Mobilização social e comunicação para igualdade de gênero: um estudo da campanha da ONU Mulheres, a ElesPorElas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kauer, Carolina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181675
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como temática a mobilização social para igualdade de gênero, tendo como objeto de pesquisa a campanha da ONU Mulheres, a ElesPorElas (HeForShe), lançada em setembro de 2014. O objetivo geral, portanto, é entender como é construída a campanha ―ElesPorElas‖ no Brasil de modo a promover a igualdade de gênero. Para isso, foi necessário estudar como se dá a mobilização social, o que constitui a igualdade de gênero - levando em consideração o contexto do Brasil -, em especial para a ONU e qual a importância da comunicação nestes processos. A metodologia elencada para uma investigação com olhar para a mudança social foi a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), partindo de um olhar tridimensional do texto, prática discursiva e prática social. Concluiu-se que há uma falta de adaptação da campanha internacional para o contexto brasileiro, mas que nos materiais devidamente criados para o país há uma forte presença da interdiscursividade, conforme conceito de Fairclough (2001). Foi constatado ainda que há uma preocupação com a comunicação da campanha, principalmente no sentido de gerar corresponsibilidade dos homens com a questão de igualdade de gênero.
id UFRGS-2_620576afa072e30efdc709f082b73898
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181675
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kauer, CarolinaAlves, Denise Avancini2018-09-06T02:30:20Z2018http://hdl.handle.net/10183/181675001074233Este trabalho de conclusão de curso tem como temática a mobilização social para igualdade de gênero, tendo como objeto de pesquisa a campanha da ONU Mulheres, a ElesPorElas (HeForShe), lançada em setembro de 2014. O objetivo geral, portanto, é entender como é construída a campanha ―ElesPorElas‖ no Brasil de modo a promover a igualdade de gênero. Para isso, foi necessário estudar como se dá a mobilização social, o que constitui a igualdade de gênero - levando em consideração o contexto do Brasil -, em especial para a ONU e qual a importância da comunicação nestes processos. A metodologia elencada para uma investigação com olhar para a mudança social foi a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), partindo de um olhar tridimensional do texto, prática discursiva e prática social. Concluiu-se que há uma falta de adaptação da campanha internacional para o contexto brasileiro, mas que nos materiais devidamente criados para o país há uma forte presença da interdiscursividade, conforme conceito de Fairclough (2001). Foi constatado ainda que há uma preocupação com a comunicação da campanha, principalmente no sentido de gerar corresponsibilidade dos homens com a questão de igualdade de gênero.The theme of this final work for under graduation is the social mobilization for gender equality, having as its research object United Nation‘s HeForShe campaign, introduced on September of 2014. Its main aim is, therefore, to comprehend how the campaign ‗HeForShe‘ is built in Brazil in a way to promote gender equality. For this purpose, it was necessary to study how social mobilization works, what defines gender equality – particularly in Brazil‘s context -, especially for the United Nations and what is the importance of communication in these processes. As a technical support basis, this paper goes through concepts such as mobilization (TORO E WERNECK, 2004), public communication (WEBER, 2017), gender (SCOTT, 1990) and intersectionality (DEFRANCISCO E PALCZEWSKI, 2014). The methodology chosen for a research with a social change perspective was the Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2001), from a three dimensional framework of the text, discursive practice and social practice. As conclusion, it is noted that there is a lack of adjustment from the international campaign to the Brazilian context, however, in the materials that are indeed created for the country, there‘s a strong presence of interdiscursivity, whereas Fairclough‘s (2001) concepts. It was also established that there is a concern with the campaign‘s communication, essentially in the sense of creating men‘s co-responsibility(HENRIQUES et al., 2004) with the gender equality issue.application/pdfporCampanha publicitáriaIgualdade de gêneroGender EqualityHeForSheUNCommunicationSocial mobilizationMobilização social e comunicação para igualdade de gênero: um estudo da campanha da ONU Mulheres, a ElesPorElasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001074233.pdfTexto completoapplication/pdf3250493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181675/1/001074233.pdfa14682d9ebb948160153d962ebcad504MD51TEXT001074233.pdf.txt001074233.pdf.txtExtracted Texttext/plain214616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181675/2/001074233.pdf.txtcde29d3b4a63f4fa72d404b493f08b6dMD52THUMBNAIL001074233.pdf.jpg001074233.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181675/3/001074233.pdf.jpgfcaae94f621cb42f75bbc1375487b51bMD5310183/1816752018-10-05 07:46:18.929oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181675Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:46:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mobilização social e comunicação para igualdade de gênero: um estudo da campanha da ONU Mulheres, a ElesPorElas
title Mobilização social e comunicação para igualdade de gênero: um estudo da campanha da ONU Mulheres, a ElesPorElas
spellingShingle Mobilização social e comunicação para igualdade de gênero: um estudo da campanha da ONU Mulheres, a ElesPorElas
Kauer, Carolina
Campanha publicitária
Igualdade de gênero
Gender Equality
HeForShe
UN
Communication
Social mobilization
title_short Mobilização social e comunicação para igualdade de gênero: um estudo da campanha da ONU Mulheres, a ElesPorElas
title_full Mobilização social e comunicação para igualdade de gênero: um estudo da campanha da ONU Mulheres, a ElesPorElas
title_fullStr Mobilização social e comunicação para igualdade de gênero: um estudo da campanha da ONU Mulheres, a ElesPorElas
title_full_unstemmed Mobilização social e comunicação para igualdade de gênero: um estudo da campanha da ONU Mulheres, a ElesPorElas
title_sort Mobilização social e comunicação para igualdade de gênero: um estudo da campanha da ONU Mulheres, a ElesPorElas
author Kauer, Carolina
author_facet Kauer, Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kauer, Carolina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Denise Avancini
contributor_str_mv Alves, Denise Avancini
dc.subject.por.fl_str_mv Campanha publicitária
Igualdade de gênero
topic Campanha publicitária
Igualdade de gênero
Gender Equality
HeForShe
UN
Communication
Social mobilization
dc.subject.eng.fl_str_mv Gender Equality
HeForShe
UN
Communication
Social mobilization
description Este trabalho de conclusão de curso tem como temática a mobilização social para igualdade de gênero, tendo como objeto de pesquisa a campanha da ONU Mulheres, a ElesPorElas (HeForShe), lançada em setembro de 2014. O objetivo geral, portanto, é entender como é construída a campanha ―ElesPorElas‖ no Brasil de modo a promover a igualdade de gênero. Para isso, foi necessário estudar como se dá a mobilização social, o que constitui a igualdade de gênero - levando em consideração o contexto do Brasil -, em especial para a ONU e qual a importância da comunicação nestes processos. A metodologia elencada para uma investigação com olhar para a mudança social foi a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), partindo de um olhar tridimensional do texto, prática discursiva e prática social. Concluiu-se que há uma falta de adaptação da campanha internacional para o contexto brasileiro, mas que nos materiais devidamente criados para o país há uma forte presença da interdiscursividade, conforme conceito de Fairclough (2001). Foi constatado ainda que há uma preocupação com a comunicação da campanha, principalmente no sentido de gerar corresponsibilidade dos homens com a questão de igualdade de gênero.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-06T02:30:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181675
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001074233
url http://hdl.handle.net/10183/181675
identifier_str_mv 001074233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181675/1/001074233.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181675/2/001074233.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181675/3/001074233.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a14682d9ebb948160153d962ebcad504
cde29d3b4a63f4fa72d404b493f08b6d
fcaae94f621cb42f75bbc1375487b51b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224556242796544