Professor-poeta : uma experiência poética na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/270334 |
Resumo: | Este trabalho relata uma experiência de leitura e escrita de poesia na sala de aula de uma turma do Colégio de Aplicação da UFRGS, com o objetivo de refletir sobre o fazer poético contemporâneo, através do olhar de um professor-poeta que busca identificar como a experiência com esses dois modos de estudar literatura podem, de alguma forma, causar micromovimentos dentro da sala de aula, da escola e para além dos muros escolares. As aulas aconteceram no formato de uma oficina dividida em duas etapas: a primeira com a introdução ao estudo de poesia contemporânea e a segunda direcionada para o estudo da obra de Ana Martins Marques. Como conclusão, foi elaborada uma produção de escrita dos alunos e alunas, eles e elas tornaram-se autores de suas composições, demonstrando como a poesia contemporânea pode sim fazer parte da escola, refletindo temas que são cotidianos a todos que dela fazem parte. |
id |
UFRGS-2_62698cd616cffd3a8f8a791aa25bbc8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270334 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, David Anderson RochaSchulz, LiaBecker, Caroline Valada2023-12-19T03:24:21Z2023http://hdl.handle.net/10183/270334001189796Este trabalho relata uma experiência de leitura e escrita de poesia na sala de aula de uma turma do Colégio de Aplicação da UFRGS, com o objetivo de refletir sobre o fazer poético contemporâneo, através do olhar de um professor-poeta que busca identificar como a experiência com esses dois modos de estudar literatura podem, de alguma forma, causar micromovimentos dentro da sala de aula, da escola e para além dos muros escolares. As aulas aconteceram no formato de uma oficina dividida em duas etapas: a primeira com a introdução ao estudo de poesia contemporânea e a segunda direcionada para o estudo da obra de Ana Martins Marques. Como conclusão, foi elaborada uma produção de escrita dos alunos e alunas, eles e elas tornaram-se autores de suas composições, demonstrando como a poesia contemporânea pode sim fazer parte da escola, refletindo temas que são cotidianos a todos que dela fazem parte.Este trabajo relata una experiencia de lectura y escritura de poesía en el aula de una clase del Colégio de Aplicação da UFRGS, con el objetivo de reflexionar sobre el hacer poético contemporáneo, a través de la mirada de un profesor-poeta que busca identificar cómo la experiencia con estas dos formas de estudiar la literatura pueden, de alguna manera, provocar micromovimientos dentro del aula, de la escuela y más allá de los muros de la escuela. Las clases se desarrollaron en formato de taller dividido en dos etapas: la primera con la introducción al estudio de la poesía contemporánea y la segunda dirigida al estudio de la obra de Ana Martins Marques. Como conclusión, se elaboró una producción escrita de los estudiantes, quienes se convirtieron en autores de sus composiciones, demostrando cómo la poesía contemporánea efectivamente puede ser parte de la escuela, reflejando temas cotidianos para todos los que forman parte de ella.application/pdfporLeitura e escritaLeitura literáriaPoesia contemporâneaLiteraturaSala de aulaProfessor-poeta : uma experiência poética na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2023Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189796.pdf.txt001189796.pdf.txtExtracted Texttext/plain53406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270334/2/001189796.pdf.txtf50ca94fe8e65de686e29d300445cde5MD52ORIGINAL001189796.pdfTexto completoapplication/pdf1606768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270334/1/001189796.pdfecb7db94ecc825aa470dc8e68825e5f1MD5110183/2703342023-12-20 04:21:42.096023oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270334Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-12-20T06:21:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Professor-poeta : uma experiência poética na sala de aula |
title |
Professor-poeta : uma experiência poética na sala de aula |
spellingShingle |
Professor-poeta : uma experiência poética na sala de aula Lopes, David Anderson Rocha Leitura e escrita Leitura literária Poesia contemporânea Literatura Sala de aula |
title_short |
Professor-poeta : uma experiência poética na sala de aula |
title_full |
Professor-poeta : uma experiência poética na sala de aula |
title_fullStr |
Professor-poeta : uma experiência poética na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Professor-poeta : uma experiência poética na sala de aula |
title_sort |
Professor-poeta : uma experiência poética na sala de aula |
author |
Lopes, David Anderson Rocha |
author_facet |
Lopes, David Anderson Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, David Anderson Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schulz, Lia |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Becker, Caroline Valada |
contributor_str_mv |
Schulz, Lia Becker, Caroline Valada |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura e escrita Leitura literária Poesia contemporânea Literatura Sala de aula |
topic |
Leitura e escrita Leitura literária Poesia contemporânea Literatura Sala de aula |
description |
Este trabalho relata uma experiência de leitura e escrita de poesia na sala de aula de uma turma do Colégio de Aplicação da UFRGS, com o objetivo de refletir sobre o fazer poético contemporâneo, através do olhar de um professor-poeta que busca identificar como a experiência com esses dois modos de estudar literatura podem, de alguma forma, causar micromovimentos dentro da sala de aula, da escola e para além dos muros escolares. As aulas aconteceram no formato de uma oficina dividida em duas etapas: a primeira com a introdução ao estudo de poesia contemporânea e a segunda direcionada para o estudo da obra de Ana Martins Marques. Como conclusão, foi elaborada uma produção de escrita dos alunos e alunas, eles e elas tornaram-se autores de suas composições, demonstrando como a poesia contemporânea pode sim fazer parte da escola, refletindo temas que são cotidianos a todos que dela fazem parte. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-19T03:24:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/270334 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001189796 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/270334 |
identifier_str_mv |
001189796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270334/2/001189796.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270334/1/001189796.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f50ca94fe8e65de686e29d300445cde5 ecb7db94ecc825aa470dc8e68825e5f1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724756265271296 |