Professor-poeta : uma experiência poética na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, David Anderson Rocha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270334
Resumo: Este trabalho relata uma experiência de leitura e escrita de poesia na sala de aula de uma turma do Colégio de Aplicação da UFRGS, com o objetivo de refletir sobre o fazer poético contemporâneo, através do olhar de um professor-poeta que busca identificar como a experiência com esses dois modos de estudar literatura podem, de alguma forma, causar micromovimentos dentro da sala de aula, da escola e para além dos muros escolares. As aulas aconteceram no formato de uma oficina dividida em duas etapas: a primeira com a introdução ao estudo de poesia contemporânea e a segunda direcionada para o estudo da obra de Ana Martins Marques. Como conclusão, foi elaborada uma produção de escrita dos alunos e alunas, eles e elas tornaram-se autores de suas composições, demonstrando como a poesia contemporânea pode sim fazer parte da escola, refletindo temas que são cotidianos a todos que dela fazem parte.
id UFRGS-2_62698cd616cffd3a8f8a791aa25bbc8d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270334
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lopes, David Anderson RochaSchulz, LiaBecker, Caroline Valada2023-12-19T03:24:21Z2023http://hdl.handle.net/10183/270334001189796Este trabalho relata uma experiência de leitura e escrita de poesia na sala de aula de uma turma do Colégio de Aplicação da UFRGS, com o objetivo de refletir sobre o fazer poético contemporâneo, através do olhar de um professor-poeta que busca identificar como a experiência com esses dois modos de estudar literatura podem, de alguma forma, causar micromovimentos dentro da sala de aula, da escola e para além dos muros escolares. As aulas aconteceram no formato de uma oficina dividida em duas etapas: a primeira com a introdução ao estudo de poesia contemporânea e a segunda direcionada para o estudo da obra de Ana Martins Marques. Como conclusão, foi elaborada uma produção de escrita dos alunos e alunas, eles e elas tornaram-se autores de suas composições, demonstrando como a poesia contemporânea pode sim fazer parte da escola, refletindo temas que são cotidianos a todos que dela fazem parte.Este trabajo relata una experiencia de lectura y escritura de poesía en el aula de una clase del Colégio de Aplicação da UFRGS, con el objetivo de reflexionar sobre el hacer poético contemporáneo, a través de la mirada de un profesor-poeta que busca identificar cómo la experiencia con estas dos formas de estudiar la literatura pueden, de alguna manera, provocar micromovimientos dentro del aula, de la escuela y más allá de los muros de la escuela. Las clases se desarrollaron en formato de taller dividido en dos etapas: la primera con la introducción al estudio de la poesía contemporánea y la segunda dirigida al estudio de la obra de Ana Martins Marques. Como conclusión, se elaboró una producción escrita de los estudiantes, quienes se convirtieron en autores de sus composiciones, demostrando cómo la poesía contemporánea efectivamente puede ser parte de la escuela, reflejando temas cotidianos para todos los que forman parte de ella.application/pdfporLeitura e escritaLeitura literáriaPoesia contemporâneaLiteraturaSala de aulaProfessor-poeta : uma experiência poética na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2023Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189796.pdf.txt001189796.pdf.txtExtracted Texttext/plain53406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270334/2/001189796.pdf.txtf50ca94fe8e65de686e29d300445cde5MD52ORIGINAL001189796.pdfTexto completoapplication/pdf1606768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270334/1/001189796.pdfecb7db94ecc825aa470dc8e68825e5f1MD5110183/2703342023-12-20 04:21:42.096023oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270334Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-12-20T06:21:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professor-poeta : uma experiência poética na sala de aula
title Professor-poeta : uma experiência poética na sala de aula
spellingShingle Professor-poeta : uma experiência poética na sala de aula
Lopes, David Anderson Rocha
Leitura e escrita
Leitura literária
Poesia contemporânea
Literatura
Sala de aula
title_short Professor-poeta : uma experiência poética na sala de aula
title_full Professor-poeta : uma experiência poética na sala de aula
title_fullStr Professor-poeta : uma experiência poética na sala de aula
title_full_unstemmed Professor-poeta : uma experiência poética na sala de aula
title_sort Professor-poeta : uma experiência poética na sala de aula
author Lopes, David Anderson Rocha
author_facet Lopes, David Anderson Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, David Anderson Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schulz, Lia
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Becker, Caroline Valada
contributor_str_mv Schulz, Lia
Becker, Caroline Valada
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e escrita
Leitura literária
Poesia contemporânea
Literatura
Sala de aula
topic Leitura e escrita
Leitura literária
Poesia contemporânea
Literatura
Sala de aula
description Este trabalho relata uma experiência de leitura e escrita de poesia na sala de aula de uma turma do Colégio de Aplicação da UFRGS, com o objetivo de refletir sobre o fazer poético contemporâneo, através do olhar de um professor-poeta que busca identificar como a experiência com esses dois modos de estudar literatura podem, de alguma forma, causar micromovimentos dentro da sala de aula, da escola e para além dos muros escolares. As aulas aconteceram no formato de uma oficina dividida em duas etapas: a primeira com a introdução ao estudo de poesia contemporânea e a segunda direcionada para o estudo da obra de Ana Martins Marques. Como conclusão, foi elaborada uma produção de escrita dos alunos e alunas, eles e elas tornaram-se autores de suas composições, demonstrando como a poesia contemporânea pode sim fazer parte da escola, refletindo temas que são cotidianos a todos que dela fazem parte.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-19T03:24:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270334
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001189796
url http://hdl.handle.net/10183/270334
identifier_str_mv 001189796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270334/2/001189796.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270334/1/001189796.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f50ca94fe8e65de686e29d300445cde5
ecb7db94ecc825aa470dc8e68825e5f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724756265271296