Encontro de si : o processo de uma atriz em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana Fernandes dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236154
Resumo: O trabalho analisa o processo de formação da atriz e autora do mesmo, desde seu primeiro contato com o teatro até o final da graduação. Em um primeiro momento, é relatado o desconforto ao atuar e falta de crença no próprio trabalho, tendo como uma das motivações a falta de identificação em relação a o que era definido como trabalho de atuação. A partir de um processo que propiciou uma investigação e uma série de experimentações pessoais, há o encontro de uma forma de expressão genuína. As recentes descobertas e percepções da atriz em formação são embasadas por pensadores como Harold Guskin e Yoshi Oida. Ao final, há uma reflexão sobre como as experiências do teatro e do audiovisual podem se complementar, chegando à conclusão que, mesmo cada trabalho tendo suas especificidades, as descobertas desta investigação podem ser aplicadas de diversas formas.
id UFRGS-2_5dd806cccafb110da950b60a0ae4656a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236154
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Mariana Fernandes dosÉboli, Luciana Morteo2022-03-23T04:37:38Z2021http://hdl.handle.net/10183/236154001138313O trabalho analisa o processo de formação da atriz e autora do mesmo, desde seu primeiro contato com o teatro até o final da graduação. Em um primeiro momento, é relatado o desconforto ao atuar e falta de crença no próprio trabalho, tendo como uma das motivações a falta de identificação em relação a o que era definido como trabalho de atuação. A partir de um processo que propiciou uma investigação e uma série de experimentações pessoais, há o encontro de uma forma de expressão genuína. As recentes descobertas e percepções da atriz em formação são embasadas por pensadores como Harold Guskin e Yoshi Oida. Ao final, há uma reflexão sobre como as experiências do teatro e do audiovisual podem se complementar, chegando à conclusão que, mesmo cada trabalho tendo suas especificidades, as descobertas desta investigação podem ser aplicadas de diversas formas.The work analyzes the formation process of the actress and author of the same, from her first contact with theater until the end of graduation. At first, discomfort when acting and lack of belief in her own work is reported, having as one of the reasons for it the lack of identification in relation to what was defined as the actor's work. From a process that provided an investigation and a series of personal experiments, there is the finding of a genuine form of expression. The actress's recent discoveries and insights are supported by thinkers such as Harold Guskin and Yoshi Oida. At the end, there is a reflection on how theater and audiovisual experiences can be complementary, reaching the conclusion that, even though each work has its specificities, the discoveries of this investigation can be applied in different ways.application/pdfporAtuação teatralTeatroAudiovisualExperimentaçãoFormation processActingTheaterAudiovisualExperimentationEncontro de si : o processo de uma atriz em formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021Teatro: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138313.pdf.txt001138313.pdf.txtExtracted Texttext/plain94054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236154/2/001138313.pdf.txt6cbab20ada97377caed0a1ff20d0adeaMD52ORIGINAL001138313.pdfTexto completoapplication/pdf808773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236154/1/001138313.pdf5212bc41d359f510d9b64d4ecd7fd736MD5110183/2361542023-05-05 03:22:41.283487oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236154Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:22:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Encontro de si : o processo de uma atriz em formação
title Encontro de si : o processo de uma atriz em formação
spellingShingle Encontro de si : o processo de uma atriz em formação
Santos, Mariana Fernandes dos
Atuação teatral
Teatro
Audiovisual
Experimentação
Formation process
Acting
Theater
Audiovisual
Experimentation
title_short Encontro de si : o processo de uma atriz em formação
title_full Encontro de si : o processo de uma atriz em formação
title_fullStr Encontro de si : o processo de uma atriz em formação
title_full_unstemmed Encontro de si : o processo de uma atriz em formação
title_sort Encontro de si : o processo de uma atriz em formação
author Santos, Mariana Fernandes dos
author_facet Santos, Mariana Fernandes dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mariana Fernandes dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Éboli, Luciana Morteo
contributor_str_mv Éboli, Luciana Morteo
dc.subject.por.fl_str_mv Atuação teatral
Teatro
Audiovisual
Experimentação
topic Atuação teatral
Teatro
Audiovisual
Experimentação
Formation process
Acting
Theater
Audiovisual
Experimentation
dc.subject.eng.fl_str_mv Formation process
Acting
Theater
Audiovisual
Experimentation
description O trabalho analisa o processo de formação da atriz e autora do mesmo, desde seu primeiro contato com o teatro até o final da graduação. Em um primeiro momento, é relatado o desconforto ao atuar e falta de crença no próprio trabalho, tendo como uma das motivações a falta de identificação em relação a o que era definido como trabalho de atuação. A partir de um processo que propiciou uma investigação e uma série de experimentações pessoais, há o encontro de uma forma de expressão genuína. As recentes descobertas e percepções da atriz em formação são embasadas por pensadores como Harold Guskin e Yoshi Oida. Ao final, há uma reflexão sobre como as experiências do teatro e do audiovisual podem se complementar, chegando à conclusão que, mesmo cada trabalho tendo suas especificidades, as descobertas desta investigação podem ser aplicadas de diversas formas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-23T04:37:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236154
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138313
url http://hdl.handle.net/10183/236154
identifier_str_mv 001138313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236154/2/001138313.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236154/1/001138313.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6cbab20ada97377caed0a1ff20d0adea
5212bc41d359f510d9b64d4ecd7fd736
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447301907283968