Ditos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcéli Machado
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67897
Resumo: As escritas deste trabalho referem-se às experiências em inovações didáticas de temas transversais e os conflitos da formação pedagógica problematizando as intencionalidades que se anunciam ao se vetar práticas educativas construídas durante a formação docente. Esse estranhamento surgiu no ambiente escolar como estagiária e nas vivências recorrentes de vetos de procedimentos didáticos. A análise e a reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas durante a graduação é o foco deste estudo de modo a buscar a compreensão desses vetos. O processo investigativo está apoiado nas narrativas de vida de cunho autobiográfico, pois estas constituem um importante suporte teórico na constituição e formação docente. São analisadas memórias construídas ao longo da graduação associadas à história de vida da pesquisadora, bem como as experiências de estágio de docência. A escolha metodológica deve-se ao fato de considerar as escritas sobre si como algo que mobiliza tanto o escritor quanto o leitor, pois gera identificação com o outro numa construção de memória coletiva. Os principais parceiros teóricos são: Queluz com o conceito de espaço-tempo, Rosa com o de corporeidade, Maturana, Freire, Alves e Morin com a problematização entre os conceitos de formação humana e capacitação técnica. Este estudo possibilitou a compreensão do vivido, a reflexão da formação docente enfatizando a formação do cuidado humano, religando saberes e fazeres, afetos e acolhimento ao outro.
id UFRGS-2_5df4342c61e3c136ef51beb3f5d16cb7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67897
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Marcéli MachadoRosa, Miriam Suzete de Oliveira2013-03-21T01:44:00Z2012http://hdl.handle.net/10183/67897000873868As escritas deste trabalho referem-se às experiências em inovações didáticas de temas transversais e os conflitos da formação pedagógica problematizando as intencionalidades que se anunciam ao se vetar práticas educativas construídas durante a formação docente. Esse estranhamento surgiu no ambiente escolar como estagiária e nas vivências recorrentes de vetos de procedimentos didáticos. A análise e a reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas durante a graduação é o foco deste estudo de modo a buscar a compreensão desses vetos. O processo investigativo está apoiado nas narrativas de vida de cunho autobiográfico, pois estas constituem um importante suporte teórico na constituição e formação docente. São analisadas memórias construídas ao longo da graduação associadas à história de vida da pesquisadora, bem como as experiências de estágio de docência. A escolha metodológica deve-se ao fato de considerar as escritas sobre si como algo que mobiliza tanto o escritor quanto o leitor, pois gera identificação com o outro numa construção de memória coletiva. Os principais parceiros teóricos são: Queluz com o conceito de espaço-tempo, Rosa com o de corporeidade, Maturana, Freire, Alves e Morin com a problematização entre os conceitos de formação humana e capacitação técnica. Este estudo possibilitou a compreensão do vivido, a reflexão da formação docente enfatizando a formação do cuidado humano, religando saberes e fazeres, afetos e acolhimento ao outro.application/pdfporAutobiografiaNarrativaPrática pedagógicaFormação humanaDitos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873868.pdf000873868.pdfTexto completoapplication/pdf11512131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67897/1/000873868.pdf6554fbbe48d1358b6c0684bfb3cd8144MD51TEXT000873868.pdf.txt000873868.pdf.txtExtracted Texttext/plain89118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67897/2/000873868.pdf.txta6f28e65ac2233f579bcbaa17224cad3MD52THUMBNAIL000873868.pdf.jpg000873868.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67897/3/000873868.pdf.jpgd5831d618c510b6c66c4f201422ad093MD5310183/678972018-10-15 07:52:51.743oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67897Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ditos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográfica
title Ditos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográfica
spellingShingle Ditos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográfica
Santos, Marcéli Machado
Autobiografia
Narrativa
Prática pedagógica
Formação humana
title_short Ditos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográfica
title_full Ditos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográfica
title_fullStr Ditos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográfica
title_full_unstemmed Ditos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográfica
title_sort Ditos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográfica
author Santos, Marcéli Machado
author_facet Santos, Marcéli Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcéli Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Miriam Suzete de Oliveira
contributor_str_mv Rosa, Miriam Suzete de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Autobiografia
Narrativa
Prática pedagógica
Formação humana
topic Autobiografia
Narrativa
Prática pedagógica
Formação humana
description As escritas deste trabalho referem-se às experiências em inovações didáticas de temas transversais e os conflitos da formação pedagógica problematizando as intencionalidades que se anunciam ao se vetar práticas educativas construídas durante a formação docente. Esse estranhamento surgiu no ambiente escolar como estagiária e nas vivências recorrentes de vetos de procedimentos didáticos. A análise e a reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas durante a graduação é o foco deste estudo de modo a buscar a compreensão desses vetos. O processo investigativo está apoiado nas narrativas de vida de cunho autobiográfico, pois estas constituem um importante suporte teórico na constituição e formação docente. São analisadas memórias construídas ao longo da graduação associadas à história de vida da pesquisadora, bem como as experiências de estágio de docência. A escolha metodológica deve-se ao fato de considerar as escritas sobre si como algo que mobiliza tanto o escritor quanto o leitor, pois gera identificação com o outro numa construção de memória coletiva. Os principais parceiros teóricos são: Queluz com o conceito de espaço-tempo, Rosa com o de corporeidade, Maturana, Freire, Alves e Morin com a problematização entre os conceitos de formação humana e capacitação técnica. Este estudo possibilitou a compreensão do vivido, a reflexão da formação docente enfatizando a formação do cuidado humano, religando saberes e fazeres, afetos e acolhimento ao outro.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-21T01:44:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67897
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000873868
url http://hdl.handle.net/10183/67897
identifier_str_mv 000873868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67897/1/000873868.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67897/2/000873868.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67897/3/000873868.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6554fbbe48d1358b6c0684bfb3cd8144
a6f28e65ac2233f579bcbaa17224cad3
d5831d618c510b6c66c4f201422ad093
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224442129416192