A importância de um centro especializado de crédito nas operações voltadas para o agronegócio no Banco Sigma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yoshioka, Sérgio Takeshi
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/80666
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar a importância da existência de um centro especializado em financiamentos rurais, utilizando como referência o Centro de Apoio ao Crédito (CAC) do Banco Sigma. O foco no Agronegócio é em razão da sua importância estratégica na economia nacional, e com ele a regulamentação do crédito agrícola, com a criação do Sistema Nacional de Crédito Rural na década de 1960. Neste ambiente verifica-se também a importância da participação das instituições financeiras, como principais agentes do governo para distribuição dos recursos disponibilizados ao setor agropecuário, o que na safra 2010/2011 está previsto que sejam em torno de R$ 100 bilhões. Dentro disto, o Banco Sigma é historicamente um dos maiores apoiadores do setor rural, atuando praticamente em todos os segmentos da cadeia produtiva agropecuária, disponibilizando inúmeras linhas de crédito para o custeio, investimentos e comercialização. Para sua operacionalização, várias ferramentas são disponibilizadas na forma de aplicativos e normativos internos, que requerem funcionários habilitados e detentores de um extenso conhecimento, o que nem sempre estão disponíveis nas agências. Aliado a isso, com a elevação da demanda do crédito e a grande renovação dos quadros funcionais que o Banco Sigma recentemente passou, houve uma deterioração da qualidade dos financiamentos realizados e nas informações prestadas aos produtores rurais, além da demora na sua formalização. Ciente deste problema, foi realizado um profundo estudo, resultando na criação do CAC, cujo objetivo era retirar boa parte da carga de trabalho das agências, agilizar e melhorar a qualidade de crédito. O estudo esteve focado especificamente um dos seus Centros, verificando quanto ao cumprimento de seu papel previamente estabelecido e a percepção das agências sobre a mesma, para isso foi utilizado da metodologia Survey, com base na aplicação de Questionários e o uso de gráficos na compilação dos dados obtidos. Os resultados desta pesquisa demonstraram que boa parte dos que trabalham no agronegócio, são compostos por funcionários recém-contratados e pouco conhecimento no assunto, o que gera grandes dificuldades na execução destas operações e no atendimento satisfatório ao produtor rural. Dentro desta realidade, foi unânime a percepção dos pesquisados quanto à importância da existência de tais centros, e que tem atendido satisfatoriamente as demandas efetuadas pela agência. Outro ponto levantado foi quanto às características observadas em relação ao CAC, constatando que os pontos positivos estão atendendo diretamente os objetivos traçados para a criação deste órgão e referente aos aspectos negativos, muitos foram inerentes ao seu tamanho, como a falta de padronização, comunicação, burocracia, entre outros. Foram também apresentados sugestões para ampliar suas funções e auxiliar mais eficientemente as agências. Conclui-se, portanto, que a existência de tais órgãos são importantes para o atendimento dos produtores rurais, sem a necessidade de realização de grandes mudanças ou investimentos e num curto prazo de tempo.
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