Encontro de si : o processo de uma atriz em formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236154 |
Resumo: | O trabalho analisa o processo de formação da atriz e autora do mesmo, desde seu primeiro contato com o teatro até o final da graduação. Em um primeiro momento, é relatado o desconforto ao atuar e falta de crença no próprio trabalho, tendo como uma das motivações a falta de identificação em relação a o que era definido como trabalho de atuação. A partir de um processo que propiciou uma investigação e uma série de experimentações pessoais, há o encontro de uma forma de expressão genuína. As recentes descobertas e percepções da atriz em formação são embasadas por pensadores como Harold Guskin e Yoshi Oida. Ao final, há uma reflexão sobre como as experiências do teatro e do audiovisual podem se complementar, chegando à conclusão que, mesmo cada trabalho tendo suas especificidades, as descobertas desta investigação podem ser aplicadas de diversas formas. |
id |
UFRGS-2_5dd806cccafb110da950b60a0ae4656a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236154 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Mariana Fernandes dosÉboli, Luciana Morteo2022-03-23T04:37:38Z2021http://hdl.handle.net/10183/236154001138313O trabalho analisa o processo de formação da atriz e autora do mesmo, desde seu primeiro contato com o teatro até o final da graduação. Em um primeiro momento, é relatado o desconforto ao atuar e falta de crença no próprio trabalho, tendo como uma das motivações a falta de identificação em relação a o que era definido como trabalho de atuação. A partir de um processo que propiciou uma investigação e uma série de experimentações pessoais, há o encontro de uma forma de expressão genuína. As recentes descobertas e percepções da atriz em formação são embasadas por pensadores como Harold Guskin e Yoshi Oida. Ao final, há uma reflexão sobre como as experiências do teatro e do audiovisual podem se complementar, chegando à conclusão que, mesmo cada trabalho tendo suas especificidades, as descobertas desta investigação podem ser aplicadas de diversas formas.The work analyzes the formation process of the actress and author of the same, from her first contact with theater until the end of graduation. At first, discomfort when acting and lack of belief in her own work is reported, having as one of the reasons for it the lack of identification in relation to what was defined as the actor's work. From a process that provided an investigation and a series of personal experiments, there is the finding of a genuine form of expression. The actress's recent discoveries and insights are supported by thinkers such as Harold Guskin and Yoshi Oida. At the end, there is a reflection on how theater and audiovisual experiences can be complementary, reaching the conclusion that, even though each work has its specificities, the discoveries of this investigation can be applied in different ways.application/pdfporAtuação teatralTeatroAudiovisualExperimentaçãoFormation processActingTheaterAudiovisualExperimentationEncontro de si : o processo de uma atriz em formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021Teatro: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138313.pdf.txt001138313.pdf.txtExtracted Texttext/plain94054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236154/2/001138313.pdf.txt6cbab20ada97377caed0a1ff20d0adeaMD52ORIGINAL001138313.pdfTexto completoapplication/pdf808773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236154/1/001138313.pdf5212bc41d359f510d9b64d4ecd7fd736MD5110183/2361542023-05-05 03:22:41.283487oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236154Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:22:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Encontro de si : o processo de uma atriz em formação |
title |
Encontro de si : o processo de uma atriz em formação |
spellingShingle |
Encontro de si : o processo de uma atriz em formação Santos, Mariana Fernandes dos Atuação teatral Teatro Audiovisual Experimentação Formation process Acting Theater Audiovisual Experimentation |
title_short |
Encontro de si : o processo de uma atriz em formação |
title_full |
Encontro de si : o processo de uma atriz em formação |
title_fullStr |
Encontro de si : o processo de uma atriz em formação |
title_full_unstemmed |
Encontro de si : o processo de uma atriz em formação |
title_sort |
Encontro de si : o processo de uma atriz em formação |
author |
Santos, Mariana Fernandes dos |
author_facet |
Santos, Mariana Fernandes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mariana Fernandes dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Éboli, Luciana Morteo |
contributor_str_mv |
Éboli, Luciana Morteo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atuação teatral Teatro Audiovisual Experimentação |
topic |
Atuação teatral Teatro Audiovisual Experimentação Formation process Acting Theater Audiovisual Experimentation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Formation process Acting Theater Audiovisual Experimentation |
description |
O trabalho analisa o processo de formação da atriz e autora do mesmo, desde seu primeiro contato com o teatro até o final da graduação. Em um primeiro momento, é relatado o desconforto ao atuar e falta de crença no próprio trabalho, tendo como uma das motivações a falta de identificação em relação a o que era definido como trabalho de atuação. A partir de um processo que propiciou uma investigação e uma série de experimentações pessoais, há o encontro de uma forma de expressão genuína. As recentes descobertas e percepções da atriz em formação são embasadas por pensadores como Harold Guskin e Yoshi Oida. Ao final, há uma reflexão sobre como as experiências do teatro e do audiovisual podem se complementar, chegando à conclusão que, mesmo cada trabalho tendo suas especificidades, as descobertas desta investigação podem ser aplicadas de diversas formas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-23T04:37:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/236154 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001138313 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/236154 |
identifier_str_mv |
001138313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236154/2/001138313.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236154/1/001138313.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6cbab20ada97377caed0a1ff20d0adea 5212bc41d359f510d9b64d4ecd7fd736 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447301907283968 |