A percepção dos administradores da UNIPAMPA sobre a realização de cursos de pós-graduação : seus impactos no indivíduo e na organização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71364 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo identificar a percepção dos servidores TAEs da Unipampa, ocupantes do cargo de administrador, sobre os cursos de pós-graduação (lato ou strictu sensu). Para isto, foi investigado o perfil do entrevistado, o que o levou a realizar o curso, a avaliação sobre aperfeiçoamento e sobre ganhos individuais e organizacionais. Para embasar o questionário, foi realizada uma pesquisa exploratória, abordando os seguintes temas: plano de carreira do servidor técnico-administrativo em educação das IFEs; os recursos humanos e a reforma do estado; treinamento, desenvolvimento e educação e suas avaliações; gestão por competência e gestão de carreiras. A pesquisa descritiva apresentou os resultados obtidos através do questionário, identificando as percepções dos servidores. Nela, foi identificado que os entrevistados acreditam que os cursos de aperfeiçoamento foram satisfatórios, provocaram um bom aprendizado e trouxeram benefícios para seu desempenho e para a organização. Porém, as questões sobre o clima para a transferência das competências adquiridas obteve respostas bastante negativas. O grande desafio é fazer com que a instituição crie condições para que o aprendizado adquirido por seus atores seja colocado em prática e beneficie o servidor, a organização e os seus clientes. |
id |
UFRGS-2_5e16423c30b046e0ffe414253976cf8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71364 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fros, Carmen Lia RemediMeira, Fábio Bittencourt2013-05-10T10:27:37Z2012http://hdl.handle.net/10183/71364000871393O estudo teve como objetivo identificar a percepção dos servidores TAEs da Unipampa, ocupantes do cargo de administrador, sobre os cursos de pós-graduação (lato ou strictu sensu). Para isto, foi investigado o perfil do entrevistado, o que o levou a realizar o curso, a avaliação sobre aperfeiçoamento e sobre ganhos individuais e organizacionais. Para embasar o questionário, foi realizada uma pesquisa exploratória, abordando os seguintes temas: plano de carreira do servidor técnico-administrativo em educação das IFEs; os recursos humanos e a reforma do estado; treinamento, desenvolvimento e educação e suas avaliações; gestão por competência e gestão de carreiras. A pesquisa descritiva apresentou os resultados obtidos através do questionário, identificando as percepções dos servidores. Nela, foi identificado que os entrevistados acreditam que os cursos de aperfeiçoamento foram satisfatórios, provocaram um bom aprendizado e trouxeram benefícios para seu desempenho e para a organização. Porém, as questões sobre o clima para a transferência das competências adquiridas obteve respostas bastante negativas. O grande desafio é fazer com que a instituição crie condições para que o aprendizado adquirido por seus atores seja colocado em prática e beneficie o servidor, a organização e os seus clientes.application/pdfporPlano de carreiraQualificação profissionalA percepção dos administradores da UNIPAMPA sobre a realização de cursos de pós-graduação : seus impactos no indivíduo e na organizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871393.pdf000871393.pdfTexto completoapplication/pdf1557787http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71364/1/000871393.pdf5d0129da55530441e0ac6f23e6f2627aMD51TEXT000871393.pdf.txt000871393.pdf.txtExtracted Texttext/plain163024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71364/2/000871393.pdf.txt04d090cf1e7169d1fa79240fb6630820MD52THUMBNAIL000871393.pdf.jpg000871393.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71364/3/000871393.pdf.jpge385d9d1788a1a06bda3bc5b9b10c09bMD5310183/713642018-10-17 07:31:38.754oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71364Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:31:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A percepção dos administradores da UNIPAMPA sobre a realização de cursos de pós-graduação : seus impactos no indivíduo e na organização |
title |
A percepção dos administradores da UNIPAMPA sobre a realização de cursos de pós-graduação : seus impactos no indivíduo e na organização |
spellingShingle |
A percepção dos administradores da UNIPAMPA sobre a realização de cursos de pós-graduação : seus impactos no indivíduo e na organização Fros, Carmen Lia Remedi Plano de carreira Qualificação profissional |
title_short |
A percepção dos administradores da UNIPAMPA sobre a realização de cursos de pós-graduação : seus impactos no indivíduo e na organização |
title_full |
A percepção dos administradores da UNIPAMPA sobre a realização de cursos de pós-graduação : seus impactos no indivíduo e na organização |
title_fullStr |
A percepção dos administradores da UNIPAMPA sobre a realização de cursos de pós-graduação : seus impactos no indivíduo e na organização |
title_full_unstemmed |
A percepção dos administradores da UNIPAMPA sobre a realização de cursos de pós-graduação : seus impactos no indivíduo e na organização |
title_sort |
A percepção dos administradores da UNIPAMPA sobre a realização de cursos de pós-graduação : seus impactos no indivíduo e na organização |
author |
Fros, Carmen Lia Remedi |
author_facet |
Fros, Carmen Lia Remedi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fros, Carmen Lia Remedi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Meira, Fábio Bittencourt |
contributor_str_mv |
Meira, Fábio Bittencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de carreira Qualificação profissional |
topic |
Plano de carreira Qualificação profissional |
description |
O estudo teve como objetivo identificar a percepção dos servidores TAEs da Unipampa, ocupantes do cargo de administrador, sobre os cursos de pós-graduação (lato ou strictu sensu). Para isto, foi investigado o perfil do entrevistado, o que o levou a realizar o curso, a avaliação sobre aperfeiçoamento e sobre ganhos individuais e organizacionais. Para embasar o questionário, foi realizada uma pesquisa exploratória, abordando os seguintes temas: plano de carreira do servidor técnico-administrativo em educação das IFEs; os recursos humanos e a reforma do estado; treinamento, desenvolvimento e educação e suas avaliações; gestão por competência e gestão de carreiras. A pesquisa descritiva apresentou os resultados obtidos através do questionário, identificando as percepções dos servidores. Nela, foi identificado que os entrevistados acreditam que os cursos de aperfeiçoamento foram satisfatórios, provocaram um bom aprendizado e trouxeram benefícios para seu desempenho e para a organização. Porém, as questões sobre o clima para a transferência das competências adquiridas obteve respostas bastante negativas. O grande desafio é fazer com que a instituição crie condições para que o aprendizado adquirido por seus atores seja colocado em prática e beneficie o servidor, a organização e os seus clientes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-10T10:27:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71364 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000871393 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71364 |
identifier_str_mv |
000871393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71364/1/000871393.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71364/2/000871393.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71364/3/000871393.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5d0129da55530441e0ac6f23e6f2627a 04d090cf1e7169d1fa79240fb6630820 e385d9d1788a1a06bda3bc5b9b10c09b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447105620148224 |