Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlotto, Rodrigo Carvalho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Teixeira, Marco Antonio Pereira, Dias, Ana Cristina Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/163632
Resumo: Este estudo investigou as possíveis relações entre estratégias de coping e a adaptação acadêmica em estudantes universitários. Além disso, procurou-se verificar se o gênero ou a etapa do curso (primeiro ou último ano) influenciariam na escolha de determinadas estratégias e nos níveis de adaptação ao ensino superior. Participaram desse estudo 412 acadêmicos. Para a coleta dos dados utilizou-se o Questionário de Vivências Acadêmicas – Versão Reduzida (QVA-r), a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP) e um questionário de dados sociodemográficos. Pode-se perceber que as estratégias focadas no problema e no suporte social correlacionaram-se positivamente com o processo de adaptação acadêmica e, na emoção e nas práticas religiosas/pensamento fantasioso, por sua vez, estiveram relacionadas negativamente com o processo de ajustamento ao ensino superior.
id UFRGS-2_5f1f42f1c3113af5622b5147df33fd06
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163632
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carlotto, Rodrigo CarvalhoTeixeira, Marco Antonio PereiraDias, Ana Cristina Garcia2017-07-04T02:32:10Z20151413-8271http://hdl.handle.net/10183/163632001024625Este estudo investigou as possíveis relações entre estratégias de coping e a adaptação acadêmica em estudantes universitários. Além disso, procurou-se verificar se o gênero ou a etapa do curso (primeiro ou último ano) influenciariam na escolha de determinadas estratégias e nos níveis de adaptação ao ensino superior. Participaram desse estudo 412 acadêmicos. Para a coleta dos dados utilizou-se o Questionário de Vivências Acadêmicas – Versão Reduzida (QVA-r), a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP) e um questionário de dados sociodemográficos. Pode-se perceber que as estratégias focadas no problema e no suporte social correlacionaram-se positivamente com o processo de adaptação acadêmica e, na emoção e nas práticas religiosas/pensamento fantasioso, por sua vez, estiveram relacionadas negativamente com o processo de ajustamento ao ensino superior.This study investigated possible correlations between coping strategies and academic adaptation among undergraduate students. Furthermore, we sought to verify whether students’ gender and college year (first or last year) would influence their choice of specific strategies as well as their levels of adaptation to higher education. The sample consisted of 412 undergraduate students. The instruments used were the Academic Experiences Questionnaire – Reduced Version (AEQ-r), Ways of Coping Questionnaire (WAYS) and a sociodemographic questionnaire. Results revealed that strategies focused both on the problem and social support had a positive correlation with academic adaptation. On the other hand, strategies focused on emotion and religious practices/fanciful thinking were negatively related to the process of adaptation to higher education.Este estudio investigó las posibles relaciones entre las estrategias de coping y la adaptación académica en estudiantes universitarios. Además, buscó verificar si el género o la etapa del curso (primer o último año) influyeron en la elección de determinadas estrategias y en los niveles de adaptación a la enseñanza superior. Participaron del estudio 412 académicos y para la cosecha de datos se utilizó el Cuestionario de Vivencias Académicas – versión reducida – (CVA-r), la Escala Maneras de Enfrentamiento de Problemas (EMEP) y un cuestionario de datos sociodemográficos. Se pudo percibir que las estrategias enfocadas en el problema y en el apoyo social se correlacionaron positivamente con el proceso de adaptación académica. Las estrategias enfocadas en la emoción y en las prácticas religiosas/pensamiento fantasioso, a su vez, estuvieron relacionadas negativamente con el proceso de ajuste en la enseñanza superior.application/pdfporPsicoUSF. Bragança Paulista, SP. Vol. 20, n. 3 (set./dez. 2015), p. 421-432.Estudantes universitáriosCopingAdaptação psicológicaAdaptation to universityCopingAcademic experiencesHigher educationUndergraduate studentsAdaptación a la universidadCopingVivencias académicasEducación superiorUniversitariosAdaptação acadêmica e coping em estudantes universitáriosAdaptation to university and coping among undergraduate students Adaptación académica y coping en estudiantes universitarios info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001024625.pdf001024625.pdfTexto completoapplication/pdf231091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163632/1/001024625.pdf51d733511ffcd2041484d34cf0d01278MD51TEXT001024625.pdf.txt001024625.pdf.txtExtracted Texttext/plain53062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163632/2/001024625.pdf.txta432ef1ee96427433649773d6323197fMD52THUMBNAIL001024625.pdf.jpg001024625.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163632/3/001024625.pdf.jpg22c111cc2159bfa0a1fd82e843a87270MD5310183/1636322019-01-17 04:24:45.368381oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163632Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-17T06:24:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Adaptation to university and coping among undergraduate students
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Adaptación académica y coping en estudiantes universitarios
title Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários
spellingShingle Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários
Carlotto, Rodrigo Carvalho
Estudantes universitários
Coping
Adaptação psicológica
Adaptation to university
Coping
Academic experiences
Higher education
Undergraduate students
Adaptación a la universidad
Coping
Vivencias académicas
Educación superior
Universitarios
title_short Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários
title_full Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários
title_fullStr Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários
title_full_unstemmed Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários
title_sort Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários
author Carlotto, Rodrigo Carvalho
author_facet Carlotto, Rodrigo Carvalho
Teixeira, Marco Antonio Pereira
Dias, Ana Cristina Garcia
author_role author
author2 Teixeira, Marco Antonio Pereira
Dias, Ana Cristina Garcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlotto, Rodrigo Carvalho
Teixeira, Marco Antonio Pereira
Dias, Ana Cristina Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes universitários
Coping
Adaptação psicológica
topic Estudantes universitários
Coping
Adaptação psicológica
Adaptation to university
Coping
Academic experiences
Higher education
Undergraduate students
Adaptación a la universidad
Coping
Vivencias académicas
Educación superior
Universitarios
dc.subject.eng.fl_str_mv Adaptation to university
Coping
Academic experiences
Higher education
Undergraduate students
dc.subject.spa.fl_str_mv Adaptación a la universidad
Coping
Vivencias académicas
Educación superior
Universitarios
description Este estudo investigou as possíveis relações entre estratégias de coping e a adaptação acadêmica em estudantes universitários. Além disso, procurou-se verificar se o gênero ou a etapa do curso (primeiro ou último ano) influenciariam na escolha de determinadas estratégias e nos níveis de adaptação ao ensino superior. Participaram desse estudo 412 acadêmicos. Para a coleta dos dados utilizou-se o Questionário de Vivências Acadêmicas – Versão Reduzida (QVA-r), a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP) e um questionário de dados sociodemográficos. Pode-se perceber que as estratégias focadas no problema e no suporte social correlacionaram-se positivamente com o processo de adaptação acadêmica e, na emoção e nas práticas religiosas/pensamento fantasioso, por sua vez, estiveram relacionadas negativamente com o processo de ajustamento ao ensino superior.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-04T02:32:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/163632
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-8271
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001024625
identifier_str_mv 1413-8271
001024625
url http://hdl.handle.net/10183/163632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv PsicoUSF. Bragança Paulista, SP. Vol. 20, n. 3 (set./dez. 2015), p. 421-432.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163632/1/001024625.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163632/2/001024625.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163632/3/001024625.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 51d733511ffcd2041484d34cf0d01278
a432ef1ee96427433649773d6323197f
22c111cc2159bfa0a1fd82e843a87270
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224920620859392