Aplicação da análise fatorial para elaborar um indicador multivariado da qualidade dos serviços de telefonia móvel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/66466 |
Resumo: | O dinamismo da tecnologia da informação na área de telecomunicações impulsiona empresas ao acompanhamento de novas tecnologias e incorporação das mesmas em produtos e serviços. Uma forma de avaliar a qualidade do serviço é a percepção do usuário quanto às prestadoras deste serviço, medido por meio de características e respectivos valores almejados. O conhecimento de cada prestadora e sua posição em relação a estas características auxiliam as empresas na gestão por melhorias, manutenção de vantagens em relação à concorrência e consequentemente retenção e fidelização do usuário. Este trabalho tem como objetivo propor um novo índice multivariado baseado na técnica estatística de Análise Fatorial (AF) utilizando o grau de satisfação do usuário para avaliação da qualidade dos serviços de telefonia móvel regulamentados pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). A principal contribuição deste artigo é a demonstração do método, o potencial de analise, bem como a construção de um índice único de qualidade. Os índices pontuais para cada construto (atendimento, acessibilidade, preços praticados, entre outros) também são apresentados. A metodologia permite indicar à prestadora qual o setor que deve ter investimentos mais imediatos a fim de obter uma evolução significativa no índice de satisfação além de oferecer a sociedade um rank das prestadoras para incentivo a melhoria entre a concorrência. |
id |
UFRGS-2_5e354f8ba7a1428534b155b1ccbecb28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66466 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlos, Jonas HendlerEcheveste, Marcia Elisa Soares2013-02-15T01:41:14Z2012http://hdl.handle.net/10183/66466000871700O dinamismo da tecnologia da informação na área de telecomunicações impulsiona empresas ao acompanhamento de novas tecnologias e incorporação das mesmas em produtos e serviços. Uma forma de avaliar a qualidade do serviço é a percepção do usuário quanto às prestadoras deste serviço, medido por meio de características e respectivos valores almejados. O conhecimento de cada prestadora e sua posição em relação a estas características auxiliam as empresas na gestão por melhorias, manutenção de vantagens em relação à concorrência e consequentemente retenção e fidelização do usuário. Este trabalho tem como objetivo propor um novo índice multivariado baseado na técnica estatística de Análise Fatorial (AF) utilizando o grau de satisfação do usuário para avaliação da qualidade dos serviços de telefonia móvel regulamentados pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). A principal contribuição deste artigo é a demonstração do método, o potencial de analise, bem como a construção de um índice único de qualidade. Os índices pontuais para cada construto (atendimento, acessibilidade, preços praticados, entre outros) também são apresentados. A metodologia permite indicar à prestadora qual o setor que deve ter investimentos mais imediatos a fim de obter uma evolução significativa no índice de satisfação além de oferecer a sociedade um rank das prestadoras para incentivo a melhoria entre a concorrência.application/pdfporAnálise fatorialIndicadores de qualidadeAplicação da análise fatorial para elaborar um indicador multivariado da qualidade dos serviços de telefonia móvelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática. Departamento de EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2012Estatística: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871700.pdf000871700.pdfTexto completoapplication/pdf174508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66466/1/000871700.pdf47cf3fdddcb1624a815069e59225fc27MD51TEXT000871700.pdf.txt000871700.pdf.txtExtracted Texttext/plain54028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66466/2/000871700.pdf.txtefd5056981283731a4cf2f7d6f28f94aMD52THUMBNAIL000871700.pdf.jpg000871700.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66466/3/000871700.pdf.jpgccfe4dd026f3e7d5f169663f5db3f741MD5310183/664662018-10-17 07:43:15.205oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66466Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-17T10:43:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicação da análise fatorial para elaborar um indicador multivariado da qualidade dos serviços de telefonia móvel |
title |
Aplicação da análise fatorial para elaborar um indicador multivariado da qualidade dos serviços de telefonia móvel |
spellingShingle |
Aplicação da análise fatorial para elaborar um indicador multivariado da qualidade dos serviços de telefonia móvel Carlos, Jonas Hendler Análise fatorial Indicadores de qualidade |
title_short |
Aplicação da análise fatorial para elaborar um indicador multivariado da qualidade dos serviços de telefonia móvel |
title_full |
Aplicação da análise fatorial para elaborar um indicador multivariado da qualidade dos serviços de telefonia móvel |
title_fullStr |
Aplicação da análise fatorial para elaborar um indicador multivariado da qualidade dos serviços de telefonia móvel |
title_full_unstemmed |
Aplicação da análise fatorial para elaborar um indicador multivariado da qualidade dos serviços de telefonia móvel |
title_sort |
Aplicação da análise fatorial para elaborar um indicador multivariado da qualidade dos serviços de telefonia móvel |
author |
Carlos, Jonas Hendler |
author_facet |
Carlos, Jonas Hendler |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos, Jonas Hendler |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Echeveste, Marcia Elisa Soares |
contributor_str_mv |
Echeveste, Marcia Elisa Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise fatorial Indicadores de qualidade |
topic |
Análise fatorial Indicadores de qualidade |
description |
O dinamismo da tecnologia da informação na área de telecomunicações impulsiona empresas ao acompanhamento de novas tecnologias e incorporação das mesmas em produtos e serviços. Uma forma de avaliar a qualidade do serviço é a percepção do usuário quanto às prestadoras deste serviço, medido por meio de características e respectivos valores almejados. O conhecimento de cada prestadora e sua posição em relação a estas características auxiliam as empresas na gestão por melhorias, manutenção de vantagens em relação à concorrência e consequentemente retenção e fidelização do usuário. Este trabalho tem como objetivo propor um novo índice multivariado baseado na técnica estatística de Análise Fatorial (AF) utilizando o grau de satisfação do usuário para avaliação da qualidade dos serviços de telefonia móvel regulamentados pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). A principal contribuição deste artigo é a demonstração do método, o potencial de analise, bem como a construção de um índice único de qualidade. Os índices pontuais para cada construto (atendimento, acessibilidade, preços praticados, entre outros) também são apresentados. A metodologia permite indicar à prestadora qual o setor que deve ter investimentos mais imediatos a fim de obter uma evolução significativa no índice de satisfação além de oferecer a sociedade um rank das prestadoras para incentivo a melhoria entre a concorrência. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-02-15T01:41:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/66466 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000871700 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/66466 |
identifier_str_mv |
000871700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66466/1/000871700.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66466/2/000871700.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66466/3/000871700.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
47cf3fdddcb1624a815069e59225fc27 efd5056981283731a4cf2f7d6f28f94a ccfe4dd026f3e7d5f169663f5db3f741 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824426746777174016 |