A escola moralizada : um encontro com a antropologia da educação no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/245519 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Licenciatura investiga a afirmação de que a Antropologia da Educação encontra-se em um atual processo de consolidação dentro da Antropologia brasileira há mais de 30 anos. A maior parte das referências especializadas atribui a dificuldade de consolidação ao uso equivocado da etnografia em análises voltadas para a educação escolar, método de pesquisa qualitativa consagrado na Antropologia. Foram empregadas duas etapas para pesquisar essa problemática: a primeira, observação participante e etnografia realizadas em duas escolas urbanas de Porto Alegre e, como segunda, revisão de literatura das pesquisas consolidadas da área. Como resultado, foi encontrada a presença de uma moral tácita compartilhada entre antropólogas/os da educação que concebe um ideal do que é a escola e do que ela deveria ser. Isso torna as pesquisas da área enraizadas na denúncia de uma escola “ruim” e prescritoras de modelos de escola “boa” por intermédio dos benefícios do envolvimento da Antropologia na educação formal. Os aspectos encontrados na pesquisa de campo da autora, mostram características heterogêneas da escola que acabam sendo excluídas da análise pela pesquisa ser induzida por posições morais das/os antropólogas/os da educação. |
id |
UFRGS-2_6158ac035cc61f6ac52cf7013a0ec470 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245519 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jungbeck, BarbaraDullo, Eduardo2022-07-26T04:40:13Z2022http://hdl.handle.net/10183/245519001145971Este Trabalho de Conclusão de Licenciatura investiga a afirmação de que a Antropologia da Educação encontra-se em um atual processo de consolidação dentro da Antropologia brasileira há mais de 30 anos. A maior parte das referências especializadas atribui a dificuldade de consolidação ao uso equivocado da etnografia em análises voltadas para a educação escolar, método de pesquisa qualitativa consagrado na Antropologia. Foram empregadas duas etapas para pesquisar essa problemática: a primeira, observação participante e etnografia realizadas em duas escolas urbanas de Porto Alegre e, como segunda, revisão de literatura das pesquisas consolidadas da área. Como resultado, foi encontrada a presença de uma moral tácita compartilhada entre antropólogas/os da educação que concebe um ideal do que é a escola e do que ela deveria ser. Isso torna as pesquisas da área enraizadas na denúncia de uma escola “ruim” e prescritoras de modelos de escola “boa” por intermédio dos benefícios do envolvimento da Antropologia na educação formal. Os aspectos encontrados na pesquisa de campo da autora, mostram características heterogêneas da escola que acabam sendo excluídas da análise pela pesquisa ser induzida por posições morais das/os antropólogas/os da educação.This Degree Completion Work investigates the claim that the Anthropology of Education has been in a current process of consolidation within Brazilian Anthropology for over 30 years. Most of the specialized references attribute the difficulty of consolidation to the mistaken use of ethnography in analyses focused on school education, a qualitative research method established in Anthropology. Two stages were used to research this problem: the first, participant observation and ethnography carried out in two urban schools in Porto Alegre and, second, a literature review of consolidated research in the area. As a result, it was found the presence of a tacit morality shared among anthropologists of education that conceives an ideal of what the school is and what it should be. This makes research in the area rooted in the denunciation of a “bad” school and prescribers of models of a “good” school through the benefits of the involvement of Anthropology in formal education. The aspects found in the author's field research show heterogeneous characteristics of the school that end up being excluded from the analysis because the research is induced by moral positions of the anthropologists of education.application/pdfporAntropologia da educaçãoEtnografiaMoralAnthropology of educationMoral anthropologySchoolEthnographyA escola moralizada : um encontro com a antropologia da educação no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145971.pdf.txt001145971.pdf.txtExtracted Texttext/plain80181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245519/2/001145971.pdf.txta6cc1eee983990aac4b4e7f40defc4e7MD52ORIGINAL001145971.pdfTexto completoapplication/pdf1709278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245519/1/001145971.pdf107ce2cb1dedad11529b4046ebd35f1fMD5110183/2455192022-08-06 04:42:46.674123oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245519Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:42:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A escola moralizada : um encontro com a antropologia da educação no Brasil |
title |
A escola moralizada : um encontro com a antropologia da educação no Brasil |
spellingShingle |
A escola moralizada : um encontro com a antropologia da educação no Brasil Jungbeck, Barbara Antropologia da educação Etnografia Moral Anthropology of education Moral anthropology School Ethnography |
title_short |
A escola moralizada : um encontro com a antropologia da educação no Brasil |
title_full |
A escola moralizada : um encontro com a antropologia da educação no Brasil |
title_fullStr |
A escola moralizada : um encontro com a antropologia da educação no Brasil |
title_full_unstemmed |
A escola moralizada : um encontro com a antropologia da educação no Brasil |
title_sort |
A escola moralizada : um encontro com a antropologia da educação no Brasil |
author |
Jungbeck, Barbara |
author_facet |
Jungbeck, Barbara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jungbeck, Barbara |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dullo, Eduardo |
contributor_str_mv |
Dullo, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia da educação Etnografia Moral |
topic |
Antropologia da educação Etnografia Moral Anthropology of education Moral anthropology School Ethnography |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Anthropology of education Moral anthropology School Ethnography |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Licenciatura investiga a afirmação de que a Antropologia da Educação encontra-se em um atual processo de consolidação dentro da Antropologia brasileira há mais de 30 anos. A maior parte das referências especializadas atribui a dificuldade de consolidação ao uso equivocado da etnografia em análises voltadas para a educação escolar, método de pesquisa qualitativa consagrado na Antropologia. Foram empregadas duas etapas para pesquisar essa problemática: a primeira, observação participante e etnografia realizadas em duas escolas urbanas de Porto Alegre e, como segunda, revisão de literatura das pesquisas consolidadas da área. Como resultado, foi encontrada a presença de uma moral tácita compartilhada entre antropólogas/os da educação que concebe um ideal do que é a escola e do que ela deveria ser. Isso torna as pesquisas da área enraizadas na denúncia de uma escola “ruim” e prescritoras de modelos de escola “boa” por intermédio dos benefícios do envolvimento da Antropologia na educação formal. Os aspectos encontrados na pesquisa de campo da autora, mostram características heterogêneas da escola que acabam sendo excluídas da análise pela pesquisa ser induzida por posições morais das/os antropólogas/os da educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-26T04:40:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/245519 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145971 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/245519 |
identifier_str_mv |
001145971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245519/2/001145971.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245519/1/001145971.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a6cc1eee983990aac4b4e7f40defc4e7 107ce2cb1dedad11529b4046ebd35f1f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224638810816512 |