O mercado de coaching vocacional e de carreira, em Porto Alegre, segundo a perspectiva dos profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/158571 |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido para buscar entender o processo de tomada de decisão do cliente para a realização de coaching vocacional e de carreira, segundo a perspectiva dos profissionais. Além disso, se buscou entender quais as maiores influências que envolviam e poderiam direcionar essa decisão. Como suporte teórico, para entender o funcionamento do processo decisório, os principais autores sobre coaching e sobre a tomada de decisão do consumidor foram consultados, em especial sobre processo decisório para serviços profissionais e critérios de seleção para esses mercados, principalmente o papel do WoM nesse momento. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com o uso de entrevistas em profundidade, com 8 coaches profissionais que atuam com jovens no nicho vocacional e de carreira em Porto Alegre. A análise dos dados obtidos mostrou que o público ainda tem fraco conhecimento sobre o mercado; logo, a principal fonte de informações e, também, o principal fator de influência para a decisão, é a indicação boca a boca. Amigos, conhecidos e familiares são os principais personagens de influência nesse cenário. Concluiu-se, assim, que os consumidores de coaching, normalmente, não utilizam muitos critérios para a seleção de um profissional; em geral, a indicação é o critério determinante para a contratação desse serviço. |
id |
UFRGS-2_63f8c511a723d017d80f16036559f418 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158571 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Aragão, Marcela Oliveira CardosoMuller Neto, Hugo Fridolino2017-05-25T02:28:34Z2016http://hdl.handle.net/10183/158571001021610O presente trabalho foi desenvolvido para buscar entender o processo de tomada de decisão do cliente para a realização de coaching vocacional e de carreira, segundo a perspectiva dos profissionais. Além disso, se buscou entender quais as maiores influências que envolviam e poderiam direcionar essa decisão. Como suporte teórico, para entender o funcionamento do processo decisório, os principais autores sobre coaching e sobre a tomada de decisão do consumidor foram consultados, em especial sobre processo decisório para serviços profissionais e critérios de seleção para esses mercados, principalmente o papel do WoM nesse momento. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com o uso de entrevistas em profundidade, com 8 coaches profissionais que atuam com jovens no nicho vocacional e de carreira em Porto Alegre. A análise dos dados obtidos mostrou que o público ainda tem fraco conhecimento sobre o mercado; logo, a principal fonte de informações e, também, o principal fator de influência para a decisão, é a indicação boca a boca. Amigos, conhecidos e familiares são os principais personagens de influência nesse cenário. Concluiu-se, assim, que os consumidores de coaching, normalmente, não utilizam muitos critérios para a seleção de um profissional; em geral, a indicação é o critério determinante para a contratação desse serviço.The present work was developed to understand how the client's decision-making process is performed for vocational and career coaching, from the professionals’ perspective. In addition, an attempt was made to understand the major influences that involves and could direct this decision. In order to understand the working of the decision-making process, the main authors on coaching and on consumer decision-making were consulted, especially on the decision-making process for professional services and selection criteria for these markets, mainly the role of WoM. Subsequently, a qualitative research was carried out, using in-depth interviews, with eight professional coaches who work with young people in the vocational and career niche in Porto Alegre. The analysis of the data obtained showed that the public still has reduced knowledge about the market; therefore, the main source of information and the main influence factor for the decision, is the word of mouth. Friends, acquaintances and family are the main influential characters in this scenario. It was concluded, therefore, that the consumers of coaching do not normally use many criteria for the selection of a professional; in general, the indication is the determining criterion for the contracting of this service.application/pdfporTomada de decisãoDesenvolvimento profissionalPorto Alegre (RS)CoachingDecision-making processCriteria of purchaseProfessional servicesWord of mouthO mercado de coaching vocacional e de carreira, em Porto Alegre, segundo a perspectiva dos profissionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001021610.pdf001021610.pdfTexto completoapplication/pdf1099711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158571/1/001021610.pdf89090c9efe49540961c49abba0da1b3dMD51TEXT001021610.pdf.txt001021610.pdf.txtExtracted Texttext/plain127307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158571/2/001021610.pdf.txt814afc0e07074e728894dc3c60d7a554MD5210183/1585712017-05-26 02:33:08.302777oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158571Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-05-26T05:33:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O mercado de coaching vocacional e de carreira, em Porto Alegre, segundo a perspectiva dos profissionais |
title |
O mercado de coaching vocacional e de carreira, em Porto Alegre, segundo a perspectiva dos profissionais |
spellingShingle |
O mercado de coaching vocacional e de carreira, em Porto Alegre, segundo a perspectiva dos profissionais Aragão, Marcela Oliveira Cardoso Tomada de decisão Desenvolvimento profissional Porto Alegre (RS) Coaching Decision-making process Criteria of purchase Professional services Word of mouth |
title_short |
O mercado de coaching vocacional e de carreira, em Porto Alegre, segundo a perspectiva dos profissionais |
title_full |
O mercado de coaching vocacional e de carreira, em Porto Alegre, segundo a perspectiva dos profissionais |
title_fullStr |
O mercado de coaching vocacional e de carreira, em Porto Alegre, segundo a perspectiva dos profissionais |
title_full_unstemmed |
O mercado de coaching vocacional e de carreira, em Porto Alegre, segundo a perspectiva dos profissionais |
title_sort |
O mercado de coaching vocacional e de carreira, em Porto Alegre, segundo a perspectiva dos profissionais |
author |
Aragão, Marcela Oliveira Cardoso |
author_facet |
Aragão, Marcela Oliveira Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aragão, Marcela Oliveira Cardoso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Muller Neto, Hugo Fridolino |
contributor_str_mv |
Muller Neto, Hugo Fridolino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tomada de decisão Desenvolvimento profissional Porto Alegre (RS) |
topic |
Tomada de decisão Desenvolvimento profissional Porto Alegre (RS) Coaching Decision-making process Criteria of purchase Professional services Word of mouth |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Coaching Decision-making process Criteria of purchase Professional services Word of mouth |
description |
O presente trabalho foi desenvolvido para buscar entender o processo de tomada de decisão do cliente para a realização de coaching vocacional e de carreira, segundo a perspectiva dos profissionais. Além disso, se buscou entender quais as maiores influências que envolviam e poderiam direcionar essa decisão. Como suporte teórico, para entender o funcionamento do processo decisório, os principais autores sobre coaching e sobre a tomada de decisão do consumidor foram consultados, em especial sobre processo decisório para serviços profissionais e critérios de seleção para esses mercados, principalmente o papel do WoM nesse momento. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com o uso de entrevistas em profundidade, com 8 coaches profissionais que atuam com jovens no nicho vocacional e de carreira em Porto Alegre. A análise dos dados obtidos mostrou que o público ainda tem fraco conhecimento sobre o mercado; logo, a principal fonte de informações e, também, o principal fator de influência para a decisão, é a indicação boca a boca. Amigos, conhecidos e familiares são os principais personagens de influência nesse cenário. Concluiu-se, assim, que os consumidores de coaching, normalmente, não utilizam muitos critérios para a seleção de um profissional; em geral, a indicação é o critério determinante para a contratação desse serviço. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-25T02:28:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/158571 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001021610 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/158571 |
identifier_str_mv |
001021610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158571/1/001021610.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158571/2/001021610.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
89090c9efe49540961c49abba0da1b3d 814afc0e07074e728894dc3c60d7a554 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224531973505024 |