Simulation of the use of porous pavement and infiltration trench in public spaces supporting mobility

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montagna, Talita
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vieira, Rafaela, Kaufmann, Vander, Pinheiro, Adilson, Michel, Gean Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/233985
Resumo: O uso de técnicas sustentáveis na infraestrutura básica de uma cidade é um modo de reconquistar os espaços públicos. O objetivo deste estudo é avaliar os impactos nos processos hidrológicos dos espaços públicos que apoiam a mobilidade se constituídos por pavimento permeável e integrados a trincheiras de infiltração. A simulação hidrológica foi realizada com o modelo Swat. A bacia hidrográfica possui 54,05 km² e a área com controle dos escoamentos excedentes é de 0,66 km². O amortecimento da vazão de pico foi de 1,84% e do escoamento superficial em 2,82% da altura da lâmina-d’água ao longo do período simulado. Para um evento isolado, observou-se uma redução máxima de 7,9% da altura da lâmina de água. Observaram-se resultados positivos no amortecimento da vazão de pico no exutório da bacia e a redução da lâmina de água do escoamento superficial.
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