Oficina de produção de álcool gel em diferentes espaços escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belmonte, Guilherme Kretzmann
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181122
Resumo: Este trabalho apresenta a realização de oficinas de produção de álcool gel em diferentes espaços escolares sob a perspectiva de um professor em formação. As oficinas foram realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Canoas, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Escola Estatual Técnica em Saúde, localizada junto ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e na Escola Estadual de Ensino Médio Anne Frank. Nas oficinas foram atendidas diferentes modalidades como alunos do ensino médio, do ensino técnico e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As oficinas iniciaram em 2016, durante a greve dos professores da rede estadual, bem como da ocupação das escolas pelos estudantes no primeiro semestre de 2016, como uma oportunidade de produzir materiais de higiene e de limpeza que poderiam ser aproveitados nas escolas ocupadas, visto que os estudantes contavam com apoio de doações externas. A iniciativa perdurou até o primeiro semestre de 2017, coincidindo com os Estágios de Docência da Licenciatura em Química. Durante a realização das oficinas foram coletados dados para o desenvolvimento da pesquisa. Para tanto, se utilizou de um questionário de satisfação das oficinas produzido em escala Likert para análises quantitativas. Análises qualitativas foram realizadas utilizando a ferramenta de nuvens de palavras. As respostas dos estudantes foram organizadas e classificadas por meio do seu escore médio, variando de 1 a 5, sendo os valores maiores correspondendo ao maior nível de concordância. As análises dos questionários mostraram que a atividade foi bem aceita em todos os espaços escolares e contribuíram para a vida cotidiana e escolar dos estudantes. Contudo, assinalaram dificuldades para relacionar os conceitos da oficina e, em alguns espaços, apresentaram dificuldades na manipulação dos materiais utilizados. Os resultados indicaram que a realização de oficinas de química a partir de temas atuais pode ser executada em diferentes espaços escolares. Além disso, as atividades contribuíram significativamente para a construção de bases da identidade docente do professor em formação, que atuou como coordenador das oficinas.
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As oficinas iniciaram em 2016, durante a greve dos professores da rede estadual, bem como da ocupação das escolas pelos estudantes no primeiro semestre de 2016, como uma oportunidade de produzir materiais de higiene e de limpeza que poderiam ser aproveitados nas escolas ocupadas, visto que os estudantes contavam com apoio de doações externas. A iniciativa perdurou até o primeiro semestre de 2017, coincidindo com os Estágios de Docência da Licenciatura em Química. Durante a realização das oficinas foram coletados dados para o desenvolvimento da pesquisa. Para tanto, se utilizou de um questionário de satisfação das oficinas produzido em escala Likert para análises quantitativas. Análises qualitativas foram realizadas utilizando a ferramenta de nuvens de palavras. As respostas dos estudantes foram organizadas e classificadas por meio do seu escore médio, variando de 1 a 5, sendo os valores maiores correspondendo ao maior nível de concordância. As análises dos questionários mostraram que a atividade foi bem aceita em todos os espaços escolares e contribuíram para a vida cotidiana e escolar dos estudantes. Contudo, assinalaram dificuldades para relacionar os conceitos da oficina e, em alguns espaços, apresentaram dificuldades na manipulação dos materiais utilizados. Os resultados indicaram que a realização de oficinas de química a partir de temas atuais pode ser executada em diferentes espaços escolares. Além disso, as atividades contribuíram significativamente para a construção de bases da identidade docente do professor em formação, que atuou como coordenador das oficinas.This work presents the implementation of alcohol gel production workshops in different school environments from the perspective of a teacher in training. The workshops were held at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Canoas, at the Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, at the Escola Estatual Técnica em Saúde — located next to the Clínicas Hospital in Porto Alegre —, and at the Escola Estadual de Ensino Médio Anne Frank. The workshops encompassed different student modalities, such as high school students, technical education and Youth and Adult Education (YAE) ones. The workshops began in 2016, during the state teachers' strike, as well as the occupation of schools by students in the first semester of 2016, as an opportunity to produce hygiene and cleaning materials that could be used in the occupied schools, since the students were supported by external donors. The initiative lasted until the first half of 2017, coinciding with the Teaching Internships of the Degree in Chemistry. During the workshops, data for the research development were collected. To do so, we employed a workshop satisfaction questionnaire, produced employing a Likert scale for quantitative analysis. Qualitative analyzes were performed using the "word clouds" tool. The students' responses were organized and classified by means of their average score, ranging from 1 to 5, with the highest values corresponding to the highest level of agreement. The analysis of the questionnaires showed that the activity was well accepted in all school environments and contributed to the students' daily and school life. However, it also signaled that some students had difficulties to relate the concepts of the workshop and that, in some of the learning environments, they presented difficulties in the manipulation of the materials used. The results indicated that the realization of chemistry workshops as from current topics can be performed in different school environments. In addition, the activities contributed significantly to setting the bases of the teaching identity of the teacher in training, who acted as the workshops coordinator.application/pdfporEnsino de quimicaHigieneEtanolOficina pedagógicaPedagogical workshopsProduction of alcohol gelPractical activitiesOficina de produção de álcool gel em diferentes espaços escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2018Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073654.pdfTexto completoapplication/pdf704711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181122/1/001073654.pdfbeaef2c4341da7bb0dd4d064cee094d6MD51TEXT001073654.pdf.txt001073654.pdf.txtExtracted Texttext/plain77255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181122/2/001073654.pdf.txtc29389a9a44a0d448ea2330b2049328bMD52THUMBNAIL001073654.pdf.jpg001073654.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181122/3/001073654.pdf.jpg6776d3d70b74ec202e20b96ab312f841MD5310183/1811222018-10-05 07:39:36.602oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181122Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:39:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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