Ditos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67897 |
Resumo: | As escritas deste trabalho referem-se às experiências em inovações didáticas de temas transversais e os conflitos da formação pedagógica problematizando as intencionalidades que se anunciam ao se vetar práticas educativas construídas durante a formação docente. Esse estranhamento surgiu no ambiente escolar como estagiária e nas vivências recorrentes de vetos de procedimentos didáticos. A análise e a reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas durante a graduação é o foco deste estudo de modo a buscar a compreensão desses vetos. O processo investigativo está apoiado nas narrativas de vida de cunho autobiográfico, pois estas constituem um importante suporte teórico na constituição e formação docente. São analisadas memórias construídas ao longo da graduação associadas à história de vida da pesquisadora, bem como as experiências de estágio de docência. A escolha metodológica deve-se ao fato de considerar as escritas sobre si como algo que mobiliza tanto o escritor quanto o leitor, pois gera identificação com o outro numa construção de memória coletiva. Os principais parceiros teóricos são: Queluz com o conceito de espaço-tempo, Rosa com o de corporeidade, Maturana, Freire, Alves e Morin com a problematização entre os conceitos de formação humana e capacitação técnica. Este estudo possibilitou a compreensão do vivido, a reflexão da formação docente enfatizando a formação do cuidado humano, religando saberes e fazeres, afetos e acolhimento ao outro. |
id |
UFRGS-2_5df4342c61e3c136ef51beb3f5d16cb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67897 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Marcéli MachadoRosa, Miriam Suzete de Oliveira2013-03-21T01:44:00Z2012http://hdl.handle.net/10183/67897000873868As escritas deste trabalho referem-se às experiências em inovações didáticas de temas transversais e os conflitos da formação pedagógica problematizando as intencionalidades que se anunciam ao se vetar práticas educativas construídas durante a formação docente. Esse estranhamento surgiu no ambiente escolar como estagiária e nas vivências recorrentes de vetos de procedimentos didáticos. A análise e a reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas durante a graduação é o foco deste estudo de modo a buscar a compreensão desses vetos. O processo investigativo está apoiado nas narrativas de vida de cunho autobiográfico, pois estas constituem um importante suporte teórico na constituição e formação docente. São analisadas memórias construídas ao longo da graduação associadas à história de vida da pesquisadora, bem como as experiências de estágio de docência. A escolha metodológica deve-se ao fato de considerar as escritas sobre si como algo que mobiliza tanto o escritor quanto o leitor, pois gera identificação com o outro numa construção de memória coletiva. Os principais parceiros teóricos são: Queluz com o conceito de espaço-tempo, Rosa com o de corporeidade, Maturana, Freire, Alves e Morin com a problematização entre os conceitos de formação humana e capacitação técnica. Este estudo possibilitou a compreensão do vivido, a reflexão da formação docente enfatizando a formação do cuidado humano, religando saberes e fazeres, afetos e acolhimento ao outro.application/pdfporAutobiografiaNarrativaPrática pedagógicaFormação humanaDitos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873868.pdf000873868.pdfTexto completoapplication/pdf11512131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67897/1/000873868.pdf6554fbbe48d1358b6c0684bfb3cd8144MD51TEXT000873868.pdf.txt000873868.pdf.txtExtracted Texttext/plain89118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67897/2/000873868.pdf.txta6f28e65ac2233f579bcbaa17224cad3MD52THUMBNAIL000873868.pdf.jpg000873868.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67897/3/000873868.pdf.jpgd5831d618c510b6c66c4f201422ad093MD5310183/678972018-10-15 07:52:51.743oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67897Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ditos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográfica |
title |
Ditos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográfica |
spellingShingle |
Ditos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográfica Santos, Marcéli Machado Autobiografia Narrativa Prática pedagógica Formação humana |
title_short |
Ditos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográfica |
title_full |
Ditos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográfica |
title_fullStr |
Ditos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográfica |
title_full_unstemmed |
Ditos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográfica |
title_sort |
Ditos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográfica |
author |
Santos, Marcéli Machado |
author_facet |
Santos, Marcéli Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marcéli Machado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosa, Miriam Suzete de Oliveira |
contributor_str_mv |
Rosa, Miriam Suzete de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autobiografia Narrativa Prática pedagógica Formação humana |
topic |
Autobiografia Narrativa Prática pedagógica Formação humana |
description |
As escritas deste trabalho referem-se às experiências em inovações didáticas de temas transversais e os conflitos da formação pedagógica problematizando as intencionalidades que se anunciam ao se vetar práticas educativas construídas durante a formação docente. Esse estranhamento surgiu no ambiente escolar como estagiária e nas vivências recorrentes de vetos de procedimentos didáticos. A análise e a reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas durante a graduação é o foco deste estudo de modo a buscar a compreensão desses vetos. O processo investigativo está apoiado nas narrativas de vida de cunho autobiográfico, pois estas constituem um importante suporte teórico na constituição e formação docente. São analisadas memórias construídas ao longo da graduação associadas à história de vida da pesquisadora, bem como as experiências de estágio de docência. A escolha metodológica deve-se ao fato de considerar as escritas sobre si como algo que mobiliza tanto o escritor quanto o leitor, pois gera identificação com o outro numa construção de memória coletiva. Os principais parceiros teóricos são: Queluz com o conceito de espaço-tempo, Rosa com o de corporeidade, Maturana, Freire, Alves e Morin com a problematização entre os conceitos de formação humana e capacitação técnica. Este estudo possibilitou a compreensão do vivido, a reflexão da formação docente enfatizando a formação do cuidado humano, religando saberes e fazeres, afetos e acolhimento ao outro. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-21T01:44:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/67897 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000873868 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/67897 |
identifier_str_mv |
000873868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67897/1/000873868.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67897/2/000873868.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67897/3/000873868.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6554fbbe48d1358b6c0684bfb3cd8144 a6f28e65ac2233f579bcbaa17224cad3 d5831d618c510b6c66c4f201422ad093 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447101930209280 |