O cuidado de si em peregrinos da EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stedile, Joana Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195571
Resumo: No presente Trabalho de Conclusão de Curso, aprofunda-se a reflexão sobre as relações dos sujeitos consigo mesmo, a partir do conceito de cuidado de si de Foucault (FOUCAULT, 2004, 2006; GROSS, 2008; GALVÃO, 2014), assim como entre os sujeitos, no caso, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando-se a contribuição deste para a educação (FISCHER; MARCELLO, 2014). Como pesquisa teórica e documental, são realizados estudos acerca do conceito de cuidado de si e é analisado excertos do Diário de Classe do estágio curricular da autora, realizado em docência compartilhada, em uma escola municipal de Porto Alegre que atende pessoas peregrinas (KLEIN, 2018) - população em situação de rua e/ou de vulnerabilidade social -, na Totalidade II da Educação de jovens e Adultos em 2018/1. O fato da escola ter um público bastante específico lhe gera características peculiares para promover a inclusão, apresentando-se, em seu Projeto Político Pedagógico, como “espaço de acolhimento, organização e socialização de saberes, que atende para além da escolarização formal” (SANTOS, 2018). Faz-se importante salientar que estas pessoas atendidas pela escola, são jovens e adultos com mais de 15 anos que se caracterizam pelo abandono ou rompimento de vínculos familiares, ou seja, se caracterizam por um desenraizamento social e cultural (MARTINS, 1979) gerado sempre por alguma forma de violência, seja física, econômica, psicológica, entre outras. Já em situação de rua, passam a vivenciar outras relações sociais, juntamente com a “cultura da rua”; mas, apesar disso e dentro das suas condições, exercem outras possibilidades “de ser o que se é”. Algumas problemáticas emergidas do estágio que deram origem a esta pesquisa, foram os conflitos cotidianos, o modo de resolvê-los, tanto pela escola como pelos próprios estudantes, e as práticas de cuidado ou não cuidado consigo próprios e com os outros. O desenvolvimento do trabalho ocorre através da análise de cenas significativas selecionadas do Diário de Classe do estágio curricular obrigatório. Por fim, busca-se a contribuição do conceito do cuidado de si (FOUCAULT, 2006) para constituir uma prática pedagógica geradora do cultivar-se, avistando as relações éticas, a autonomia e a liberdade, e avivando a estética de existir nessa população peregrina.
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