Professor intelectual : protagonismo docente nas escolas municipais de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32057 |
Resumo: | O presente trabalho investiga o protagonismo dos professores das escolas municipais de Porto Alegre nos processos de elaboração e implementação de propostas político-pedagógicas. Como parte uma pesquisa mais ampla que busca examinar possíveis efeitos duradouros e/ou residuais das reformas educacionais implementadas nos 16 anos da Administração Popular em Porto Alegre, analisa especificamente a atuação docente desde a implementação da Escola Cidadã, traçando um paralelo até o atual momento, passados mais de sete anos da mudança na administração da cidade. Objetiva-se, centralmente, perceber, localizar e documentar os espaços e os momentos em que o professor exerce um papel de autoria intelectual propositiva nas escolas. A metodologia consistiu de entrevistas semiestruturadas com as equipes diretivas e entrevistas e observações de aulas com, no mínimo, quatro professores (dois que já trabalhavam no período de atuação da Administração Popular e dois que não tenham atuado naquele período) em cada escola, além de análise documental. Os referenciais teóricos utilizados foram, principalmente, os estudos desenvolvidos por Giroux no campo da pedagogia crítica e Sarmento, no campo da pesquisa qualitativa em sociologia da educação; além do trabalho de Fischer. A pesquisa aponta para um esvaziamento da proposta da Escola Cidadã, demonstrando que quando os professores são partícipes ativos nos processos de tomadas de decisão, envolvem-se e comprometem-se mais com o trabalho pedagógico. |
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