"Crescer" na biblioteca escolar : um estudo de caso na Biblioteca Nossa Senhora das Dores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Graziela Silveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/175286
Resumo: Apresenta um estudo de caso da Biblioteca Nossa Senhora das Dores que tem por propósito verificar como a equipe da biblioteca Nossa Senhora das Dores percebe a transição para o ambiente geral da biblioteca dos alunos do sexto ano que frequentaram o espaço infantil. A pesquisa tem como objetivo geral verificar como a equipe da biblioteca Nossa Senhora das Dores percebe a transição dos alunos do sexto ano que frequentaram o espaço infantil para o ambiente geral da biblioteca. Os objetivos específicos são descrever os recursos e serviços ofertados pela biblioteca para os alunos a partir do sexto ano; averiguar a percepção da equipe em relação a transição dos alunos do sexto ano para o ambiente da biblioteca após terem vivenciado o espaço infantil e elencar as possibilidades propostas pela equipe da biblioteca para o público a partir do sexto ano. Conclui-se que os recursos e serviços ofertados a partir do sexto ano sofrem uma ruptura em relação ao que era desenvolvido até o quinto ano.Após o sexto ano a ausência de atividades e serviços prestados reduz a freqüência ao espaço e ao número de empréstimos. A equipe mostra-se ciente da situação e disposta a desenvolver atividades e serviços que contribuam com a mudança da situação encontrada. Para isso, a parceria com os professores, o oferecimento de atividades de incentivo à leitura e o auxílio à pesquisa são apontados pela equipe da biblioteca como possíveis alternativas para os alunos a partir do sexto ano.
id UFRGS-2_601a4e52d7035471290c174211fc9ff4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175286
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Graziela SilveiraStueber, Ketlen2018-05-03T02:26:35Z2017http://hdl.handle.net/10183/175286001062385Apresenta um estudo de caso da Biblioteca Nossa Senhora das Dores que tem por propósito verificar como a equipe da biblioteca Nossa Senhora das Dores percebe a transição para o ambiente geral da biblioteca dos alunos do sexto ano que frequentaram o espaço infantil. A pesquisa tem como objetivo geral verificar como a equipe da biblioteca Nossa Senhora das Dores percebe a transição dos alunos do sexto ano que frequentaram o espaço infantil para o ambiente geral da biblioteca. Os objetivos específicos são descrever os recursos e serviços ofertados pela biblioteca para os alunos a partir do sexto ano; averiguar a percepção da equipe em relação a transição dos alunos do sexto ano para o ambiente da biblioteca após terem vivenciado o espaço infantil e elencar as possibilidades propostas pela equipe da biblioteca para o público a partir do sexto ano. Conclui-se que os recursos e serviços ofertados a partir do sexto ano sofrem uma ruptura em relação ao que era desenvolvido até o quinto ano.Após o sexto ano a ausência de atividades e serviços prestados reduz a freqüência ao espaço e ao número de empréstimos. A equipe mostra-se ciente da situação e disposta a desenvolver atividades e serviços que contribuam com a mudança da situação encontrada. Para isso, a parceria com os professores, o oferecimento de atividades de incentivo à leitura e o auxílio à pesquisa são apontados pela equipe da biblioteca como possíveis alternativas para os alunos a partir do sexto ano.It presents a case study from the Nossa Senhora das Dores Library, whose purpose is to verify how the Nossa Senhora das Dores library team perceives the transition to the general library environment of the sixth year students who attended the children's space. The research has as general objective to verify how the team of the Nossa Senhora das Dores library perceives the transition of the students of the sixth year who attended the children's space to the general environment of the library. The specific objectives are to describe the resources and services offered by the library for students from the sixth year; to ascertain the team's perception regarding the transition of the sixth year students to the library environment after having experienced the children's space and list the possibilities proposed by the library team for the public from the sixth year. It is concluded that the resources and services offered from the sixth year suffer a rupture in relation to what was developed until the fifth year. After the sixth year, the absence of activities and services provided reduced the frequency of space and the number of loans. The team is aware of the situation and willing to develop activities and services that contribute to the change of the situation found. For this, the partnership with the teachers, the offer of activities to encourage reading and aid to research are pointed out by the library staff as possible alternatives for students from the sixth year.application/pdfporBiblioteca escolarSchool Library: activities and servicesYoung people’s presence at school libraryNossa Senhora Dores Library (Porto Alegre, RS)"Crescer" na biblioteca escolar : um estudo de caso na Biblioteca Nossa Senhora das Doresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062385.pdf001062385.pdfTexto completoapplication/pdf1198910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175286/1/001062385.pdfe0d8769163c2a5aa12e9998cf50c0120MD51TEXT001062385.pdf.txt001062385.pdf.txtExtracted Texttext/plain140186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175286/2/001062385.pdf.txtde4452b89659a2026f26b899da0a34e1MD5210183/1752862018-05-04 02:25:57.384955oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175286Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-04T05:25:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Crescer" na biblioteca escolar : um estudo de caso na Biblioteca Nossa Senhora das Dores
title "Crescer" na biblioteca escolar : um estudo de caso na Biblioteca Nossa Senhora das Dores
spellingShingle "Crescer" na biblioteca escolar : um estudo de caso na Biblioteca Nossa Senhora das Dores
Silveira, Graziela Silveira
Biblioteca escolar
School Library: activities and services
Young people’s presence at school library
Nossa Senhora Dores Library (Porto Alegre, RS)
title_short "Crescer" na biblioteca escolar : um estudo de caso na Biblioteca Nossa Senhora das Dores
title_full "Crescer" na biblioteca escolar : um estudo de caso na Biblioteca Nossa Senhora das Dores
title_fullStr "Crescer" na biblioteca escolar : um estudo de caso na Biblioteca Nossa Senhora das Dores
title_full_unstemmed "Crescer" na biblioteca escolar : um estudo de caso na Biblioteca Nossa Senhora das Dores
title_sort "Crescer" na biblioteca escolar : um estudo de caso na Biblioteca Nossa Senhora das Dores
author Silveira, Graziela Silveira
author_facet Silveira, Graziela Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Graziela Silveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stueber, Ketlen
contributor_str_mv Stueber, Ketlen
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
topic Biblioteca escolar
School Library: activities and services
Young people’s presence at school library
Nossa Senhora Dores Library (Porto Alegre, RS)
dc.subject.eng.fl_str_mv School Library: activities and services
Young people’s presence at school library
Nossa Senhora Dores Library (Porto Alegre, RS)
description Apresenta um estudo de caso da Biblioteca Nossa Senhora das Dores que tem por propósito verificar como a equipe da biblioteca Nossa Senhora das Dores percebe a transição para o ambiente geral da biblioteca dos alunos do sexto ano que frequentaram o espaço infantil. A pesquisa tem como objetivo geral verificar como a equipe da biblioteca Nossa Senhora das Dores percebe a transição dos alunos do sexto ano que frequentaram o espaço infantil para o ambiente geral da biblioteca. Os objetivos específicos são descrever os recursos e serviços ofertados pela biblioteca para os alunos a partir do sexto ano; averiguar a percepção da equipe em relação a transição dos alunos do sexto ano para o ambiente da biblioteca após terem vivenciado o espaço infantil e elencar as possibilidades propostas pela equipe da biblioteca para o público a partir do sexto ano. Conclui-se que os recursos e serviços ofertados a partir do sexto ano sofrem uma ruptura em relação ao que era desenvolvido até o quinto ano.Após o sexto ano a ausência de atividades e serviços prestados reduz a freqüência ao espaço e ao número de empréstimos. A equipe mostra-se ciente da situação e disposta a desenvolver atividades e serviços que contribuam com a mudança da situação encontrada. Para isso, a parceria com os professores, o oferecimento de atividades de incentivo à leitura e o auxílio à pesquisa são apontados pela equipe da biblioteca como possíveis alternativas para os alunos a partir do sexto ano.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-03T02:26:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/175286
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062385
url http://hdl.handle.net/10183/175286
identifier_str_mv 001062385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175286/1/001062385.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175286/2/001062385.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e0d8769163c2a5aa12e9998cf50c0120
de4452b89659a2026f26b899da0a34e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224548762255360