A consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/139285 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso é um estudo sobre a consolidação da Sociologia no contexto de interdisciplinaridade no Ensino Médio Politécnico. Busca compreender a concretização da disciplina no conjunto da interdisciplinaridade na reestruturação do Ensino Médio nas escolas públicas estaduais da Região Metropolitana de Porto Alegre. Buscou-se considerar os documentos sobre a reestruturação curricular em âmbito nacional e regional do Ensino Médio. Como procedimento metodológico foi utilizado à análise de conteúdo, rede de relações e entrevistas semiestruturadas. O grupo de professores respondeu aos questionários são formados em Ciências Sociais. Foi analisada a relação da Sociologia e o Exame Nacional do Ensino Médio, como forma de consolidação da disciplina e as transformações ocorridas na estrutura da Educação Básica. Através da análise verificou-se que não podemos afirmar que a disciplina de Sociologia se encontra consolidada no Ensino Médio Politécnico devido a fatores como, por exemplo, aulas ministradas por professores sem formação em Ciências Sociais, reduzidíssimo espaço na grade curricular e natureza recente da obrigatoriedade da disciplina de sociologia no Ensino Médio. É necessário que a Sociologia permaneça mais tempo como componente curricular para que aconteça o que chamamos de amadurecimento da disciplina e assim conquiste a consolidação. |
id |
UFRGS-2_61e80a1c89a543844e45dab1ab6b9f92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139285 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Possamai, Aline DiasVirginio, Alexandre Silva2016-04-20T02:07:05Z2015http://hdl.handle.net/10183/139285000989491Este trabalho de conclusão de curso é um estudo sobre a consolidação da Sociologia no contexto de interdisciplinaridade no Ensino Médio Politécnico. Busca compreender a concretização da disciplina no conjunto da interdisciplinaridade na reestruturação do Ensino Médio nas escolas públicas estaduais da Região Metropolitana de Porto Alegre. Buscou-se considerar os documentos sobre a reestruturação curricular em âmbito nacional e regional do Ensino Médio. Como procedimento metodológico foi utilizado à análise de conteúdo, rede de relações e entrevistas semiestruturadas. O grupo de professores respondeu aos questionários são formados em Ciências Sociais. Foi analisada a relação da Sociologia e o Exame Nacional do Ensino Médio, como forma de consolidação da disciplina e as transformações ocorridas na estrutura da Educação Básica. Através da análise verificou-se que não podemos afirmar que a disciplina de Sociologia se encontra consolidada no Ensino Médio Politécnico devido a fatores como, por exemplo, aulas ministradas por professores sem formação em Ciências Sociais, reduzidíssimo espaço na grade curricular e natureza recente da obrigatoriedade da disciplina de sociologia no Ensino Médio. É necessário que a Sociologia permaneça mais tempo como componente curricular para que aconteça o que chamamos de amadurecimento da disciplina e assim conquiste a consolidação.This final project is a study on the consolidation of Sociology in the context of interdisciplinarity at the Polytechnic high school. Tries to understand the consolidation of discipline in the context of the interdisciplinarity in the restructuring of secondary education in the public schools of the metropolitan region of Porto Alegre. We sought to examine the documents on restructuring national and regional curriculum of high school. As methodological procedure were used content analysis, network of relationships and semi-structured interviews. The group of teachers who answered questionnaires is formed in Social Sciences. Was analyzed the relationship of sociology and the national high school examination, as a way of consolidating discipline and the changes in the structure of basic education. Through the analysis it was found that we cannot say that the discipline of Sociology is consolidated in the Polytechnic high school due to factors such as, for example, classes taught by teachers without graduation in Social Sciences, due space in the curriculum and recent mandatory nature of the discipline of Sociology in high school. It is necessary to remain still more years as curricular component what we call ripening of discipline for that conquer the consolidation.application/pdfporEnsino de sociologiaEnsino médioReestruturação curricularInterdisciplinaridadeCiências sociaisSociologyCurricular restructuringHigh school polytechnicInterdisciplinarityA consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989491.pdf000989491.pdfTexto completoapplication/pdf952087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139285/1/000989491.pdf1b9d87d1f6eba1af59844dbd424e48abMD51TEXT000989491.pdf.txt000989491.pdf.txtExtracted Texttext/plain112429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139285/2/000989491.pdf.txt015474330a2da17661bf1bd7a0e1c07cMD52THUMBNAIL000989491.pdf.jpg000989491.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139285/3/000989491.pdf.jpgaa100c542a3e79468862c4e7a5e0ecc0MD5310183/1392852020-12-25 05:12:05.880874oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139285Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-25T07:12:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RS |
title |
A consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RS |
spellingShingle |
A consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RS Possamai, Aline Dias Ensino de sociologia Ensino médio Reestruturação curricular Interdisciplinaridade Ciências sociais Sociology Curricular restructuring High school polytechnic Interdisciplinarity |
title_short |
A consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RS |
title_full |
A consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RS |
title_fullStr |
A consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RS |
title_full_unstemmed |
A consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RS |
title_sort |
A consolidação da Sociologia no contexto do ensino médio politécnico em escolas públicas estaduais da região metropolitana de Porto Alegre/RS |
author |
Possamai, Aline Dias |
author_facet |
Possamai, Aline Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Possamai, Aline Dias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Virginio, Alexandre Silva |
contributor_str_mv |
Virginio, Alexandre Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de sociologia Ensino médio Reestruturação curricular Interdisciplinaridade Ciências sociais |
topic |
Ensino de sociologia Ensino médio Reestruturação curricular Interdisciplinaridade Ciências sociais Sociology Curricular restructuring High school polytechnic Interdisciplinarity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sociology Curricular restructuring High school polytechnic Interdisciplinarity |
description |
Este trabalho de conclusão de curso é um estudo sobre a consolidação da Sociologia no contexto de interdisciplinaridade no Ensino Médio Politécnico. Busca compreender a concretização da disciplina no conjunto da interdisciplinaridade na reestruturação do Ensino Médio nas escolas públicas estaduais da Região Metropolitana de Porto Alegre. Buscou-se considerar os documentos sobre a reestruturação curricular em âmbito nacional e regional do Ensino Médio. Como procedimento metodológico foi utilizado à análise de conteúdo, rede de relações e entrevistas semiestruturadas. O grupo de professores respondeu aos questionários são formados em Ciências Sociais. Foi analisada a relação da Sociologia e o Exame Nacional do Ensino Médio, como forma de consolidação da disciplina e as transformações ocorridas na estrutura da Educação Básica. Através da análise verificou-se que não podemos afirmar que a disciplina de Sociologia se encontra consolidada no Ensino Médio Politécnico devido a fatores como, por exemplo, aulas ministradas por professores sem formação em Ciências Sociais, reduzidíssimo espaço na grade curricular e natureza recente da obrigatoriedade da disciplina de sociologia no Ensino Médio. É necessário que a Sociologia permaneça mais tempo como componente curricular para que aconteça o que chamamos de amadurecimento da disciplina e assim conquiste a consolidação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-20T02:07:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/139285 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000989491 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/139285 |
identifier_str_mv |
000989491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139285/1/000989491.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139285/2/000989491.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139285/3/000989491.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1b9d87d1f6eba1af59844dbd424e48ab 015474330a2da17661bf1bd7a0e1c07c aa100c542a3e79468862c4e7a5e0ecc0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447170425290752 |