Professor intelectual : protagonismo docente nas escolas municipais de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tiago Cortinaz da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32057
Resumo: O presente trabalho investiga o protagonismo dos professores das escolas municipais de Porto Alegre nos processos de elaboração e implementação de propostas político-pedagógicas. Como parte uma pesquisa mais ampla que busca examinar possíveis efeitos duradouros e/ou residuais das reformas educacionais implementadas nos 16 anos da Administração Popular em Porto Alegre, analisa especificamente a atuação docente desde a implementação da Escola Cidadã, traçando um paralelo até o atual momento, passados mais de sete anos da mudança na administração da cidade. Objetiva-se, centralmente, perceber, localizar e documentar os espaços e os momentos em que o professor exerce um papel de autoria intelectual propositiva nas escolas. A metodologia consistiu de entrevistas semiestruturadas com as equipes diretivas e entrevistas e observações de aulas com, no mínimo, quatro professores (dois que já trabalhavam no período de atuação da Administração Popular e dois que não tenham atuado naquele período) em cada escola, além de análise documental. Os referenciais teóricos utilizados foram, principalmente, os estudos desenvolvidos por Giroux no campo da pedagogia crítica e Sarmento, no campo da pesquisa qualitativa em sociologia da educação; além do trabalho de Fischer. A pesquisa aponta para um esvaziamento da proposta da Escola Cidadã, demonstrando que quando os professores são partícipes ativos nos processos de tomadas de decisão, envolvem-se e comprometem-se mais com o trabalho pedagógico.
id UFRGS-2_5fe351ca373608fe4fc863acc6b5ff01
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32057
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Tiago Cortinaz daGandin, Luis Armando2011-09-27T01:17:10Z2011http://hdl.handle.net/10183/32057000786708O presente trabalho investiga o protagonismo dos professores das escolas municipais de Porto Alegre nos processos de elaboração e implementação de propostas político-pedagógicas. Como parte uma pesquisa mais ampla que busca examinar possíveis efeitos duradouros e/ou residuais das reformas educacionais implementadas nos 16 anos da Administração Popular em Porto Alegre, analisa especificamente a atuação docente desde a implementação da Escola Cidadã, traçando um paralelo até o atual momento, passados mais de sete anos da mudança na administração da cidade. Objetiva-se, centralmente, perceber, localizar e documentar os espaços e os momentos em que o professor exerce um papel de autoria intelectual propositiva nas escolas. A metodologia consistiu de entrevistas semiestruturadas com as equipes diretivas e entrevistas e observações de aulas com, no mínimo, quatro professores (dois que já trabalhavam no período de atuação da Administração Popular e dois que não tenham atuado naquele período) em cada escola, além de análise documental. Os referenciais teóricos utilizados foram, principalmente, os estudos desenvolvidos por Giroux no campo da pedagogia crítica e Sarmento, no campo da pesquisa qualitativa em sociologia da educação; além do trabalho de Fischer. A pesquisa aponta para um esvaziamento da proposta da Escola Cidadã, demonstrando que quando os professores são partícipes ativos nos processos de tomadas de decisão, envolvem-se e comprometem-se mais com o trabalho pedagógico.application/pdfporProfessorTrabalhoEnsino público municipalProfessor intelectual : protagonismo docente nas escolas municipais de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000786708.pdf.txt000786708.pdf.txtExtracted Texttext/plain101974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32057/2/000786708.pdf.txt9fbf9a20bb85ac2ab7eb5686b8f59019MD52ORIGINAL000786708.pdf000786708.pdfTexto completoapplication/pdf579996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32057/1/000786708.pdfa39cdd1c7f37e2b9b01ead2966e2b17eMD51THUMBNAIL000786708.pdf.jpg000786708.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32057/3/000786708.pdf.jpg65ee79cd26af80b2a1df8cb5ae6f4700MD5310183/320572022-06-12 04:41:50.42074oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32057Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-12T07:41:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professor intelectual : protagonismo docente nas escolas municipais de Porto Alegre
title Professor intelectual : protagonismo docente nas escolas municipais de Porto Alegre
spellingShingle Professor intelectual : protagonismo docente nas escolas municipais de Porto Alegre
Silva, Tiago Cortinaz da
Professor
Trabalho
Ensino público municipal
title_short Professor intelectual : protagonismo docente nas escolas municipais de Porto Alegre
title_full Professor intelectual : protagonismo docente nas escolas municipais de Porto Alegre
title_fullStr Professor intelectual : protagonismo docente nas escolas municipais de Porto Alegre
title_full_unstemmed Professor intelectual : protagonismo docente nas escolas municipais de Porto Alegre
title_sort Professor intelectual : protagonismo docente nas escolas municipais de Porto Alegre
author Silva, Tiago Cortinaz da
author_facet Silva, Tiago Cortinaz da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tiago Cortinaz da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gandin, Luis Armando
contributor_str_mv Gandin, Luis Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Trabalho
Ensino público municipal
topic Professor
Trabalho
Ensino público municipal
description O presente trabalho investiga o protagonismo dos professores das escolas municipais de Porto Alegre nos processos de elaboração e implementação de propostas político-pedagógicas. Como parte uma pesquisa mais ampla que busca examinar possíveis efeitos duradouros e/ou residuais das reformas educacionais implementadas nos 16 anos da Administração Popular em Porto Alegre, analisa especificamente a atuação docente desde a implementação da Escola Cidadã, traçando um paralelo até o atual momento, passados mais de sete anos da mudança na administração da cidade. Objetiva-se, centralmente, perceber, localizar e documentar os espaços e os momentos em que o professor exerce um papel de autoria intelectual propositiva nas escolas. A metodologia consistiu de entrevistas semiestruturadas com as equipes diretivas e entrevistas e observações de aulas com, no mínimo, quatro professores (dois que já trabalhavam no período de atuação da Administração Popular e dois que não tenham atuado naquele período) em cada escola, além de análise documental. Os referenciais teóricos utilizados foram, principalmente, os estudos desenvolvidos por Giroux no campo da pedagogia crítica e Sarmento, no campo da pesquisa qualitativa em sociologia da educação; além do trabalho de Fischer. A pesquisa aponta para um esvaziamento da proposta da Escola Cidadã, demonstrando que quando os professores são partícipes ativos nos processos de tomadas de decisão, envolvem-se e comprometem-se mais com o trabalho pedagógico.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-27T01:17:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32057
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000786708
url http://hdl.handle.net/10183/32057
identifier_str_mv 000786708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32057/2/000786708.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32057/1/000786708.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32057/3/000786708.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9fbf9a20bb85ac2ab7eb5686b8f59019
a39cdd1c7f37e2b9b01ead2966e2b17e
65ee79cd26af80b2a1df8cb5ae6f4700
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413755998208