Ato docente como ato criativo : acontecimento e experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hofstaetter, Andrea
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263795
Resumo: As Atividades de Allan Kaprow e a ideia de Pedagogia como evento, de Dennis Atkinson, são chave para pensar na criação de uma proposta de Objeto propositor poético e na atuação docente como atuação criativa. Transformar a ideia de materiais didáticos para Artes Visuais significa repensar processos educativos visando transformações não só nos modos de aprender, mas também nas formas de relacionar-se e de ocupar os espaços, utilizando o corpo, proporcionando diálogos e compartilhamento de saberes, além de incluir aspectos lúdicos e imaginativos.
id UFRGS-2_6080044404b08dc8d79ebe2e208a2222
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263795
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hofstaetter, Andrea2023-08-19T03:31:44Z20222357-9854http://hdl.handle.net/10183/263795001156168As Atividades de Allan Kaprow e a ideia de Pedagogia como evento, de Dennis Atkinson, são chave para pensar na criação de uma proposta de Objeto propositor poético e na atuação docente como atuação criativa. Transformar a ideia de materiais didáticos para Artes Visuais significa repensar processos educativos visando transformações não só nos modos de aprender, mas também nas formas de relacionar-se e de ocupar os espaços, utilizando o corpo, proporcionando diálogos e compartilhamento de saberes, além de incluir aspectos lúdicos e imaginativos.The Activities of Allan Kaprow and the idea of Pedagogy as an event, by Dennis Atkinson, are key elements when thinking of the creation of a proposal for a Poetic proposer object and the teaching performance as creative performance. Transforming the idea of teaching materials for Visual Arts means rethinking educational processes aimed at transforming not only the ways of learning, but also the ways of relating and occupying spaces, using the body, encouraging dialogues and sharing knowledge, in addition to including playful and imaginative aspects.Las Actividades de Allan Kaprow y la idea de la Pedagogía como Evento de Dennis Atkinson son claves para pensar la creación de una propuesta de Objeto poético propositivo y en la actuación docente como actuación creativa. Transformar la idea de materiales didácticos para las Artes Visuales significa repensar los procesos educativos visando transformaciones no sólo en los modos de aprender, sino también en los modos de relacionarse y ocupar espacios, usando el cuerpo, haciendo posible que haya diálogos y el intercambio de saberes, además de incluir aspectos lúdicos e imaginativos.application/pdfporGEARTE : revista do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS. Vol. 9 (2022), 14 f.Pedagogia do eventoObjeto propositorKaprow’s activitiesPedagogy of the eventPoetic proposer objectActividades de KaprowPedagogía del eventoObjeto poético propositivoAto docente como ato criativo : acontecimento e experiênciaPoetic proposer object in the production of the pedagogical event El acto docente como acto creativo: acontecimiento y experiencia info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001156168.pdf.txt001156168.pdf.txtExtracted Texttext/plain30196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263795/2/001156168.pdf.txt6e54701b04a6a024bbd1ed4979c53febMD52ORIGINAL001156168.pdfTexto completoapplication/pdf840039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263795/1/001156168.pdf899d08937632c8b1a158a162066a2421MD5110183/2637952023-09-30 03:40:27.857609oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263795Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-30T06:40:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ato docente como ato criativo : acontecimento e experiência
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Poetic proposer object in the production of the pedagogical event
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El acto docente como acto creativo: acontecimiento y experiencia
title Ato docente como ato criativo : acontecimento e experiência
spellingShingle Ato docente como ato criativo : acontecimento e experiência
Hofstaetter, Andrea
Pedagogia do evento
Objeto propositor
Kaprow’s activities
Pedagogy of the event
Poetic proposer object
Actividades de Kaprow
Pedagogía del evento
Objeto poético propositivo
title_short Ato docente como ato criativo : acontecimento e experiência
title_full Ato docente como ato criativo : acontecimento e experiência
title_fullStr Ato docente como ato criativo : acontecimento e experiência
title_full_unstemmed Ato docente como ato criativo : acontecimento e experiência
title_sort Ato docente como ato criativo : acontecimento e experiência
author Hofstaetter, Andrea
author_facet Hofstaetter, Andrea
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hofstaetter, Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia do evento
Objeto propositor
topic Pedagogia do evento
Objeto propositor
Kaprow’s activities
Pedagogy of the event
Poetic proposer object
Actividades de Kaprow
Pedagogía del evento
Objeto poético propositivo
dc.subject.eng.fl_str_mv Kaprow’s activities
Pedagogy of the event
Poetic proposer object
dc.subject.spa.fl_str_mv Actividades de Kaprow
Pedagogía del evento
Objeto poético propositivo
description As Atividades de Allan Kaprow e a ideia de Pedagogia como evento, de Dennis Atkinson, são chave para pensar na criação de uma proposta de Objeto propositor poético e na atuação docente como atuação criativa. Transformar a ideia de materiais didáticos para Artes Visuais significa repensar processos educativos visando transformações não só nos modos de aprender, mas também nas formas de relacionar-se e de ocupar os espaços, utilizando o corpo, proporcionando diálogos e compartilhamento de saberes, além de incluir aspectos lúdicos e imaginativos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-19T03:31:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263795
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2357-9854
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001156168
identifier_str_mv 2357-9854
001156168
url http://hdl.handle.net/10183/263795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv GEARTE : revista do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS. Vol. 9 (2022), 14 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263795/2/001156168.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263795/1/001156168.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e54701b04a6a024bbd1ed4979c53feb
899d08937632c8b1a158a162066a2421
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225096640069632