Redesign de livro infantil com foco em leitura compartilhada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194006 |
Resumo: | Este trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual apresenta como proposta a produção de um produto visual cuja composição auxilie a interação entre pais e filhos no momento de leitura conjunta, promovendo o aprendizado infantil e um maior entrosamento entre os leitores. Para tanto, foram investigados conceitos de leitura compartilhada e de design editorial. O conteúdo usado foi o do livro infantil As aventuras de Pedro, uma pedra espacial, da astrônoma brasileira Duilia de Mello, por ser do gênero expositivo. Foi adicionado ao livro perguntas relacionando o conteúdo da narrativa com a vida dos leitores como forma de incentivar a interação. A execução do projeto foi guiada pela junção da metodologia de design mais ampla (MUNARI, 2008) com o método focado em editorial (LINS, 2004). Durante a execução do projeto foram feitas avaliações com uma criança, posteriormente com duas designers pósgraduandas especialistas em projetos para o público infantil, foram feitos três grupos focais com designers pós graduandos, e o conteúdo foi revisado por professoras de educação infantil e por um professor de astronomia. |
id |
UFRGS-2_63d240c7bd1106159fb8e52beb3a5a28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194006 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alvarez, Marina de MoraesPerry, Gabriela Trindade2019-05-08T02:35:01Z2018http://hdl.handle.net/10183/194006001091507Este trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual apresenta como proposta a produção de um produto visual cuja composição auxilie a interação entre pais e filhos no momento de leitura conjunta, promovendo o aprendizado infantil e um maior entrosamento entre os leitores. Para tanto, foram investigados conceitos de leitura compartilhada e de design editorial. O conteúdo usado foi o do livro infantil As aventuras de Pedro, uma pedra espacial, da astrônoma brasileira Duilia de Mello, por ser do gênero expositivo. Foi adicionado ao livro perguntas relacionando o conteúdo da narrativa com a vida dos leitores como forma de incentivar a interação. A execução do projeto foi guiada pela junção da metodologia de design mais ampla (MUNARI, 2008) com o método focado em editorial (LINS, 2004). Durante a execução do projeto foram feitas avaliações com uma criança, posteriormente com duas designers pósgraduandas especialistas em projetos para o público infantil, foram feitos três grupos focais com designers pós graduandos, e o conteúdo foi revisado por professoras de educação infantil e por um professor de astronomia.application/pdfporDesign gráficoDesign editorialRedesign de livro infantil com foco em leitura compartilhadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2018Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091507.pdf.txt001091507.pdf.txtExtracted Texttext/plain159238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194006/2/001091507.pdf.txtfea3fb96439a8a79163eacbb78efb2c3MD52ORIGINAL001091507.pdfTexto completoapplication/pdf8734724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194006/1/001091507.pdf90a160b84ad9aa8aae3d66a2a17cc007MD5110183/1940062019-05-09 02:37:46.752056oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194006Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-09T05:37:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Redesign de livro infantil com foco em leitura compartilhada |
title |
Redesign de livro infantil com foco em leitura compartilhada |
spellingShingle |
Redesign de livro infantil com foco em leitura compartilhada Alvarez, Marina de Moraes Design gráfico Design editorial |
title_short |
Redesign de livro infantil com foco em leitura compartilhada |
title_full |
Redesign de livro infantil com foco em leitura compartilhada |
title_fullStr |
Redesign de livro infantil com foco em leitura compartilhada |
title_full_unstemmed |
Redesign de livro infantil com foco em leitura compartilhada |
title_sort |
Redesign de livro infantil com foco em leitura compartilhada |
author |
Alvarez, Marina de Moraes |
author_facet |
Alvarez, Marina de Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvarez, Marina de Moraes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Perry, Gabriela Trindade |
contributor_str_mv |
Perry, Gabriela Trindade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design gráfico Design editorial |
topic |
Design gráfico Design editorial |
description |
Este trabalho de Conclusão de Curso em Design Visual apresenta como proposta a produção de um produto visual cuja composição auxilie a interação entre pais e filhos no momento de leitura conjunta, promovendo o aprendizado infantil e um maior entrosamento entre os leitores. Para tanto, foram investigados conceitos de leitura compartilhada e de design editorial. O conteúdo usado foi o do livro infantil As aventuras de Pedro, uma pedra espacial, da astrônoma brasileira Duilia de Mello, por ser do gênero expositivo. Foi adicionado ao livro perguntas relacionando o conteúdo da narrativa com a vida dos leitores como forma de incentivar a interação. A execução do projeto foi guiada pela junção da metodologia de design mais ampla (MUNARI, 2008) com o método focado em editorial (LINS, 2004). Durante a execução do projeto foram feitas avaliações com uma criança, posteriormente com duas designers pósgraduandas especialistas em projetos para o público infantil, foram feitos três grupos focais com designers pós graduandos, e o conteúdo foi revisado por professoras de educação infantil e por um professor de astronomia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-08T02:35:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/194006 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001091507 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/194006 |
identifier_str_mv |
001091507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194006/2/001091507.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194006/1/001091507.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fea3fb96439a8a79163eacbb78efb2c3 90a160b84ad9aa8aae3d66a2a17cc007 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447242096508928 |