Entre didáticas e resistências : interseccionalidade no ensino de Sociologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198376 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar as articulações entre o conceito de interseccionalidade e as práticas pedagógicas no ensino de Sociologia. Através de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários, foi possível analisar como professoras/es de sociologia discutem as relações de gênero, sexualidade, raça e classe social. O ensino de Sociologia é localizado por meio de uma retomada histórica do estabelecimento da disciplina e seus novos desafios. Os estudos das Ciências Sociais acerca dos marcadores de gênero, sexualidade, raça e classe social também são apresentados. A partir desses elementos, é proposta uma didática da Sociologia que englobe as perspectivas interseccionais em conjunto com os princípios de desnaturalização e estranhamento. |
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Pereira, Camila SantosUberti, Luciane2019-08-23T02:30:27Z2019http://hdl.handle.net/10183/198376001099376Este trabalho tem como objetivo apresentar as articulações entre o conceito de interseccionalidade e as práticas pedagógicas no ensino de Sociologia. Através de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários, foi possível analisar como professoras/es de sociologia discutem as relações de gênero, sexualidade, raça e classe social. O ensino de Sociologia é localizado por meio de uma retomada histórica do estabelecimento da disciplina e seus novos desafios. Os estudos das Ciências Sociais acerca dos marcadores de gênero, sexualidade, raça e classe social também são apresentados. A partir desses elementos, é proposta uma didática da Sociologia que englobe as perspectivas interseccionais em conjunto com os princípios de desnaturalização e estranhamento.This work aims to present the articulations between the concept of intersectionality and pedagogical practices in the teaching of Sociology. Through semi-structured interviews and the application of questionnaires, it was possible to analyze how sociology teachers discuss the relations of gender, sexuality, race and social class. The teaching of Sociology is located through a historical resumption of the establishment of the discipline and its new challenges. Social Sciences studies on markers of gender, sexuality, race, and social class are also presented. From these elements, it is proposed a didactics of Sociology that encompasses the intersectional perspectives together with the principles of denaturalization and estrangement.application/pdfporInterseccionalidadeEnsino de sociologiaDidáticaIntersectionalitySociologyDidacticEntre didáticas e resistências : interseccionalidade no ensino de Sociologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099376.pdf.txt001099376.pdf.txtExtracted Texttext/plain75256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198376/2/001099376.pdf.txt406f65f0374cae1984c1eda604380374MD52ORIGINAL001099376.pdfTexto completoapplication/pdf596959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198376/1/001099376.pdf4554068eab1bc9eb425726053c0bfc14MD5110183/1983762022-08-06 04:56:02.677624oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198376Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:56:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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