Livro digital : novo suporte, novos desafios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/54275 |
Resumo: | Apresenta um estudo sobre o livro digital e seu uso em bibliotecas e como se dará a transição do livro impresso para o digital, levando em consideração questões como: formação e desenvolvimento de coleções do livro digital, empréstimo, direito autoral, livro didático digital e leitura digital. Além de comparar as vantagens e desvantagens do livro digital em relação ao impresso, este estudo analisa novas formas de armazenamento, preservação e disseminação da informação. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as mudanças que estão ocorrendo nas bibliotecas com o advento do livro digital, bem como os novos desafios a serem enfrentados pelos profissionais da informação diante da crescente expansão da informação digital. Para esses profissionais estão sendo exigidas novas competências e habilidades que até a pouco tempo atrás não eram necessárias. Caracteriza o processo de desintermediação da informação, fenômeno que surgiu com a expansão da internet e, devido às facilidades que esta oferece ao usuário, ele está deixando de freqüentar as bibliotecas e, consequentemente, deixando de buscar auxílio do profissional da informação. A metodologia usada neste trabalho é a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Conclui que a expansão da internet e da informação digital; o crescente número de aparelhos eletrônicos (e-readers, tablets, celulares etc.) e o advento do livro digital trouxeram muitas facilidades para os usuários que agora não precisam mais se deslocar para uma biblioteca para buscar a informação de que necessitam. O papel do profissional da informação da atualidade já não se restringe mais aos espaços físicos de uma biblioteca catalogando, classificando, armazenando e recuperando documentos impressos para o usuário. O papel desse profissional será o de orientador do usuário diante da informação digital, devendo ter um profundo conhecimento em informática e das tecnologias do momento. Com o advento do livro digital, a forma de armazenamento do livro como estamos acostumados (nas estantes de uma biblioteca) sofrerá modificações. A informação agora pode ser armazenada em qualquer lugar e não mais necessariamente em uma biblioteca. Com a introdução das novas tecnologias a informação pode ser armazenada em computadores, e-readers, tablets, celulares, entre outros aparelhos e, também, na própria internet, que é o que está sendo chamado de “computação nas nuvens.” Diante desse cenário verifica-se que a informação digital está cada vez mais assumindo um lugar de destaque na sociedade. Portanto, os livros, as bibliotecas e profissionais da informação terão de se adaptar para satisfazer as necessidades de informação desses indivíduos, cada vez mais acostumados com as tecnologias digitais. |
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Rokohl, Tania IvaniMoura, Ana Maria Mielniczuk de2012-08-21T01:35:52Z2012http://hdl.handle.net/10183/54275000855813Apresenta um estudo sobre o livro digital e seu uso em bibliotecas e como se dará a transição do livro impresso para o digital, levando em consideração questões como: formação e desenvolvimento de coleções do livro digital, empréstimo, direito autoral, livro didático digital e leitura digital. Além de comparar as vantagens e desvantagens do livro digital em relação ao impresso, este estudo analisa novas formas de armazenamento, preservação e disseminação da informação. O objetivo deste trabalho consiste em analisar as mudanças que estão ocorrendo nas bibliotecas com o advento do livro digital, bem como os novos desafios a serem enfrentados pelos profissionais da informação diante da crescente expansão da informação digital. Para esses profissionais estão sendo exigidas novas competências e habilidades que até a pouco tempo atrás não eram necessárias. Caracteriza o processo de desintermediação da informação, fenômeno que surgiu com a expansão da internet e, devido às facilidades que esta oferece ao usuário, ele está deixando de freqüentar as bibliotecas e, consequentemente, deixando de buscar auxílio do profissional da informação. A metodologia usada neste trabalho é a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Conclui que a expansão da internet e da informação digital; o crescente número de aparelhos eletrônicos (e-readers, tablets, celulares etc.) e o advento do livro digital trouxeram muitas facilidades para os usuários que agora não precisam mais se deslocar para uma biblioteca para buscar a informação de que necessitam. O papel do profissional da informação da atualidade já não se restringe mais aos espaços físicos de uma biblioteca catalogando, classificando, armazenando e recuperando documentos impressos para o usuário. O papel desse profissional será o de orientador do usuário diante da informação digital, devendo ter um profundo conhecimento em informática e das tecnologias do momento. Com o advento do livro digital, a forma de armazenamento do livro como estamos acostumados (nas estantes de uma biblioteca) sofrerá modificações. A informação agora pode ser armazenada em qualquer lugar e não mais necessariamente em uma biblioteca. Com a introdução das novas tecnologias a informação pode ser armazenada em computadores, e-readers, tablets, celulares, entre outros aparelhos e, também, na própria internet, que é o que está sendo chamado de “computação nas nuvens.” Diante desse cenário verifica-se que a informação digital está cada vez mais assumindo um lugar de destaque na sociedade. Portanto, os livros, as bibliotecas e profissionais da informação terão de se adaptar para satisfazer as necessidades de informação desses indivíduos, cada vez mais acostumados com as tecnologias digitais.Presents a study on the book and its use in digital libraries and how they will transition from printed books to digital, taking into consideration issues such as: training and collection development of the digital book loan, copyright, digital textbooks and reading Digital. Besides comparing the advantages and disadvantages of digital book in relation to print, this study examines new forms of storage, preservation and dissemination of information. The objective of this study is to examine the changes taking place in libraries with the advent of the digital book, as well as new challenges to be faced by information professionals in the face of rapidly expanding digital information. For these professionals are being required new skills and abilities that until recently were not necessary. Characterizes the process of disintermediation of information, a phenomenon that arose with the expansion of the Internet and because of the facilities it offers to the user, he is leaving to attend the libraries and thus failing to seek help of information professionals. The methodology used in this work is the literature, with qualitative approach. We conclude that the expansion of Internet and digital information, the growing number of electronic devices (e-readers, tablets, mobile phones etc..) And the advent of digital book brought many facilities for users who now no longer need to go to a library to seek the information they need. The role of information professionals of today are no longer restricted to the more physical space for a library cataloging, classifying, storing and retrieving paper documents to the user. The role of professional adviser will be to the user before the digital information, and should have a thorough knowledge of IT and technology of the moment. With the advent of the digital book, the storage form of the book as we are used (on the shelves of a library) will change. The information can now be stored anywhere and not necessarily in a library. With the introduction of new information technologies can be stored on computers, ereaders, tablets, cell phones, among other devices, and also in the Internet, which is what is being called "cloud computing." Given this scenario it appears that digital information is increasingly assuming a prominent place in society. Therefore, books, libraries and information professionals have to adapt to meet the information needs of these individuals, more and more accustomed to digital technologies.application/pdfporLivro eletrônicoProfissional da informaçãoDigital bookLibraryInformation professionalsTabletE-readerDisintermediation of informationLivro digital : novo suporte, novos desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000855813.pdf000855813.pdfTexto completoapplication/pdf1728618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54275/1/000855813.pdf539b1b941a2794f8270d9f0f64582c7dMD51TEXT000855813.pdf.txt000855813.pdf.txtExtracted Texttext/plain146151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54275/2/000855813.pdf.txt16d2a9ea983be7179aa6959deccec047MD52THUMBNAIL000855813.pdf.jpg000855813.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54275/3/000855813.pdf.jpg10c55832d1b1748a581638a950e6e5a9MD5310183/542752018-10-15 08:15:59.245oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54275Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-15T11:15:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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