A consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possamai, Aline Dias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139285
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso é um estudo sobre a consolidação da Sociologia no contexto de interdisciplinaridade no Ensino Médio Politécnico. Busca compreender a concretização da disciplina no conjunto da interdisciplinaridade na reestruturação do Ensino Médio nas escolas públicas estaduais da Região Metropolitana de Porto Alegre. Buscou-se considerar os documentos sobre a reestruturação curricular em âmbito nacional e regional do Ensino Médio. Como procedimento metodológico foi utilizado à análise de conteúdo, rede de relações e entrevistas semiestruturadas. O grupo de professores respondeu aos questionários são formados em Ciências Sociais. Foi analisada a relação da Sociologia e o Exame Nacional do Ensino Médio, como forma de consolidação da disciplina e as transformações ocorridas na estrutura da Educação Básica. Através da análise verificou-se que não podemos afirmar que a disciplina de Sociologia se encontra consolidada no Ensino Médio Politécnico devido a fatores como, por exemplo, aulas ministradas por professores sem formação em Ciências Sociais, reduzidíssimo espaço na grade curricular e natureza recente da obrigatoriedade da disciplina de sociologia no Ensino Médio. É necessário que a Sociologia permaneça mais tempo como componente curricular para que aconteça o que chamamos de amadurecimento da disciplina e assim conquiste a consolidação.
id UFRGS-2_61e80a1c89a543844e45dab1ab6b9f92
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139285
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Possamai, Aline DiasVirginio, Alexandre Silva2016-04-20T02:07:05Z2015http://hdl.handle.net/10183/139285000989491Este trabalho de conclusão de curso é um estudo sobre a consolidação da Sociologia no contexto de interdisciplinaridade no Ensino Médio Politécnico. Busca compreender a concretização da disciplina no conjunto da interdisciplinaridade na reestruturação do Ensino Médio nas escolas públicas estaduais da Região Metropolitana de Porto Alegre. Buscou-se considerar os documentos sobre a reestruturação curricular em âmbito nacional e regional do Ensino Médio. Como procedimento metodológico foi utilizado à análise de conteúdo, rede de relações e entrevistas semiestruturadas. O grupo de professores respondeu aos questionários são formados em Ciências Sociais. Foi analisada a relação da Sociologia e o Exame Nacional do Ensino Médio, como forma de consolidação da disciplina e as transformações ocorridas na estrutura da Educação Básica. Através da análise verificou-se que não podemos afirmar que a disciplina de Sociologia se encontra consolidada no Ensino Médio Politécnico devido a fatores como, por exemplo, aulas ministradas por professores sem formação em Ciências Sociais, reduzidíssimo espaço na grade curricular e natureza recente da obrigatoriedade da disciplina de sociologia no Ensino Médio. É necessário que a Sociologia permaneça mais tempo como componente curricular para que aconteça o que chamamos de amadurecimento da disciplina e assim conquiste a consolidação.This final project is a study on the consolidation of Sociology in the context of interdisciplinarity at the Polytechnic high school. Tries to understand the consolidation of discipline in the context of the interdisciplinarity in the restructuring of secondary education in the public schools of the metropolitan region of Porto Alegre. We sought to examine the documents on restructuring national and regional curriculum of high school. As methodological procedure were used content analysis, network of relationships and semi-structured interviews. The group of teachers who answered questionnaires is formed in Social Sciences. Was analyzed the relationship of sociology and the national high school examination, as a way of consolidating discipline and the changes in the structure of basic education. Through the analysis it was found that we cannot say that the discipline of Sociology is consolidated in the Polytechnic high school due to factors such as, for example, classes taught by teachers without graduation in Social Sciences, due space in the curriculum and recent mandatory nature of the discipline of Sociology in high school. It is necessary to remain still more years as curricular component what we call ripening of discipline for that conquer the consolidation.application/pdfporEnsino de sociologiaEnsino médioReestruturação curricularInterdisciplinaridadeCiências sociaisSociologyCurricular restructuringHigh school polytechnicInterdisciplinarityA consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989491.pdf000989491.pdfTexto completoapplication/pdf952087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139285/1/000989491.pdf1b9d87d1f6eba1af59844dbd424e48abMD51TEXT000989491.pdf.txt000989491.pdf.txtExtracted Texttext/plain112429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139285/2/000989491.pdf.txt015474330a2da17661bf1bd7a0e1c07cMD52THUMBNAIL000989491.pdf.jpg000989491.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139285/3/000989491.pdf.jpgaa100c542a3e79468862c4e7a5e0ecc0MD5310183/1392852020-12-25 05:12:05.880874oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139285Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-25T07:12:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RS
title A consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RS
spellingShingle A consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RS
Possamai, Aline Dias
Ensino de sociologia
Ensino médio
Reestruturação curricular
Interdisciplinaridade
Ciências sociais
Sociology
Curricular restructuring
High school polytechnic
Interdisciplinarity
title_short A consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RS
title_full A consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RS
title_fullStr A consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RS
title_full_unstemmed A consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RS
title_sort A consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RS
author Possamai, Aline Dias
author_facet Possamai, Aline Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Possamai, Aline Dias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Virginio, Alexandre Silva
contributor_str_mv Virginio, Alexandre Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Ensino médio
Reestruturação curricular
Interdisciplinaridade
Ciências sociais
topic Ensino de sociologia
Ensino médio
Reestruturação curricular
Interdisciplinaridade
Ciências sociais
Sociology
Curricular restructuring
High school polytechnic
Interdisciplinarity
dc.subject.eng.fl_str_mv Sociology
Curricular restructuring
High school polytechnic
Interdisciplinarity
description Este trabalho de conclusão de curso é um estudo sobre a consolidação da Sociologia no contexto de interdisciplinaridade no Ensino Médio Politécnico. Busca compreender a concretização da disciplina no conjunto da interdisciplinaridade na reestruturação do Ensino Médio nas escolas públicas estaduais da Região Metropolitana de Porto Alegre. Buscou-se considerar os documentos sobre a reestruturação curricular em âmbito nacional e regional do Ensino Médio. Como procedimento metodológico foi utilizado à análise de conteúdo, rede de relações e entrevistas semiestruturadas. O grupo de professores respondeu aos questionários são formados em Ciências Sociais. Foi analisada a relação da Sociologia e o Exame Nacional do Ensino Médio, como forma de consolidação da disciplina e as transformações ocorridas na estrutura da Educação Básica. Através da análise verificou-se que não podemos afirmar que a disciplina de Sociologia se encontra consolidada no Ensino Médio Politécnico devido a fatores como, por exemplo, aulas ministradas por professores sem formação em Ciências Sociais, reduzidíssimo espaço na grade curricular e natureza recente da obrigatoriedade da disciplina de sociologia no Ensino Médio. É necessário que a Sociologia permaneça mais tempo como componente curricular para que aconteça o que chamamos de amadurecimento da disciplina e assim conquiste a consolidação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-20T02:07:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/139285
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000989491
url http://hdl.handle.net/10183/139285
identifier_str_mv 000989491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139285/1/000989491.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139285/2/000989491.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139285/3/000989491.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b9d87d1f6eba1af59844dbd424e48ab
015474330a2da17661bf1bd7a0e1c07c
aa100c542a3e79468862c4e7a5e0ecc0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447170425290752