Representações no fluxo televisivo : a naturalização das “novas tecnologias” no telejornal, na telenovela e na publicidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174425 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é analisar as representações sobre “novas tecnologias” no fluxo televisivo, considerando o encadeamento entre telejornal, telenovela e publicidade. No âmbito teórico, discutimos a circulação social de representações (MOSCOVICI, 1978[1961]; GOFFMAN,1979; HALL, 1997) na perspectiva analítica do fluxo televisivo (WILLIAMS, 1992[1974]; JENSEN, 1995). Quanto às estratégias metodológicas, o corpus é constituído pelo fluxo de fragmentos da programação do canal que tematizaram o assunto investigado. Inspirados na “análise de curto alcance do fluxo” de Williams (1992) e nas estratégias sugeridas por Jensen (1995), enfatizamos uma abordagem qualitativa mesclada a algumas estratégias quantitativas e adotamos os procedimentos da análise documental. Ao final, elaboramos três categorias referentes à estruturação de representações sobre “novas tecnologias” através do encadeamento de diferentes gêneros televisivos. Com uma ocorrência maior no telejornalismo, na publicidade e, depois, na telenovela, o fluxo representou aparatos, tecnologias de conexão e diferentes plataformas digitais a partir de diferentes ritmos, intensidades e valores associados, contribuindo na naturalização de algumas representações. |
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Silva, Nathália dos SantosPiedras, Elisa Reinhardt2018-04-05T02:25:51Z20171981-4070http://hdl.handle.net/10183/174425001063814O objetivo desta pesquisa é analisar as representações sobre “novas tecnologias” no fluxo televisivo, considerando o encadeamento entre telejornal, telenovela e publicidade. No âmbito teórico, discutimos a circulação social de representações (MOSCOVICI, 1978[1961]; GOFFMAN,1979; HALL, 1997) na perspectiva analítica do fluxo televisivo (WILLIAMS, 1992[1974]; JENSEN, 1995). Quanto às estratégias metodológicas, o corpus é constituído pelo fluxo de fragmentos da programação do canal que tematizaram o assunto investigado. Inspirados na “análise de curto alcance do fluxo” de Williams (1992) e nas estratégias sugeridas por Jensen (1995), enfatizamos uma abordagem qualitativa mesclada a algumas estratégias quantitativas e adotamos os procedimentos da análise documental. Ao final, elaboramos três categorias referentes à estruturação de representações sobre “novas tecnologias” através do encadeamento de diferentes gêneros televisivos. Com uma ocorrência maior no telejornalismo, na publicidade e, depois, na telenovela, o fluxo representou aparatos, tecnologias de conexão e diferentes plataformas digitais a partir de diferentes ritmos, intensidades e valores associados, contribuindo na naturalização de algumas representações.The goal of this research is to analyse the representations about "new technologies" in the television flow, considering the catenation of news programs, soap operas and advertising. At the theoretical level, we discuss the social circulation of representations (MOSCOVICI, 1978[1961]; GOFFMAN, 1979; HALL, 1997) in the analytical perspective of television flow (WILLIAMS, 1992[1974]; JENSEN, 1995). About the methodological strategies, the corpus is the flow of programming fragments concerning the theme of “new technologies”. Inspired by Williams’s (1992) “close-range analysis of flow” and by Jensen’s (1995) strategies, we emphasize a qualitative approach articulated with some quantitative strategies and adopted the documental analysis procedures (CELLARD, 2010). Finally, we elaborate three categories concerning the structuration “new technologies’” representations through the catenation between different television genres. With a major occurrence in the news programs, and after in the ads and soap operas, the flow has represented gadgets, connection technologies’ and many digital platforms with differents rhythms, intensities and associated values, working on the naturalization of some representations.application/pdfporLumina : Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora [recurso eletrônico]. Juiz de Fora: UFJF. Vol. 11, n. 3, (set./dez. 2017), p. 173-192PublicidadeTelevisão (Comunicação)Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)RepresentationsTelevision flowNew technologiesRepresentações no fluxo televisivo : a naturalização das “novas tecnologias” no telejornal, na telenovela e na publicidadeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063814.pdf001063814.pdfTexto completoapplication/pdf533557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174425/1/001063814.pdf0ad19512e877e4ca115fbc24d76a260cMD51TEXT001063814.pdf.txt001063814.pdf.txtExtracted Texttext/plain48063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174425/2/001063814.pdf.txted21c5e2db1ec213d3b3a78fb8febdb0MD52THUMBNAIL001063814.pdf.jpg001063814.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174425/3/001063814.pdf.jpg3a2942e641cf43b37329b49505b52c5cMD5310183/1744252018-10-26 10:17:55.056oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174425Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:17:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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