O ensino experimental e a questão do equipamento de baixo custo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1991 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/116657 |
Resumo: | Problemas, possíveis soluções e potencialidades do ensino experimental nas aulas de Ciências são analisados em face à questão do equipamento, particularmente o assim chamado equipamento de baixo custo. Argumenta-se que, sem um mínimo de bom equipamento, padronizado, industrializado, ao qual se possa agregar material localmente produzido, eventualmente de baixo custo, corre-se o risco de cair na banalidade. Destaca-se o papel que as universidades brasileiras vêm assumindo na produção/disseminação de materiais didáticos e a importância que devem dar à formação de professores para que tais materiais venham, efetivamente, a ser utilizados nas escolas. |
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Axt, RolandoMoreira, Marco Antonio2015-05-20T02:00:47Z19910102-4744http://hdl.handle.net/10183/116657000056030Problemas, possíveis soluções e potencialidades do ensino experimental nas aulas de Ciências são analisados em face à questão do equipamento, particularmente o assim chamado equipamento de baixo custo. Argumenta-se que, sem um mínimo de bom equipamento, padronizado, industrializado, ao qual se possa agregar material localmente produzido, eventualmente de baixo custo, corre-se o risco de cair na banalidade. Destaca-se o papel que as universidades brasileiras vêm assumindo na produção/disseminação de materiais didáticos e a importância que devem dar à formação de professores para que tais materiais venham, efetivamente, a ser utilizados nas escolas.Problems, possible solutions and potentialities of experimental science teaching are discussed focusing the laboratory materials issue, particularly the so-called low-cost materials. lt is argued that, without a minimum of good industrialized and technically designed materiais, to which teachers could add locally developed materials, including low-cost ones, it is difficult to keep experimental teaching from becoming trivial. The effort in a laboratory materials production/dissemination, held by a number of Brazilian univerisities, is stressed as wel responsibiljty in preparing more teachers for the effective use of those materials in science classes.application/pdfporRevista de ensino de física. Vol. 13 (dez. 1991), p. 97-103Ensino de ciênciasEnsino de físicaO ensino experimental e a questão do equipamento de baixo custoLaboratory teaching and the low-cost equipment issue info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000056030.pdf.txt000056030.pdf.txtExtracted Texttext/plain20051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116657/2/000056030.pdf.txtd4342679dc5dba905e1053564e92132eMD52ORIGINAL000056030.pdf000056030.pdfTexto completoapplication/pdf978981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116657/1/000056030.pdf089c57d34531dee4d16ffeb743e131c1MD51THUMBNAIL000056030.pdf.jpg000056030.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116657/3/000056030.pdf.jpg0fb409b1003c4c80f6e74570614a6852MD5310183/1166572023-03-19 03:35:31.735707oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116657Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-19T06:35:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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