Práticas corporais em uma Unidade Básica de Saúde : relato de experiência de uma estudante de Educação Física junto a um grupo de convivência dedicado à vida saudável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/116105 |
Resumo: | A criação do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como base o conceito ampliado de saúde e a posterior introdução da Educação Física (EF) como um das profissões da área da saúde, através da Resolução CNS n. 287, de 1998, apresentou novas possibilidades de atuação para este profissional. A criação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), colocando as práticas corporais/atividades físicas como meio de cuidado e promoção da saúde, a criação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e das Academias da Saúde consolidou a presença do profissional de EF no SUS. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi refletir sobre uma experiência supervisionada de prática profissional em saúde de uma estudante de EF atuando com práticas corporais, mais especificamente na atenção básica (AB), em um grupo de convivência que aborda temas sobre alimentação e vida saudável. A abordagem utilizada foi de cunho qualitativo, com o emprego do relato de experiência, com o objetivo de analisar o registro das impressões e acontecimentos descritos no diário de campo. As práticas corporais produzem saúde e cuidado, além de construir autonomia, aumentar as oportunidades de socialização e de corresponsabilidade entre os sujeitos envolvidos (usuários e profissionais). Para que a formação em EF possa conduzir as práticas corporais nos serviços/ambientes de saúde no sentido descrito acima, é necessária uma adequação dos cursos de formação tendo como base os princípios e diretrizes do SUS, buscando a integralidade e humanização do cuidado. |
id |
UFRGS-2_642c30b15d7d522ba96c3e276dd2e971 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116105 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dahlke, Ana PaulaFraga, Alex Branco2015-05-12T02:00:35Z2014http://hdl.handle.net/10183/116105000964700A criação do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como base o conceito ampliado de saúde e a posterior introdução da Educação Física (EF) como um das profissões da área da saúde, através da Resolução CNS n. 287, de 1998, apresentou novas possibilidades de atuação para este profissional. A criação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), colocando as práticas corporais/atividades físicas como meio de cuidado e promoção da saúde, a criação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e das Academias da Saúde consolidou a presença do profissional de EF no SUS. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi refletir sobre uma experiência supervisionada de prática profissional em saúde de uma estudante de EF atuando com práticas corporais, mais especificamente na atenção básica (AB), em um grupo de convivência que aborda temas sobre alimentação e vida saudável. A abordagem utilizada foi de cunho qualitativo, com o emprego do relato de experiência, com o objetivo de analisar o registro das impressões e acontecimentos descritos no diário de campo. As práticas corporais produzem saúde e cuidado, além de construir autonomia, aumentar as oportunidades de socialização e de corresponsabilidade entre os sujeitos envolvidos (usuários e profissionais). Para que a formação em EF possa conduzir as práticas corporais nos serviços/ambientes de saúde no sentido descrito acima, é necessária uma adequação dos cursos de formação tendo como base os princípios e diretrizes do SUS, buscando a integralidade e humanização do cuidado.application/pdfporPráticas corporaisQualidade de vidaPráticas corporais em uma Unidade Básica de Saúde : relato de experiência de uma estudante de Educação Física junto a um grupo de convivência dedicado à vida saudávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2014Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964700.pdf000964700.pdfTexto completoapplication/pdf455784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116105/1/000964700.pdfa539d88d9a94c2f00be8f86a25a87690MD51TEXT000964700.pdf.txt000964700.pdf.txtExtracted Texttext/plain80332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116105/2/000964700.pdf.txtaf1c846cbb61d08faedd9b2f85d75b03MD52THUMBNAIL000964700.pdf.jpg000964700.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116105/3/000964700.pdf.jpgd96a7d7b27f1e5670de6d58d826531fdMD5310183/1161052018-10-22 07:57:07.258oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116105Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:57:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas corporais em uma Unidade Básica de Saúde : relato de experiência de uma estudante de Educação Física junto a um grupo de convivência dedicado à vida saudável |
title |
Práticas corporais em uma Unidade Básica de Saúde : relato de experiência de uma estudante de Educação Física junto a um grupo de convivência dedicado à vida saudável |
spellingShingle |
Práticas corporais em uma Unidade Básica de Saúde : relato de experiência de uma estudante de Educação Física junto a um grupo de convivência dedicado à vida saudável Dahlke, Ana Paula Práticas corporais Qualidade de vida |
title_short |
Práticas corporais em uma Unidade Básica de Saúde : relato de experiência de uma estudante de Educação Física junto a um grupo de convivência dedicado à vida saudável |
title_full |
Práticas corporais em uma Unidade Básica de Saúde : relato de experiência de uma estudante de Educação Física junto a um grupo de convivência dedicado à vida saudável |
title_fullStr |
Práticas corporais em uma Unidade Básica de Saúde : relato de experiência de uma estudante de Educação Física junto a um grupo de convivência dedicado à vida saudável |
title_full_unstemmed |
Práticas corporais em uma Unidade Básica de Saúde : relato de experiência de uma estudante de Educação Física junto a um grupo de convivência dedicado à vida saudável |
title_sort |
Práticas corporais em uma Unidade Básica de Saúde : relato de experiência de uma estudante de Educação Física junto a um grupo de convivência dedicado à vida saudável |
author |
Dahlke, Ana Paula |
author_facet |
Dahlke, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dahlke, Ana Paula |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fraga, Alex Branco |
contributor_str_mv |
Fraga, Alex Branco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas corporais Qualidade de vida |
topic |
Práticas corporais Qualidade de vida |
description |
A criação do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como base o conceito ampliado de saúde e a posterior introdução da Educação Física (EF) como um das profissões da área da saúde, através da Resolução CNS n. 287, de 1998, apresentou novas possibilidades de atuação para este profissional. A criação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), colocando as práticas corporais/atividades físicas como meio de cuidado e promoção da saúde, a criação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e das Academias da Saúde consolidou a presença do profissional de EF no SUS. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi refletir sobre uma experiência supervisionada de prática profissional em saúde de uma estudante de EF atuando com práticas corporais, mais especificamente na atenção básica (AB), em um grupo de convivência que aborda temas sobre alimentação e vida saudável. A abordagem utilizada foi de cunho qualitativo, com o emprego do relato de experiência, com o objetivo de analisar o registro das impressões e acontecimentos descritos no diário de campo. As práticas corporais produzem saúde e cuidado, além de construir autonomia, aumentar as oportunidades de socialização e de corresponsabilidade entre os sujeitos envolvidos (usuários e profissionais). Para que a formação em EF possa conduzir as práticas corporais nos serviços/ambientes de saúde no sentido descrito acima, é necessária uma adequação dos cursos de formação tendo como base os princípios e diretrizes do SUS, buscando a integralidade e humanização do cuidado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-12T02:00:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/116105 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000964700 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/116105 |
identifier_str_mv |
000964700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116105/1/000964700.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116105/2/000964700.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116105/3/000964700.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a539d88d9a94c2f00be8f86a25a87690 af1c846cbb61d08faedd9b2f85d75b03 d96a7d7b27f1e5670de6d58d826531fd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224484614569984 |