Escola sem Partido : análise de uma rede conservadora na educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/213876 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar e analisar o movimento Escola sem Partido, que articula atores sociais em torno de uma agenda conservadora para a educação no Brasil. A partir de uma análise de redes políticas de governança, apoiada em estudos de Ball, com a utilização de uma metodologia qualitativa de redes e uso do aplicativo Gephi, o texto analisa alguns atores sociais importantes para a sustentação dessa iniciativa conservadora. A pesquisa demonstra que o Escola sem Partido, embora divulgue ser umainiciativa contra a doutrinação ideológica, é resultado de uma grande combinação de interesses ideológicos, conservadores e partidários. Como resultado da pesquisa, o artigo mostra que o Escola sem Partidoé mais um movimento em torno de uma luta por hegemonia ideológica no campo educacional. |
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Lima, Iana Gomes deHypolito, Alvaro Moreira2020-09-30T04:04:56Z20201809-4031http://hdl.handle.net/10183/213876001115694O objetivo deste artigo é apresentar e analisar o movimento Escola sem Partido, que articula atores sociais em torno de uma agenda conservadora para a educação no Brasil. A partir de uma análise de redes políticas de governança, apoiada em estudos de Ball, com a utilização de uma metodologia qualitativa de redes e uso do aplicativo Gephi, o texto analisa alguns atores sociais importantes para a sustentação dessa iniciativa conservadora. A pesquisa demonstra que o Escola sem Partido, embora divulgue ser umainiciativa contra a doutrinação ideológica, é resultado de uma grande combinação de interesses ideológicos, conservadores e partidários. Como resultado da pesquisa, o artigo mostra que o Escola sem Partidoé mais um movimento em torno de uma luta por hegemonia ideológica no campo educacional.The aim of this article is to present and analyze the Non-PartisanSchool movement, which articulates social actors around a conservative agenda for education in Brazil. Based on an analysis of political governance networks, supported by Ball studies, using a qualitative network methodology and the use of the Gephi application, the text analyzes some relevant social actors to this conservative initiative. The research shows that the Non-Partisan School, although spreading it out as an initiative against ideological indoctrination, in fact this is the result of a great combination of ideological, conservative and partisan interests. Asfindings of the research, the article shows that the Non-Partisan School is more of a movement around a struggle for ideological hegemony in the educational field.application/pdfporPráxis educativa. Ponta Grossa, PR. Vol. 15 (2020), p. 51-64, e2015290GovernançaNon-partisan SchoolPolitical networksGovernanceEducationEscola sem Partido : análise de uma rede conservadora na educaçãoNon-partisan school : analysis of a conservative network in educationEscuela sin Partido : análisis de una red conservadora en la educacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115694.pdf.txt001115694.pdf.txtExtracted Texttext/plain62335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213876/2/001115694.pdf.txtac99a5dc3a8d5b7aa13c3dc32ea2d2ecMD52ORIGINAL001115694.pdfTexto completoapplication/pdf656475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213876/1/001115694.pdf61cd3ebdafa8474d3d805f7919c80f35MD5110183/2138762020-10-01 04:03:19.983918oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213876Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-10-01T07:03:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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