Por um teatro libertário : a sala de aula como zona autônoma temporária

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Main Author: Klein, Bruna Beringer
Publication Date: 2018
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/187850
Summary: O trabalho apresenta reflexões teóricas acerca do conceito de Zona Autônoma Temporária (ZAT), segundo Bey (2010), considerando sua possibilidade de constituição na prática educacional. A prática desenvolveu-se nas aulas de teatro ministradas pela autora junto a uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública de Porto Alegre (RS), vinculada ao seu Estágio de Docência em Teatro, no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O texto inicia por um histórico da instutuição escolar e sua relação com o Estado (Gallo, 2002), que leva em conta os interesses em jogo nesta relação, especialmente no Brasil. E, em contraponto, reflete sobre as alternativas educacionais propostas por anarquistas brasileiros no início do século XX. A seguir, apresenta uma reflexão sobre arte e teatro na escola, a partir do estudo dos documentos oficiais norteadores dos currículos escolares brasileiros. Considerados esses referenciais, apresenta-se um plano de trabalho elaborado para a prática do Estágio de Docência, que busca estabelecer relações entre ZAT e o conceito de jogo, segundo autores como Boal (2010), Ryngaert (2009) e Spolin (1987). O trabalho culmina numa reflexão sobre algumas das práticas desenvolvidas durante o Estágio, com foco nas possíveis relações com a ZAT e com o conceito de sala de aula aberta, que significaram aos sujeitos da aprendizagem romperem com as relações escolares previamente estabelecidas, evidenciando a aula de teatro como propiciadora de um espaço autonomia e liberdade.
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