A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Matheus Fernandes Zoch de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70696
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar a criação de uma unidade didática chamada Music & Social Engagement: analyzing our reality beyond lyrics, colocada em prática com um grupo de alunos de um curso livre e uma análise dos resultados obtidos. A partir de minha própria experiência de docência em escolas públicas e curso de idiomas em Porto Alegre, e tendo vivenciado a perspectiva que muitos professores nesse ambiente escolar têm para ensinar os alunos, proponho uma maneira com a qual podemos fazer uso de uma Língua Adicional para um ensino eficiente. Também são discutidos o conceito de letramento e gêneros textuais, na tentativa de desenvolver um trabalho em sala de aula mais consistente e visando a um desenvolvimento do educando que, por sua vez, tem a chance de fazer uso da linguagem para participar no contexto em que se insere, expressar suas próprias ideias e exercer sua cidadania. Nesta proposta de educação sugerida aqui, questiona-se também o papel do professor e discute-se a importância de que haja um cuidado no planejamento de aulas e um ensino contextualizado, que alie o conhecimento de mundo do aluno aos novos conteúdos que serão ensinados.
id UFRGS-2_63f56d581f85379daf34742c96a20333
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70696
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moura, Matheus Fernandes Zoch deWelp, Anamaria Kurtz de Souza2013-04-27T01:48:12Z2012http://hdl.handle.net/10183/70696000877030O objetivo deste trabalho é apresentar a criação de uma unidade didática chamada Music & Social Engagement: analyzing our reality beyond lyrics, colocada em prática com um grupo de alunos de um curso livre e uma análise dos resultados obtidos. A partir de minha própria experiência de docência em escolas públicas e curso de idiomas em Porto Alegre, e tendo vivenciado a perspectiva que muitos professores nesse ambiente escolar têm para ensinar os alunos, proponho uma maneira com a qual podemos fazer uso de uma Língua Adicional para um ensino eficiente. Também são discutidos o conceito de letramento e gêneros textuais, na tentativa de desenvolver um trabalho em sala de aula mais consistente e visando a um desenvolvimento do educando que, por sua vez, tem a chance de fazer uso da linguagem para participar no contexto em que se insere, expressar suas próprias ideias e exercer sua cidadania. Nesta proposta de educação sugerida aqui, questiona-se também o papel do professor e discute-se a importância de que haja um cuidado no planejamento de aulas e um ensino contextualizado, que alie o conhecimento de mundo do aluno aos novos conteúdos que serão ensinados.This paper aims at presenting the creation of a teaching unit called Music and Social Engagement: analyzing our reality beyond lyrics, put into practice with a group of students and an analysis of the results achieved. From my own teaching experience in public schools and language courses in Porto Alegre and having lived the perspective that many teachers have while teaching their students, here I propose a way with which we can make use of an Additional Language to have an effective teaching. Also, the concepts of literacy practices and text genre are discussed, in an attempt to develop a more consistent work in our classrooms and aiming at the student's development who will have the chance of using the language to participate in the context in which is inserted, express their own ideas and practice their citizenship. In this education proposal suggested here, the teacher's role is also questioned and the importance of having a careful class planning and contextualized teaching that ally the world knowledge the student already has with the new contents to be taught next is discussed.application/pdfporLíngua inglesaLetramentoGêneros textuaisEnglish as an additional languageLiteracyText genreTeaching unit developmentA construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000877030.pdf000877030.pdfTexto completoapplication/pdf2578636http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70696/1/000877030.pdf9832ad1474368caf0b32006dba0ec99cMD51TEXT000877030.pdf.txt000877030.pdf.txtExtracted Texttext/plain119146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70696/2/000877030.pdf.txt98bd184d8c72e0a62d8bf1b9646afc81MD52THUMBNAIL000877030.pdf.jpg000877030.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70696/3/000877030.pdf.jpge57d652abd43d54fc8b3906d4f5fcdecMD5310183/706962022-08-06 04:49:29.172209oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70696Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:49:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento
title A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento
spellingShingle A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento
Moura, Matheus Fernandes Zoch de
Língua inglesa
Letramento
Gêneros textuais
English as an additional language
Literacy
Text genre
Teaching unit development
title_short A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento
title_full A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento
title_fullStr A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento
title_full_unstemmed A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento
title_sort A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento
author Moura, Matheus Fernandes Zoch de
author_facet Moura, Matheus Fernandes Zoch de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Matheus Fernandes Zoch de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
contributor_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Letramento
Gêneros textuais
topic Língua inglesa
Letramento
Gêneros textuais
English as an additional language
Literacy
Text genre
Teaching unit development
dc.subject.eng.fl_str_mv English as an additional language
Literacy
Text genre
Teaching unit development
description O objetivo deste trabalho é apresentar a criação de uma unidade didática chamada Music & Social Engagement: analyzing our reality beyond lyrics, colocada em prática com um grupo de alunos de um curso livre e uma análise dos resultados obtidos. A partir de minha própria experiência de docência em escolas públicas e curso de idiomas em Porto Alegre, e tendo vivenciado a perspectiva que muitos professores nesse ambiente escolar têm para ensinar os alunos, proponho uma maneira com a qual podemos fazer uso de uma Língua Adicional para um ensino eficiente. Também são discutidos o conceito de letramento e gêneros textuais, na tentativa de desenvolver um trabalho em sala de aula mais consistente e visando a um desenvolvimento do educando que, por sua vez, tem a chance de fazer uso da linguagem para participar no contexto em que se insere, expressar suas próprias ideias e exercer sua cidadania. Nesta proposta de educação sugerida aqui, questiona-se também o papel do professor e discute-se a importância de que haja um cuidado no planejamento de aulas e um ensino contextualizado, que alie o conhecimento de mundo do aluno aos novos conteúdos que serão ensinados.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-27T01:48:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70696
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000877030
url http://hdl.handle.net/10183/70696
identifier_str_mv 000877030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70696/1/000877030.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70696/2/000877030.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70696/3/000877030.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9832ad1474368caf0b32006dba0ec99c
98bd184d8c72e0a62d8bf1b9646afc81
e57d652abd43d54fc8b3906d4f5fcdec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447105488027648