Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/163632 |
Resumo: | Este estudo investigou as possíveis relações entre estratégias de coping e a adaptação acadêmica em estudantes universitários. Além disso, procurou-se verificar se o gênero ou a etapa do curso (primeiro ou último ano) influenciariam na escolha de determinadas estratégias e nos níveis de adaptação ao ensino superior. Participaram desse estudo 412 acadêmicos. Para a coleta dos dados utilizou-se o Questionário de Vivências Acadêmicas – Versão Reduzida (QVA-r), a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP) e um questionário de dados sociodemográficos. Pode-se perceber que as estratégias focadas no problema e no suporte social correlacionaram-se positivamente com o processo de adaptação acadêmica e, na emoção e nas práticas religiosas/pensamento fantasioso, por sua vez, estiveram relacionadas negativamente com o processo de ajustamento ao ensino superior. |
id |
UFRGS-2_5f1f42f1c3113af5622b5147df33fd06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163632 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlotto, Rodrigo CarvalhoTeixeira, Marco Antonio PereiraDias, Ana Cristina Garcia2017-07-04T02:32:10Z20151413-8271http://hdl.handle.net/10183/163632001024625Este estudo investigou as possíveis relações entre estratégias de coping e a adaptação acadêmica em estudantes universitários. Além disso, procurou-se verificar se o gênero ou a etapa do curso (primeiro ou último ano) influenciariam na escolha de determinadas estratégias e nos níveis de adaptação ao ensino superior. Participaram desse estudo 412 acadêmicos. Para a coleta dos dados utilizou-se o Questionário de Vivências Acadêmicas – Versão Reduzida (QVA-r), a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP) e um questionário de dados sociodemográficos. Pode-se perceber que as estratégias focadas no problema e no suporte social correlacionaram-se positivamente com o processo de adaptação acadêmica e, na emoção e nas práticas religiosas/pensamento fantasioso, por sua vez, estiveram relacionadas negativamente com o processo de ajustamento ao ensino superior.This study investigated possible correlations between coping strategies and academic adaptation among undergraduate students. Furthermore, we sought to verify whether students’ gender and college year (first or last year) would influence their choice of specific strategies as well as their levels of adaptation to higher education. The sample consisted of 412 undergraduate students. The instruments used were the Academic Experiences Questionnaire – Reduced Version (AEQ-r), Ways of Coping Questionnaire (WAYS) and a sociodemographic questionnaire. Results revealed that strategies focused both on the problem and social support had a positive correlation with academic adaptation. On the other hand, strategies focused on emotion and religious practices/fanciful thinking were negatively related to the process of adaptation to higher education.Este estudio investigó las posibles relaciones entre las estrategias de coping y la adaptación académica en estudiantes universitarios. Además, buscó verificar si el género o la etapa del curso (primer o último año) influyeron en la elección de determinadas estrategias y en los niveles de adaptación a la enseñanza superior. Participaron del estudio 412 académicos y para la cosecha de datos se utilizó el Cuestionario de Vivencias Académicas – versión reducida – (CVA-r), la Escala Maneras de Enfrentamiento de Problemas (EMEP) y un cuestionario de datos sociodemográficos. Se pudo percibir que las estrategias enfocadas en el problema y en el apoyo social se correlacionaron positivamente con el proceso de adaptación académica. Las estrategias enfocadas en la emoción y en las prácticas religiosas/pensamiento fantasioso, a su vez, estuvieron relacionadas negativamente con el proceso de ajuste en la enseñanza superior.application/pdfporPsicoUSF. Bragança Paulista, SP. Vol. 20, n. 3 (set./dez. 2015), p. 421-432.Estudantes universitáriosCopingAdaptação psicológicaAdaptation to universityCopingAcademic experiencesHigher educationUndergraduate studentsAdaptación a la universidadCopingVivencias académicasEducación superiorUniversitariosAdaptação acadêmica e coping em estudantes universitáriosAdaptation to university and coping among undergraduate students Adaptación académica y coping en estudiantes universitarios info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001024625.pdf001024625.pdfTexto completoapplication/pdf231091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163632/1/001024625.pdf51d733511ffcd2041484d34cf0d01278MD51TEXT001024625.pdf.txt001024625.pdf.txtExtracted Texttext/plain53062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163632/2/001024625.pdf.txta432ef1ee96427433649773d6323197fMD52THUMBNAIL001024625.pdf.jpg001024625.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163632/3/001024625.pdf.jpg22c111cc2159bfa0a1fd82e843a87270MD5310183/1636322019-01-17 04:24:45.368381oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163632Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-17T06:24:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Adaptation to university and coping among undergraduate students |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Adaptación académica y coping en estudiantes universitarios |
title |
Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários |
spellingShingle |
Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários Carlotto, Rodrigo Carvalho Estudantes universitários Coping Adaptação psicológica Adaptation to university Coping Academic experiences Higher education Undergraduate students Adaptación a la universidad Coping Vivencias académicas Educación superior Universitarios |
title_short |
Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários |
title_full |
Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários |
title_fullStr |
Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários |
title_sort |
Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários |
author |
Carlotto, Rodrigo Carvalho |
author_facet |
Carlotto, Rodrigo Carvalho Teixeira, Marco Antonio Pereira Dias, Ana Cristina Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Marco Antonio Pereira Dias, Ana Cristina Garcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlotto, Rodrigo Carvalho Teixeira, Marco Antonio Pereira Dias, Ana Cristina Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes universitários Coping Adaptação psicológica |
topic |
Estudantes universitários Coping Adaptação psicológica Adaptation to university Coping Academic experiences Higher education Undergraduate students Adaptación a la universidad Coping Vivencias académicas Educación superior Universitarios |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Adaptation to university Coping Academic experiences Higher education Undergraduate students |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Adaptación a la universidad Coping Vivencias académicas Educación superior Universitarios |
description |
Este estudo investigou as possíveis relações entre estratégias de coping e a adaptação acadêmica em estudantes universitários. Além disso, procurou-se verificar se o gênero ou a etapa do curso (primeiro ou último ano) influenciariam na escolha de determinadas estratégias e nos níveis de adaptação ao ensino superior. Participaram desse estudo 412 acadêmicos. Para a coleta dos dados utilizou-se o Questionário de Vivências Acadêmicas – Versão Reduzida (QVA-r), a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP) e um questionário de dados sociodemográficos. Pode-se perceber que as estratégias focadas no problema e no suporte social correlacionaram-se positivamente com o processo de adaptação acadêmica e, na emoção e nas práticas religiosas/pensamento fantasioso, por sua vez, estiveram relacionadas negativamente com o processo de ajustamento ao ensino superior. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-04T02:32:10Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/163632 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-8271 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001024625 |
identifier_str_mv |
1413-8271 001024625 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/163632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
PsicoUSF. Bragança Paulista, SP. Vol. 20, n. 3 (set./dez. 2015), p. 421-432. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163632/1/001024625.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163632/2/001024625.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163632/3/001024625.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
51d733511ffcd2041484d34cf0d01278 a432ef1ee96427433649773d6323197f 22c111cc2159bfa0a1fd82e843a87270 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224920620859392 |