O mercado de coaching vocacional e de carreira, em Porto Alegre, segundo a perspectiva dos profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Marcela Oliveira Cardoso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158571
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido para buscar entender o processo de tomada de decisão do cliente para a realização de coaching vocacional e de carreira, segundo a perspectiva dos profissionais. Além disso, se buscou entender quais as maiores influências que envolviam e poderiam direcionar essa decisão. Como suporte teórico, para entender o funcionamento do processo decisório, os principais autores sobre coaching e sobre a tomada de decisão do consumidor foram consultados, em especial sobre processo decisório para serviços profissionais e critérios de seleção para esses mercados, principalmente o papel do WoM nesse momento. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com o uso de entrevistas em profundidade, com 8 coaches profissionais que atuam com jovens no nicho vocacional e de carreira em Porto Alegre. A análise dos dados obtidos mostrou que o público ainda tem fraco conhecimento sobre o mercado; logo, a principal fonte de informações e, também, o principal fator de influência para a decisão, é a indicação boca a boca. Amigos, conhecidos e familiares são os principais personagens de influência nesse cenário. Concluiu-se, assim, que os consumidores de coaching, normalmente, não utilizam muitos critérios para a seleção de um profissional; em geral, a indicação é o critério determinante para a contratação desse serviço.
id UFRGS-2_63f8c511a723d017d80f16036559f418
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158571
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Aragão, Marcela Oliveira CardosoMuller Neto, Hugo Fridolino2017-05-25T02:28:34Z2016http://hdl.handle.net/10183/158571001021610O presente trabalho foi desenvolvido para buscar entender o processo de tomada de decisão do cliente para a realização de coaching vocacional e de carreira, segundo a perspectiva dos profissionais. Além disso, se buscou entender quais as maiores influências que envolviam e poderiam direcionar essa decisão. Como suporte teórico, para entender o funcionamento do processo decisório, os principais autores sobre coaching e sobre a tomada de decisão do consumidor foram consultados, em especial sobre processo decisório para serviços profissionais e critérios de seleção para esses mercados, principalmente o papel do WoM nesse momento. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com o uso de entrevistas em profundidade, com 8 coaches profissionais que atuam com jovens no nicho vocacional e de carreira em Porto Alegre. A análise dos dados obtidos mostrou que o público ainda tem fraco conhecimento sobre o mercado; logo, a principal fonte de informações e, também, o principal fator de influência para a decisão, é a indicação boca a boca. Amigos, conhecidos e familiares são os principais personagens de influência nesse cenário. Concluiu-se, assim, que os consumidores de coaching, normalmente, não utilizam muitos critérios para a seleção de um profissional; em geral, a indicação é o critério determinante para a contratação desse serviço.The present work was developed to understand how the client's decision-making process is performed for vocational and career coaching, from the professionals’ perspective. In addition, an attempt was made to understand the major influences that involves and could direct this decision. In order to understand the working of the decision-making process, the main authors on coaching and on consumer decision-making were consulted, especially on the decision-making process for professional services and selection criteria for these markets, mainly the role of WoM. Subsequently, a qualitative research was carried out, using in-depth interviews, with eight professional coaches who work with young people in the vocational and career niche in Porto Alegre. The analysis of the data obtained showed that the public still has reduced knowledge about the market; therefore, the main source of information and the main influence factor for the decision, is the word of mouth. Friends, acquaintances and family are the main influential characters in this scenario. It was concluded, therefore, that the consumers of coaching do not normally use many criteria for the selection of a professional; in general, the indication is the determining criterion for the contracting of this service.application/pdfporTomada de decisãoDesenvolvimento profissionalPorto Alegre (RS)CoachingDecision-making processCriteria of purchaseProfessional servicesWord of mouthO mercado de coaching vocacional e de carreira, em Porto Alegre, segundo a perspectiva dos profissionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001021610.pdf001021610.pdfTexto completoapplication/pdf1099711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158571/1/001021610.pdf89090c9efe49540961c49abba0da1b3dMD51TEXT001021610.pdf.txt001021610.pdf.txtExtracted Texttext/plain127307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158571/2/001021610.pdf.txt814afc0e07074e728894dc3c60d7a554MD5210183/1585712017-05-26 02:33:08.302777oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158571Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-05-26T05:33:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O mercado de coaching vocacional e de carreira, em Porto Alegre, segundo a perspectiva dos profissionais
title O mercado de coaching vocacional e de carreira, em Porto Alegre, segundo a perspectiva dos profissionais
spellingShingle O mercado de coaching vocacional e de carreira, em Porto Alegre, segundo a perspectiva dos profissionais
Aragão, Marcela Oliveira Cardoso
Tomada de decisão
Desenvolvimento profissional
Porto Alegre (RS)
Coaching
Decision-making process
Criteria of purchase
Professional services
Word of mouth
title_short O mercado de coaching vocacional e de carreira, em Porto Alegre, segundo a perspectiva dos profissionais
title_full O mercado de coaching vocacional e de carreira, em Porto Alegre, segundo a perspectiva dos profissionais
title_fullStr O mercado de coaching vocacional e de carreira, em Porto Alegre, segundo a perspectiva dos profissionais
title_full_unstemmed O mercado de coaching vocacional e de carreira, em Porto Alegre, segundo a perspectiva dos profissionais
title_sort O mercado de coaching vocacional e de carreira, em Porto Alegre, segundo a perspectiva dos profissionais
author Aragão, Marcela Oliveira Cardoso
author_facet Aragão, Marcela Oliveira Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, Marcela Oliveira Cardoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Muller Neto, Hugo Fridolino
contributor_str_mv Muller Neto, Hugo Fridolino
dc.subject.por.fl_str_mv Tomada de decisão
Desenvolvimento profissional
Porto Alegre (RS)
topic Tomada de decisão
Desenvolvimento profissional
Porto Alegre (RS)
Coaching
Decision-making process
Criteria of purchase
Professional services
Word of mouth
dc.subject.eng.fl_str_mv Coaching
Decision-making process
Criteria of purchase
Professional services
Word of mouth
description O presente trabalho foi desenvolvido para buscar entender o processo de tomada de decisão do cliente para a realização de coaching vocacional e de carreira, segundo a perspectiva dos profissionais. Além disso, se buscou entender quais as maiores influências que envolviam e poderiam direcionar essa decisão. Como suporte teórico, para entender o funcionamento do processo decisório, os principais autores sobre coaching e sobre a tomada de decisão do consumidor foram consultados, em especial sobre processo decisório para serviços profissionais e critérios de seleção para esses mercados, principalmente o papel do WoM nesse momento. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com o uso de entrevistas em profundidade, com 8 coaches profissionais que atuam com jovens no nicho vocacional e de carreira em Porto Alegre. A análise dos dados obtidos mostrou que o público ainda tem fraco conhecimento sobre o mercado; logo, a principal fonte de informações e, também, o principal fator de influência para a decisão, é a indicação boca a boca. Amigos, conhecidos e familiares são os principais personagens de influência nesse cenário. Concluiu-se, assim, que os consumidores de coaching, normalmente, não utilizam muitos critérios para a seleção de um profissional; em geral, a indicação é o critério determinante para a contratação desse serviço.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-25T02:28:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/158571
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001021610
url http://hdl.handle.net/10183/158571
identifier_str_mv 001021610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158571/1/001021610.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158571/2/001021610.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 89090c9efe49540961c49abba0da1b3d
814afc0e07074e728894dc3c60d7a554
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224531973505024