Entre didáticas e resistências : interseccionalidade no ensino de Sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Camila Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198376
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar as articulações entre o conceito de interseccionalidade e as práticas pedagógicas no ensino de Sociologia. Através de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários, foi possível analisar como professoras/es de sociologia discutem as relações de gênero, sexualidade, raça e classe social. O ensino de Sociologia é localizado por meio de uma retomada histórica do estabelecimento da disciplina e seus novos desafios. Os estudos das Ciências Sociais acerca dos marcadores de gênero, sexualidade, raça e classe social também são apresentados. A partir desses elementos, é proposta uma didática da Sociologia que englobe as perspectivas interseccionais em conjunto com os princípios de desnaturalização e estranhamento.
id UFRGS-2_5e589843cbf8a669d7809c288ccf33f6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198376
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Camila SantosUberti, Luciane2019-08-23T02:30:27Z2019http://hdl.handle.net/10183/198376001099376Este trabalho tem como objetivo apresentar as articulações entre o conceito de interseccionalidade e as práticas pedagógicas no ensino de Sociologia. Através de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários, foi possível analisar como professoras/es de sociologia discutem as relações de gênero, sexualidade, raça e classe social. O ensino de Sociologia é localizado por meio de uma retomada histórica do estabelecimento da disciplina e seus novos desafios. Os estudos das Ciências Sociais acerca dos marcadores de gênero, sexualidade, raça e classe social também são apresentados. A partir desses elementos, é proposta uma didática da Sociologia que englobe as perspectivas interseccionais em conjunto com os princípios de desnaturalização e estranhamento.This work aims to present the articulations between the concept of intersectionality and pedagogical practices in the teaching of Sociology. Through semi-structured interviews and the application of questionnaires, it was possible to analyze how sociology teachers discuss the relations of gender, sexuality, race and social class. The teaching of Sociology is located through a historical resumption of the establishment of the discipline and its new challenges. Social Sciences studies on markers of gender, sexuality, race, and social class are also presented. From these elements, it is proposed a didactics of Sociology that encompasses the intersectional perspectives together with the principles of denaturalization and estrangement.application/pdfporInterseccionalidadeEnsino de sociologiaDidáticaIntersectionalitySociologyDidacticEntre didáticas e resistências : interseccionalidade no ensino de Sociologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099376.pdf.txt001099376.pdf.txtExtracted Texttext/plain75256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198376/2/001099376.pdf.txt406f65f0374cae1984c1eda604380374MD52ORIGINAL001099376.pdfTexto completoapplication/pdf596959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198376/1/001099376.pdf4554068eab1bc9eb425726053c0bfc14MD5110183/1983762022-08-06 04:56:02.677624oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198376Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:56:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre didáticas e resistências : interseccionalidade no ensino de Sociologia
title Entre didáticas e resistências : interseccionalidade no ensino de Sociologia
spellingShingle Entre didáticas e resistências : interseccionalidade no ensino de Sociologia
Pereira, Camila Santos
Interseccionalidade
Ensino de sociologia
Didática
Intersectionality
Sociology
Didactic
title_short Entre didáticas e resistências : interseccionalidade no ensino de Sociologia
title_full Entre didáticas e resistências : interseccionalidade no ensino de Sociologia
title_fullStr Entre didáticas e resistências : interseccionalidade no ensino de Sociologia
title_full_unstemmed Entre didáticas e resistências : interseccionalidade no ensino de Sociologia
title_sort Entre didáticas e resistências : interseccionalidade no ensino de Sociologia
author Pereira, Camila Santos
author_facet Pereira, Camila Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Camila Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Uberti, Luciane
contributor_str_mv Uberti, Luciane
dc.subject.por.fl_str_mv Interseccionalidade
Ensino de sociologia
Didática
topic Interseccionalidade
Ensino de sociologia
Didática
Intersectionality
Sociology
Didactic
dc.subject.eng.fl_str_mv Intersectionality
Sociology
Didactic
description Este trabalho tem como objetivo apresentar as articulações entre o conceito de interseccionalidade e as práticas pedagógicas no ensino de Sociologia. Através de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários, foi possível analisar como professoras/es de sociologia discutem as relações de gênero, sexualidade, raça e classe social. O ensino de Sociologia é localizado por meio de uma retomada histórica do estabelecimento da disciplina e seus novos desafios. Os estudos das Ciências Sociais acerca dos marcadores de gênero, sexualidade, raça e classe social também são apresentados. A partir desses elementos, é proposta uma didática da Sociologia que englobe as perspectivas interseccionais em conjunto com os princípios de desnaturalização e estranhamento.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-23T02:30:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198376
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001099376
url http://hdl.handle.net/10183/198376
identifier_str_mv 001099376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198376/2/001099376.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198376/1/001099376.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 406f65f0374cae1984c1eda604380374
4554068eab1bc9eb425726053c0bfc14
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447247915057152