A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/70696 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar a criação de uma unidade didática chamada Music & Social Engagement: analyzing our reality beyond lyrics, colocada em prática com um grupo de alunos de um curso livre e uma análise dos resultados obtidos. A partir de minha própria experiência de docência em escolas públicas e curso de idiomas em Porto Alegre, e tendo vivenciado a perspectiva que muitos professores nesse ambiente escolar têm para ensinar os alunos, proponho uma maneira com a qual podemos fazer uso de uma Língua Adicional para um ensino eficiente. Também são discutidos o conceito de letramento e gêneros textuais, na tentativa de desenvolver um trabalho em sala de aula mais consistente e visando a um desenvolvimento do educando que, por sua vez, tem a chance de fazer uso da linguagem para participar no contexto em que se insere, expressar suas próprias ideias e exercer sua cidadania. Nesta proposta de educação sugerida aqui, questiona-se também o papel do professor e discute-se a importância de que haja um cuidado no planejamento de aulas e um ensino contextualizado, que alie o conhecimento de mundo do aluno aos novos conteúdos que serão ensinados. |
id |
UFRGS-2_63f56d581f85379daf34742c96a20333 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70696 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moura, Matheus Fernandes Zoch deWelp, Anamaria Kurtz de Souza2013-04-27T01:48:12Z2012http://hdl.handle.net/10183/70696000877030O objetivo deste trabalho é apresentar a criação de uma unidade didática chamada Music & Social Engagement: analyzing our reality beyond lyrics, colocada em prática com um grupo de alunos de um curso livre e uma análise dos resultados obtidos. A partir de minha própria experiência de docência em escolas públicas e curso de idiomas em Porto Alegre, e tendo vivenciado a perspectiva que muitos professores nesse ambiente escolar têm para ensinar os alunos, proponho uma maneira com a qual podemos fazer uso de uma Língua Adicional para um ensino eficiente. Também são discutidos o conceito de letramento e gêneros textuais, na tentativa de desenvolver um trabalho em sala de aula mais consistente e visando a um desenvolvimento do educando que, por sua vez, tem a chance de fazer uso da linguagem para participar no contexto em que se insere, expressar suas próprias ideias e exercer sua cidadania. Nesta proposta de educação sugerida aqui, questiona-se também o papel do professor e discute-se a importância de que haja um cuidado no planejamento de aulas e um ensino contextualizado, que alie o conhecimento de mundo do aluno aos novos conteúdos que serão ensinados.This paper aims at presenting the creation of a teaching unit called Music and Social Engagement: analyzing our reality beyond lyrics, put into practice with a group of students and an analysis of the results achieved. From my own teaching experience in public schools and language courses in Porto Alegre and having lived the perspective that many teachers have while teaching their students, here I propose a way with which we can make use of an Additional Language to have an effective teaching. Also, the concepts of literacy practices and text genre are discussed, in an attempt to develop a more consistent work in our classrooms and aiming at the student's development who will have the chance of using the language to participate in the context in which is inserted, express their own ideas and practice their citizenship. In this education proposal suggested here, the teacher's role is also questioned and the importance of having a careful class planning and contextualized teaching that ally the world knowledge the student already has with the new contents to be taught next is discussed.application/pdfporLíngua inglesaLetramentoGêneros textuaisEnglish as an additional languageLiteracyText genreTeaching unit developmentA construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000877030.pdf000877030.pdfTexto completoapplication/pdf2578636http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70696/1/000877030.pdf9832ad1474368caf0b32006dba0ec99cMD51TEXT000877030.pdf.txt000877030.pdf.txtExtracted Texttext/plain119146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70696/2/000877030.pdf.txt98bd184d8c72e0a62d8bf1b9646afc81MD52THUMBNAIL000877030.pdf.jpg000877030.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70696/3/000877030.pdf.jpge57d652abd43d54fc8b3906d4f5fcdecMD5310183/706962022-08-06 04:49:29.172209oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70696Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:49:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento |
title |
A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento |
spellingShingle |
A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento Moura, Matheus Fernandes Zoch de Língua inglesa Letramento Gêneros textuais English as an additional language Literacy Text genre Teaching unit development |
title_short |
A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento |
title_full |
A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento |
title_fullStr |
A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento |
title_full_unstemmed |
A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento |
title_sort |
A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento |
author |
Moura, Matheus Fernandes Zoch de |
author_facet |
Moura, Matheus Fernandes Zoch de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Matheus Fernandes Zoch de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
contributor_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Letramento Gêneros textuais |
topic |
Língua inglesa Letramento Gêneros textuais English as an additional language Literacy Text genre Teaching unit development |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
English as an additional language Literacy Text genre Teaching unit development |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar a criação de uma unidade didática chamada Music & Social Engagement: analyzing our reality beyond lyrics, colocada em prática com um grupo de alunos de um curso livre e uma análise dos resultados obtidos. A partir de minha própria experiência de docência em escolas públicas e curso de idiomas em Porto Alegre, e tendo vivenciado a perspectiva que muitos professores nesse ambiente escolar têm para ensinar os alunos, proponho uma maneira com a qual podemos fazer uso de uma Língua Adicional para um ensino eficiente. Também são discutidos o conceito de letramento e gêneros textuais, na tentativa de desenvolver um trabalho em sala de aula mais consistente e visando a um desenvolvimento do educando que, por sua vez, tem a chance de fazer uso da linguagem para participar no contexto em que se insere, expressar suas próprias ideias e exercer sua cidadania. Nesta proposta de educação sugerida aqui, questiona-se também o papel do professor e discute-se a importância de que haja um cuidado no planejamento de aulas e um ensino contextualizado, que alie o conhecimento de mundo do aluno aos novos conteúdos que serão ensinados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-27T01:48:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/70696 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000877030 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/70696 |
identifier_str_mv |
000877030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70696/1/000877030.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70696/2/000877030.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70696/3/000877030.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9832ad1474368caf0b32006dba0ec99c 98bd184d8c72e0a62d8bf1b9646afc81 e57d652abd43d54fc8b3906d4f5fcdec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447105488027648 |