Desenvolvimento de dosagem para mistura asfáltica de CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) com emprego de fresado para aplicação em vias urbanas de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martini, Tiago da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189358
Resumo: O crescimento das cidades e de suas populações tem acarretado o aumento das demandas por insumos, em especial aqueles utilizados nas construções civil dos grandes centros urbanos, o que gera custos imensos e muito acúmulo de lixo no planeta. Visando reduzir os custos e a degradação, foi elaborado esse estudo/trabalho, que consiste na utilização de material fresado, ou seja, reciclado, em misturas asfálticas a quente (CBUQ). O material fresado utilizado foi obtido por fresagem a frio, em uma via da cidade de Porto Alegre e recolhido no depósito do município. Os materiais empregados foram apresentados de forma sucinta: agregado mineral com sua definição, classificação quanto à natureza, quanto ao tamanho dos grãos e quanto à distribuição deles e também foram elencadas características importantes do agregado como limpeza, resistência à abrasão, textura superficial, forma da partícula, absorção, adesividade ao ligante asfáltico, sanidade, densidade específica e massa específica. Em relação ao CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo), responsável por boa parte do custo da mistura asfáltica, foram apresentas sua composição, obtenção, métodos de classificação, sendo que sua especificação baseia-se na penetração e nos ensaios de ponto de amolecimento, viscosidade saybolt-furol, viscosidade brookfield, índice de suscetibilidade térmica, ponto de fugor, solubilidade em tricloroetileno, ductilidade e efeito do calor e do ar a 163°C. Quanto ao agente rejuvenescedor, embora não empregado neste projeto, foi feita sua apresentação. Na mistura asfáltica com o emprego de fresado, foi aplicada a dosagem do Asphalt Institute (MARQ), esse método consiste em seguir os passos da dosagem Marshall convencional para misturas com emprego de materiais novos. Foi determinado um teor de projeto e realizados ensaios de Módulo de Resiliência, de Resistência à Tração e de Dano por Umidade Induzida para caracterização da mistura. Os resultados obtidos na caracterização da mistura apresentaram valores dentro de limites estabelecidos por norma, e com boa possibilidade do emprego da mistura nas vias de Porto Alegre.
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Os materiais empregados foram apresentados de forma sucinta: agregado mineral com sua definição, classificação quanto à natureza, quanto ao tamanho dos grãos e quanto à distribuição deles e também foram elencadas características importantes do agregado como limpeza, resistência à abrasão, textura superficial, forma da partícula, absorção, adesividade ao ligante asfáltico, sanidade, densidade específica e massa específica. Em relação ao CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo), responsável por boa parte do custo da mistura asfáltica, foram apresentas sua composição, obtenção, métodos de classificação, sendo que sua especificação baseia-se na penetração e nos ensaios de ponto de amolecimento, viscosidade saybolt-furol, viscosidade brookfield, índice de suscetibilidade térmica, ponto de fugor, solubilidade em tricloroetileno, ductilidade e efeito do calor e do ar a 163°C. Quanto ao agente rejuvenescedor, embora não empregado neste projeto, foi feita sua apresentação. Na mistura asfáltica com o emprego de fresado, foi aplicada a dosagem do Asphalt Institute (MARQ), esse método consiste em seguir os passos da dosagem Marshall convencional para misturas com emprego de materiais novos. Foi determinado um teor de projeto e realizados ensaios de Módulo de Resiliência, de Resistência à Tração e de Dano por Umidade Induzida para caracterização da mistura. Os resultados obtidos na caracterização da mistura apresentaram valores dentro de limites estabelecidos por norma, e com boa possibilidade do emprego da mistura nas vias de Porto Alegre.The growth of cities and their populations has resulted to an increase in demand for inputs, especially those used in civil construction of large urban centers, which generates huge costs and a lot of garbage accumulation on the planet. Aiming to reduce costs and degradation, this study/work was elaborated, which consists in the use of recycled asphalt pavement, in hot asphalt mixtures (CBUQ). The recycled asphalt pavement used was obtained by cold milling, a street in the city of Porto Alegre and collected at the city’s deposit. The materials used were presented in a succinct way: mineral aggregate with its definition, classification as to the nature, as to the size of the grains and as to the distribution of them, and were also listed important characteristics of the aggregate as cleaning, abrasion resistance, superficial texture, particle shape, absorption, adhesiveness to asphalt binder, sanity, specific density and specific mass. In relation to the Petroleum Asphalt Cement, responsible for a good part of the cost of the asphaltic mixture, were presented their composition, obtaining, methods of classification, being its specification is based on the penetration and tests of softening point, saybolt-furol viscosity, brookfield viscosity, index of thermal susceptibility, flash point, solubility in trichloroethylene, ductility and effect of heat and air at 163°C. As for the rejuvenating agent, although not employed in this project, its presentation was made. In the asphalt mixture with the use of milling, it was applied the dosage of the Asphalt Institute (MARQ), method which consists on following the steps of the conventional Marshall dosage for mixtures using new materials. A project quantity was determined and made the tests of Resilience Module, the Tensile Strength and the Induced Humidity Damage for characterization of the mixture. The results obtained in the characterization of the mixture presented values within limits established by norm, and with good possibility of the use of the mixture on the streets of Porto Alegre.application/pdfporEngenharia civilRecycled asphalt pavementAggregateAsphalt mixDesenvolvimento de dosagem para mistura asfáltica de CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) com emprego de fresado para aplicação em vias urbanas de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2018Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087554.pdf.txt001087554.pdf.txtExtracted Texttext/plain112305http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189358/2/001087554.pdf.txt5a972e994ca5d6a3c49161b80ead35e9MD52ORIGINAL001087554.pdfTexto completoapplication/pdf4854752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189358/1/001087554.pdf204a6359c303a90414ee01e2c1e150a9MD5110183/1893582019-03-16 02:30:31.854099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189358Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-16T05:30:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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