A promoção da saúde e a formação : caminhos para a integralidade do cuidado no SUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Júlia Castro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215501
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso busca analisar o tema da Promoção da Saúde sob a perspectiva de psicólogas egressas da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. O percurso é composto por uma construção de relações, que articulam as narrativas à discussão teórico-política dos temas emergentes de forma crítica. Utiliza-se a análise temática como metodologia, a partir de narrativas colhidas em um instrumento elaborado no Google Forms, constituído por questões referentes à promoção da saúde na formação e no trabalho da Atenção Básica. A análise evidencia a relevância das ações de promoção da saúde para superar o modelo assistencial biologicista e efetivar os princípios de equidade e integralidade, sendo os grupos o principal dispositivo experienciado dentre as participantes. Aponta-se, também, os determinantes sociais da saúde enquanto elemento a potencializar a formação e a assistência, já que esses fatores são importantes condições para manifestar o conceito de saúde ampliada, proposto pelo SUS brasileiro.
id UFRGS-2_603dd71eb29657b79c08ba963ff5fcec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215501
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Júlia CastroPasini, Vera Lúcia2020-11-28T04:20:15Z2020http://hdl.handle.net/10183/215501001120143Este Trabalho de Conclusão de Curso busca analisar o tema da Promoção da Saúde sob a perspectiva de psicólogas egressas da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. O percurso é composto por uma construção de relações, que articulam as narrativas à discussão teórico-política dos temas emergentes de forma crítica. Utiliza-se a análise temática como metodologia, a partir de narrativas colhidas em um instrumento elaborado no Google Forms, constituído por questões referentes à promoção da saúde na formação e no trabalho da Atenção Básica. A análise evidencia a relevância das ações de promoção da saúde para superar o modelo assistencial biologicista e efetivar os princípios de equidade e integralidade, sendo os grupos o principal dispositivo experienciado dentre as participantes. Aponta-se, também, os determinantes sociais da saúde enquanto elemento a potencializar a formação e a assistência, já que esses fatores são importantes condições para manifestar o conceito de saúde ampliada, proposto pelo SUS brasileiro.application/pdfporPromoção da saúdePolíticas públicasPsicologiaSistema Único de Saúde (SUS)A promoção da saúde e a formação : caminhos para a integralidade do cuidado no SUSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2020Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120143.pdf.txt001120143.pdf.txtExtracted Texttext/plain89005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215501/2/001120143.pdf.txt0ae097d960d9a711b76c571bab11f672MD52ORIGINAL001120143.pdfTexto completoapplication/pdf605567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215501/1/001120143.pdf6ee5381ae901b2976bbea218fa8b3221MD5110183/2155012020-11-29 05:10:34.552856oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215501Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-29T07:10:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A promoção da saúde e a formação : caminhos para a integralidade do cuidado no SUS
title A promoção da saúde e a formação : caminhos para a integralidade do cuidado no SUS
spellingShingle A promoção da saúde e a formação : caminhos para a integralidade do cuidado no SUS
Martins, Júlia Castro
Promoção da saúde
Políticas públicas
Psicologia
Sistema Único de Saúde (SUS)
title_short A promoção da saúde e a formação : caminhos para a integralidade do cuidado no SUS
title_full A promoção da saúde e a formação : caminhos para a integralidade do cuidado no SUS
title_fullStr A promoção da saúde e a formação : caminhos para a integralidade do cuidado no SUS
title_full_unstemmed A promoção da saúde e a formação : caminhos para a integralidade do cuidado no SUS
title_sort A promoção da saúde e a formação : caminhos para a integralidade do cuidado no SUS
author Martins, Júlia Castro
author_facet Martins, Júlia Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Júlia Castro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pasini, Vera Lúcia
contributor_str_mv Pasini, Vera Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção da saúde
Políticas públicas
Psicologia
Sistema Único de Saúde (SUS)
topic Promoção da saúde
Políticas públicas
Psicologia
Sistema Único de Saúde (SUS)
description Este Trabalho de Conclusão de Curso busca analisar o tema da Promoção da Saúde sob a perspectiva de psicólogas egressas da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. O percurso é composto por uma construção de relações, que articulam as narrativas à discussão teórico-política dos temas emergentes de forma crítica. Utiliza-se a análise temática como metodologia, a partir de narrativas colhidas em um instrumento elaborado no Google Forms, constituído por questões referentes à promoção da saúde na formação e no trabalho da Atenção Básica. A análise evidencia a relevância das ações de promoção da saúde para superar o modelo assistencial biologicista e efetivar os princípios de equidade e integralidade, sendo os grupos o principal dispositivo experienciado dentre as participantes. Aponta-se, também, os determinantes sociais da saúde enquanto elemento a potencializar a formação e a assistência, já que esses fatores são importantes condições para manifestar o conceito de saúde ampliada, proposto pelo SUS brasileiro.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-28T04:20:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215501
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001120143
url http://hdl.handle.net/10183/215501
identifier_str_mv 001120143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215501/2/001120143.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215501/1/001120143.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ae097d960d9a711b76c571bab11f672
6ee5381ae901b2976bbea218fa8b3221
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447268569907200