A escola moralizada : um encontro com a antropologia da educação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jungbeck, Barbara
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/245519
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Licenciatura investiga a afirmação de que a Antropologia da Educação encontra-se em um atual processo de consolidação dentro da Antropologia brasileira há mais de 30 anos. A maior parte das referências especializadas atribui a dificuldade de consolidação ao uso equivocado da etnografia em análises voltadas para a educação escolar, método de pesquisa qualitativa consagrado na Antropologia. Foram empregadas duas etapas para pesquisar essa problemática: a primeira, observação participante e etnografia realizadas em duas escolas urbanas de Porto Alegre e, como segunda, revisão de literatura das pesquisas consolidadas da área. Como resultado, foi encontrada a presença de uma moral tácita compartilhada entre antropólogas/os da educação que concebe um ideal do que é a escola e do que ela deveria ser. Isso torna as pesquisas da área enraizadas na denúncia de uma escola “ruim” e prescritoras de modelos de escola “boa” por intermédio dos benefícios do envolvimento da Antropologia na educação formal. Os aspectos encontrados na pesquisa de campo da autora, mostram características heterogêneas da escola que acabam sendo excluídas da análise pela pesquisa ser induzida por posições morais das/os antropólogas/os da educação.
id UFRGS-2_6158ac035cc61f6ac52cf7013a0ec470
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245519
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jungbeck, BarbaraDullo, Eduardo2022-07-26T04:40:13Z2022http://hdl.handle.net/10183/245519001145971Este Trabalho de Conclusão de Licenciatura investiga a afirmação de que a Antropologia da Educação encontra-se em um atual processo de consolidação dentro da Antropologia brasileira há mais de 30 anos. A maior parte das referências especializadas atribui a dificuldade de consolidação ao uso equivocado da etnografia em análises voltadas para a educação escolar, método de pesquisa qualitativa consagrado na Antropologia. Foram empregadas duas etapas para pesquisar essa problemática: a primeira, observação participante e etnografia realizadas em duas escolas urbanas de Porto Alegre e, como segunda, revisão de literatura das pesquisas consolidadas da área. Como resultado, foi encontrada a presença de uma moral tácita compartilhada entre antropólogas/os da educação que concebe um ideal do que é a escola e do que ela deveria ser. Isso torna as pesquisas da área enraizadas na denúncia de uma escola “ruim” e prescritoras de modelos de escola “boa” por intermédio dos benefícios do envolvimento da Antropologia na educação formal. Os aspectos encontrados na pesquisa de campo da autora, mostram características heterogêneas da escola que acabam sendo excluídas da análise pela pesquisa ser induzida por posições morais das/os antropólogas/os da educação.This Degree Completion Work investigates the claim that the Anthropology of Education has been in a current process of consolidation within Brazilian Anthropology for over 30 years. Most of the specialized references attribute the difficulty of consolidation to the mistaken use of ethnography in analyses focused on school education, a qualitative research method established in Anthropology. Two stages were used to research this problem: the first, participant observation and ethnography carried out in two urban schools in Porto Alegre and, second, a literature review of consolidated research in the area. As a result, it was found the presence of a tacit morality shared among anthropologists of education that conceives an ideal of what the school is and what it should be. This makes research in the area rooted in the denunciation of a “bad” school and prescribers of models of a “good” school through the benefits of the involvement of Anthropology in formal education. The aspects found in the author's field research show heterogeneous characteristics of the school that end up being excluded from the analysis because the research is induced by moral positions of the anthropologists of education.application/pdfporAntropologia da educaçãoEtnografiaMoralAnthropology of educationMoral anthropologySchoolEthnographyA escola moralizada : um encontro com a antropologia da educação no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145971.pdf.txt001145971.pdf.txtExtracted Texttext/plain80181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245519/2/001145971.pdf.txta6cc1eee983990aac4b4e7f40defc4e7MD52ORIGINAL001145971.pdfTexto completoapplication/pdf1709278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245519/1/001145971.pdf107ce2cb1dedad11529b4046ebd35f1fMD5110183/2455192022-08-06 04:42:46.674123oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245519Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:42:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escola moralizada : um encontro com a antropologia da educação no Brasil
title A escola moralizada : um encontro com a antropologia da educação no Brasil
spellingShingle A escola moralizada : um encontro com a antropologia da educação no Brasil
Jungbeck, Barbara
Antropologia da educação
Etnografia
Moral
Anthropology of education
Moral anthropology
School
Ethnography
title_short A escola moralizada : um encontro com a antropologia da educação no Brasil
title_full A escola moralizada : um encontro com a antropologia da educação no Brasil
title_fullStr A escola moralizada : um encontro com a antropologia da educação no Brasil
title_full_unstemmed A escola moralizada : um encontro com a antropologia da educação no Brasil
title_sort A escola moralizada : um encontro com a antropologia da educação no Brasil
author Jungbeck, Barbara
author_facet Jungbeck, Barbara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jungbeck, Barbara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dullo, Eduardo
contributor_str_mv Dullo, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia da educação
Etnografia
Moral
topic Antropologia da educação
Etnografia
Moral
Anthropology of education
Moral anthropology
School
Ethnography
dc.subject.eng.fl_str_mv Anthropology of education
Moral anthropology
School
Ethnography
description Este Trabalho de Conclusão de Licenciatura investiga a afirmação de que a Antropologia da Educação encontra-se em um atual processo de consolidação dentro da Antropologia brasileira há mais de 30 anos. A maior parte das referências especializadas atribui a dificuldade de consolidação ao uso equivocado da etnografia em análises voltadas para a educação escolar, método de pesquisa qualitativa consagrado na Antropologia. Foram empregadas duas etapas para pesquisar essa problemática: a primeira, observação participante e etnografia realizadas em duas escolas urbanas de Porto Alegre e, como segunda, revisão de literatura das pesquisas consolidadas da área. Como resultado, foi encontrada a presença de uma moral tácita compartilhada entre antropólogas/os da educação que concebe um ideal do que é a escola e do que ela deveria ser. Isso torna as pesquisas da área enraizadas na denúncia de uma escola “ruim” e prescritoras de modelos de escola “boa” por intermédio dos benefícios do envolvimento da Antropologia na educação formal. Os aspectos encontrados na pesquisa de campo da autora, mostram características heterogêneas da escola que acabam sendo excluídas da análise pela pesquisa ser induzida por posições morais das/os antropólogas/os da educação.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-26T04:40:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/245519
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145971
url http://hdl.handle.net/10183/245519
identifier_str_mv 001145971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245519/2/001145971.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245519/1/001145971.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a6cc1eee983990aac4b4e7f40defc4e7
107ce2cb1dedad11529b4046ebd35f1f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224638810816512