Aplicação da análise fatorial para elaborar um indicador multivariado da qualidade dos serviços de telefonia móvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Jonas Hendler
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/66466
Resumo: O dinamismo da tecnologia da informação na área de telecomunicações impulsiona empresas ao acompanhamento de novas tecnologias e incorporação das mesmas em produtos e serviços. Uma forma de avaliar a qualidade do serviço é a percepção do usuário quanto às prestadoras deste serviço, medido por meio de características e respectivos valores almejados. O conhecimento de cada prestadora e sua posição em relação a estas características auxiliam as empresas na gestão por melhorias, manutenção de vantagens em relação à concorrência e consequentemente retenção e fidelização do usuário. Este trabalho tem como objetivo propor um novo índice multivariado baseado na técnica estatística de Análise Fatorial (AF) utilizando o grau de satisfação do usuário para avaliação da qualidade dos serviços de telefonia móvel regulamentados pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). A principal contribuição deste artigo é a demonstração do método, o potencial de analise, bem como a construção de um índice único de qualidade. Os índices pontuais para cada construto (atendimento, acessibilidade, preços praticados, entre outros) também são apresentados. A metodologia permite indicar à prestadora qual o setor que deve ter investimentos mais imediatos a fim de obter uma evolução significativa no índice de satisfação além de oferecer a sociedade um rank das prestadoras para incentivo a melhoria entre a concorrência.
id UFRGS-2_5e354f8ba7a1428534b155b1ccbecb28
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66466
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carlos, Jonas HendlerEcheveste, Marcia Elisa Soares2013-02-15T01:41:14Z2012http://hdl.handle.net/10183/66466000871700O dinamismo da tecnologia da informação na área de telecomunicações impulsiona empresas ao acompanhamento de novas tecnologias e incorporação das mesmas em produtos e serviços. Uma forma de avaliar a qualidade do serviço é a percepção do usuário quanto às prestadoras deste serviço, medido por meio de características e respectivos valores almejados. O conhecimento de cada prestadora e sua posição em relação a estas características auxiliam as empresas na gestão por melhorias, manutenção de vantagens em relação à concorrência e consequentemente retenção e fidelização do usuário. Este trabalho tem como objetivo propor um novo índice multivariado baseado na técnica estatística de Análise Fatorial (AF) utilizando o grau de satisfação do usuário para avaliação da qualidade dos serviços de telefonia móvel regulamentados pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). A principal contribuição deste artigo é a demonstração do método, o potencial de analise, bem como a construção de um índice único de qualidade. Os índices pontuais para cada construto (atendimento, acessibilidade, preços praticados, entre outros) também são apresentados. A metodologia permite indicar à prestadora qual o setor que deve ter investimentos mais imediatos a fim de obter uma evolução significativa no índice de satisfação além de oferecer a sociedade um rank das prestadoras para incentivo a melhoria entre a concorrência.application/pdfporAnálise fatorialIndicadores de qualidadeAplicação da análise fatorial para elaborar um indicador multivariado da qualidade dos serviços de telefonia móvelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática. Departamento de EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2012Estatística: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871700.pdf000871700.pdfTexto completoapplication/pdf174508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66466/1/000871700.pdf47cf3fdddcb1624a815069e59225fc27MD51TEXT000871700.pdf.txt000871700.pdf.txtExtracted Texttext/plain54028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66466/2/000871700.pdf.txtefd5056981283731a4cf2f7d6f28f94aMD52THUMBNAIL000871700.pdf.jpg000871700.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66466/3/000871700.pdf.jpgccfe4dd026f3e7d5f169663f5db3f741MD5310183/664662018-10-17 07:43:15.205oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66466Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-17T10:43:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicação da análise fatorial para elaborar um indicador multivariado da qualidade dos serviços de telefonia móvel
title Aplicação da análise fatorial para elaborar um indicador multivariado da qualidade dos serviços de telefonia móvel
spellingShingle Aplicação da análise fatorial para elaborar um indicador multivariado da qualidade dos serviços de telefonia móvel
Carlos, Jonas Hendler
Análise fatorial
Indicadores de qualidade
title_short Aplicação da análise fatorial para elaborar um indicador multivariado da qualidade dos serviços de telefonia móvel
title_full Aplicação da análise fatorial para elaborar um indicador multivariado da qualidade dos serviços de telefonia móvel
title_fullStr Aplicação da análise fatorial para elaborar um indicador multivariado da qualidade dos serviços de telefonia móvel
title_full_unstemmed Aplicação da análise fatorial para elaborar um indicador multivariado da qualidade dos serviços de telefonia móvel
title_sort Aplicação da análise fatorial para elaborar um indicador multivariado da qualidade dos serviços de telefonia móvel
author Carlos, Jonas Hendler
author_facet Carlos, Jonas Hendler
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Jonas Hendler
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Echeveste, Marcia Elisa Soares
contributor_str_mv Echeveste, Marcia Elisa Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Análise fatorial
Indicadores de qualidade
topic Análise fatorial
Indicadores de qualidade
description O dinamismo da tecnologia da informação na área de telecomunicações impulsiona empresas ao acompanhamento de novas tecnologias e incorporação das mesmas em produtos e serviços. Uma forma de avaliar a qualidade do serviço é a percepção do usuário quanto às prestadoras deste serviço, medido por meio de características e respectivos valores almejados. O conhecimento de cada prestadora e sua posição em relação a estas características auxiliam as empresas na gestão por melhorias, manutenção de vantagens em relação à concorrência e consequentemente retenção e fidelização do usuário. Este trabalho tem como objetivo propor um novo índice multivariado baseado na técnica estatística de Análise Fatorial (AF) utilizando o grau de satisfação do usuário para avaliação da qualidade dos serviços de telefonia móvel regulamentados pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). A principal contribuição deste artigo é a demonstração do método, o potencial de analise, bem como a construção de um índice único de qualidade. Os índices pontuais para cada construto (atendimento, acessibilidade, preços praticados, entre outros) também são apresentados. A metodologia permite indicar à prestadora qual o setor que deve ter investimentos mais imediatos a fim de obter uma evolução significativa no índice de satisfação além de oferecer a sociedade um rank das prestadoras para incentivo a melhoria entre a concorrência.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-15T01:41:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/66466
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000871700
url http://hdl.handle.net/10183/66466
identifier_str_mv 000871700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66466/1/000871700.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66466/2/000871700.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66466/3/000871700.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 47cf3fdddcb1624a815069e59225fc27
efd5056981283731a4cf2f7d6f28f94a
ccfe4dd026f3e7d5f169663f5db3f741
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1824426746777174016