O carnaval de Os condenados : a representação de uma cidade caleidoscópica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/170009 |
Resumo: | A proposta deste artigo é analisar a obra Os condenados, do escritor brasileiro Oswald de Andrade, na perspectiva de uma festa de carnaval. Pretende-se, através dessa festa, mostrar as múltiplas facetas da cidade, presentes na diversidade dos quadros que se sucedem de forma vertiginosa: carros, pessoas, fantasias, músicas, danças, permitem visualizar a riqueza de uma urbe em rápido processo de modernização. A euforia generalizada é captada através de Jorge d’Alvelos, personagem do romance que está profundamente triste pela recente morte da amada. Esta circunstância, ao inviabilizar a sua integração na festa, lhe permite registrá-la com um olhar distanciado, de observador atento aos detalhes vedados aos outros, àqueles que estão vivenciando o evento. Apesar de manter a sua posição de espectador, ele não fica imune à fascinante beleza do espetáculo, sintomático de uma cidade rica, o que está amplamente representado na exuberância do espetáculo. Os textos Problemas da poética de Dostoievski e A cultura popular na Idade Média, de Mikhail Bakhtin são fundamentais para esta discussão. |
id |
UFRGS-2_63336c20621fa7d48b6b75323a0ee445 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170009 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Gínia Maria de Oliveira2017-11-01T02:33:09Z20132183-2242http://hdl.handle.net/10183/170009001051135A proposta deste artigo é analisar a obra Os condenados, do escritor brasileiro Oswald de Andrade, na perspectiva de uma festa de carnaval. Pretende-se, através dessa festa, mostrar as múltiplas facetas da cidade, presentes na diversidade dos quadros que se sucedem de forma vertiginosa: carros, pessoas, fantasias, músicas, danças, permitem visualizar a riqueza de uma urbe em rápido processo de modernização. A euforia generalizada é captada através de Jorge d’Alvelos, personagem do romance que está profundamente triste pela recente morte da amada. Esta circunstância, ao inviabilizar a sua integração na festa, lhe permite registrá-la com um olhar distanciado, de observador atento aos detalhes vedados aos outros, àqueles que estão vivenciando o evento. Apesar de manter a sua posição de espectador, ele não fica imune à fascinante beleza do espetáculo, sintomático de uma cidade rica, o que está amplamente representado na exuberância do espetáculo. Os textos Problemas da poética de Dostoievski e A cultura popular na Idade Média, de Mikhail Bakhtin são fundamentais para esta discussão.The aim of this article is to analyze the novel Os Condenados written by a Brazilian author called Oswald de Andrade, following the perspective of a carnival party. We intend, through this party, to show the multiple views of the city itself, which are illustrated in many portraits that come one after another: cars, people, fantasies, songs, dances, that allow us to see the richness of a city immersed in a fast process of modernization. The generalized euphoria is captured by Jorge d’Alvelos, a character who is deeply sad due to the recent death of his beloved. This condition, which presents his integration into the party, allows him to register it with a distant look, similar to an attentive observer to single details impossible to be distinguished by the others, upon those who are living the event. Despite retaining its position as a spectator, he is not immune to the fascinating beauty of the spectacle, symptomatic of a rich city, which is widely represented in the exuberance of the show. The texts Problems of Dostoevsky’s Poetics and A Cultura Popular na Idade Média by Mikhail Bakhtin are crucial to this discussion.application/pdfporCadernos de literatura comparada. Porto, Portugal. N. 28 (2013), p. [167]-179Andrade, Oswald de, 1890-1954. Os condenados : Crítica e interpretaçãoCidadeCarnavalização na literaturaModernismo (Literatura)Literatura brasileiraCityCarnivalBrazilian modernismO carnaval de Os condenados : a representação de uma cidade caleidoscópicaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001051135.pdf001051135.pdfTexto completoapplication/pdf934985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170009/1/001051135.pdf302baf01d20fa43f75adda8f748cb15bMD51TEXT001051135.pdf.txt001051135.pdf.txtExtracted Texttext/plain30915http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170009/2/001051135.pdf.txt74e6831cacaeabfb4fca601166c229c2MD52THUMBNAIL001051135.pdf.jpg001051135.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170009/3/001051135.pdf.jpg400b6bfa9341f91fc4c68cd1137049a5MD5310183/1700092024-10-11 06:47:50.066437oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170009Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-11T09:47:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O carnaval de Os condenados : a representação de uma cidade caleidoscópica |
title |
O carnaval de Os condenados : a representação de uma cidade caleidoscópica |
spellingShingle |
O carnaval de Os condenados : a representação de uma cidade caleidoscópica Gomes, Gínia Maria de Oliveira Andrade, Oswald de, 1890-1954. Os condenados : Crítica e interpretação Cidade Carnavalização na literatura Modernismo (Literatura) Literatura brasileira City Carnival Brazilian modernism |
title_short |
O carnaval de Os condenados : a representação de uma cidade caleidoscópica |
title_full |
O carnaval de Os condenados : a representação de uma cidade caleidoscópica |
title_fullStr |
O carnaval de Os condenados : a representação de uma cidade caleidoscópica |
title_full_unstemmed |
O carnaval de Os condenados : a representação de uma cidade caleidoscópica |
title_sort |
O carnaval de Os condenados : a representação de uma cidade caleidoscópica |
author |
Gomes, Gínia Maria de Oliveira |
author_facet |
Gomes, Gínia Maria de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Gínia Maria de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Andrade, Oswald de, 1890-1954. Os condenados : Crítica e interpretação Cidade Carnavalização na literatura Modernismo (Literatura) Literatura brasileira |
topic |
Andrade, Oswald de, 1890-1954. Os condenados : Crítica e interpretação Cidade Carnavalização na literatura Modernismo (Literatura) Literatura brasileira City Carnival Brazilian modernism |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
City Carnival Brazilian modernism |
description |
A proposta deste artigo é analisar a obra Os condenados, do escritor brasileiro Oswald de Andrade, na perspectiva de uma festa de carnaval. Pretende-se, através dessa festa, mostrar as múltiplas facetas da cidade, presentes na diversidade dos quadros que se sucedem de forma vertiginosa: carros, pessoas, fantasias, músicas, danças, permitem visualizar a riqueza de uma urbe em rápido processo de modernização. A euforia generalizada é captada através de Jorge d’Alvelos, personagem do romance que está profundamente triste pela recente morte da amada. Esta circunstância, ao inviabilizar a sua integração na festa, lhe permite registrá-la com um olhar distanciado, de observador atento aos detalhes vedados aos outros, àqueles que estão vivenciando o evento. Apesar de manter a sua posição de espectador, ele não fica imune à fascinante beleza do espetáculo, sintomático de uma cidade rica, o que está amplamente representado na exuberância do espetáculo. Os textos Problemas da poética de Dostoievski e A cultura popular na Idade Média, de Mikhail Bakhtin são fundamentais para esta discussão. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-01T02:33:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/170009 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2183-2242 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001051135 |
identifier_str_mv |
2183-2242 001051135 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/170009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos de literatura comparada. Porto, Portugal. N. 28 (2013), p. [167]-179 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170009/1/001051135.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170009/2/001051135.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170009/3/001051135.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
302baf01d20fa43f75adda8f748cb15b 74e6831cacaeabfb4fca601166c229c2 400b6bfa9341f91fc4c68cd1137049a5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447647824117760 |