between the historical context of this sport and its relations with economy and society, especially in relation to the teams belonging to the 4 divisions of the Brazilian Championship, in order to verify economic and social inequalities among the clubs.application/pdfporGeografia escolarEnsino de geografiaFutebolGeographyFootballSchoolFutebol à luz da Geografia -O esporte além das 4 linhasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123683.pdf.txt001123683.pdf.txtExtracted Texttext/plain93749http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219177/2/001123683.pdf.txtdda132bb1a7060123bcc5d98c98b5c68MD52ORIGINAL001123683.pdfTexto completoapplication/pdf1816378http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219177/1/001123683.pdf903f045fe6ab4073a8051e80f579a1ddMD5110183/2191772021-05-07 04:33:32.801404oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219177Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:33:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Futebol à luz da Geografia -O esporte além das 4 linhas |
title |
Futebol à luz da Geografia -O esporte além das 4 linhas |
spellingShingle |
Futebol à luz da Geografia -O esporte além das 4 linhas Brubacher, João Paulo Geografia escolar Ensino de geografia Futebol Geography Football School |
title_short |
Futebol à luz da Geografia -O esporte além das 4 linhas |
title_full |
Futebol à luz da Geografia -O esporte além das 4 linhas |
title_fullStr |
Futebol à luz da Geografia -O esporte além das 4 linhas |
title_full_unstemmed |
Futebol à luz da Geografia -O esporte além das 4 linhas |
title_sort |
Futebol à luz da Geografia -O esporte além das 4 linhas |
author |
Brubacher, João Paulo |
author_facet |
Brubacher, João Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brubacher, João Paulo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kaercher, Nestor André |
contributor_str_mv |
Kaercher, Nestor André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia escolar Ensino de geografia Futebol |
topic |
Geografia escolar Ensino de geografia Futebol Geography Football School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geography Football School |
description |
O futebol possui um papel de destaque na sociedade brasileira. Sendo que o Brasil já foi considerado, por diversas vezes, o país do futebol, devido a importância que esse esporte adquiriu ao longo do tempo, as conquistas da seleção brasileira e o uso midiático. Considerando essa situação e tendo em vista a abrangência e relevância desse esporte, não só no Brasil, mas no mundo, surgiu a ideia que o mesmo pudesse ser utilizado como ponto de partida para uma série de assuntos a ser tratados em uma aula de Geografia. Dessa forma, o principal objetivo desse trabalho foi analisar as relações entre futebol e Geografia, estabelecendo maneiras de abordar aspectos de economia e sociedade, comparando com a realidade do futebol em todo o país, de modo a propor uma discussão das possibilidades de tratar esses temas em sala de aula. Para isso, o referencial teórico utilizado visou estabelecer relações entre o contexto histórico desse esporte e suas relações com economia e sociedade, principalmente no que se refere aos times pertencentes as 4 divisões do Campeonato Brasileiro, de modo a verificar desigualdades econômicas e sociais entre os clubes. Desigualdades essas que podem ser observadas também na sociedade. Visando estabelecer a relação de interesse entre um grupo de alunos e o futebol e os principais meios em que esse interesse se manifesta, foi elaborado um questionário. Este foi aplicado em duas turmas: um oitavo ano (Canoas/RS), e um primeiro ano do EM (Porto Alegre/RS). Explicitado o contexto no qual o futebol pode auxiliar as aulas de Geografia, bem como a Geografia pode ajudar a compreender alguns fatos históricos. Esse trabalho traz um pouco da complexidade das relações entre futebol e sociedade e, mais do que isso, a importância de fazer com que a aula de Geografia não seja algo alheio a sociedade e a vida no aluno. Dessa forma, trazendo uma aula muito mais atrativa, tanto para professor, quanto para os alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-23T04:22:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/219177 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001123683 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/219177 |
identifier_str_mv |
001123683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219177/2/001123683.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219177/1/001123683.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dda132bb1a7060123bcc5d98c98b5c68 903f045fe6ab4073a8051e80f579a1dd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447273391259649 |