Os limites da democracia : quando a política (des)educa e a educação (des)politiza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baquero, Marcello
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Baquero, Rute Vivian Angelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/104824
Resumo: O papel do cidadão na arena política da América Latina é um dos temas que mais atenção tem recebido nos últimos anos. No entanto, o resultado dessas reflexões tem sido inversamente proporcional à real eficácia política das pessoas. Neste contexto, este artigo tem por objetivo examinar os dilemas da democracia contemporânea na América Latina, a partir de uma reflexão de natureza interdisciplinar que problematiza as relações entre educação e política e o papel que as mesmas assumem na equação da construção democrática nesta Região. A reflexão se apóia em autores da área da cultura política e da vertente crítica em educação. O artigo destaca a assimetria entre a democracia formal procedimental e a democracia na sua dimensão social e propõe o conceito de democracia inercial como uma alternativa para a compreensão do paradoxo democrático desta Região. Neste contexto, sinaliza para a importância de uma educação emancipatória como instrumento de fortalecimento democrático.
id UFRGS-2_649527fab95c54a785c7bffbf91bf0ed
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104824
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Baquero, MarcelloBaquero, Rute Vivian Angelo2014-10-23T02:15:02Z20091519-387Xhttp://hdl.handle.net/10183/104824000930252O papel do cidadão na arena política da América Latina é um dos temas que mais atenção tem recebido nos últimos anos. No entanto, o resultado dessas reflexões tem sido inversamente proporcional à real eficácia política das pessoas. Neste contexto, este artigo tem por objetivo examinar os dilemas da democracia contemporânea na América Latina, a partir de uma reflexão de natureza interdisciplinar que problematiza as relações entre educação e política e o papel que as mesmas assumem na equação da construção democrática nesta Região. A reflexão se apóia em autores da área da cultura política e da vertente crítica em educação. O artigo destaca a assimetria entre a democracia formal procedimental e a democracia na sua dimensão social e propõe o conceito de democracia inercial como uma alternativa para a compreensão do paradoxo democrático desta Região. Neste contexto, sinaliza para a importância de uma educação emancipatória como instrumento de fortalecimento democrático.The role of the citizen in the political arena in Latin America is one of the topics that more attention has received in the last years. However, the results of these analyses have been inversely proportional to the real political efficacy of the citizens. Under those circumstances the main objective of this paper is to examine the dilemmas of contemporary democracy in Latin America based upon a reflection of interdisciplinary nature that questions the relationship between education and politics and their role in the democratic construction process of this Region. The analysis is supported by authors of political culture and the critical approach in education. The article emphasizes the asymmetry between formal representative democracy and democracy in a social dimension and proposes the concept of inertial democracy as an alternative to understand the democratic paradox of this Region. It signals, therefore, to the significance of an emancipatory education as an instrument of democratic strengthening.application/pdfporEducação UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 13, n. 3 (set./dez. 2009), p. 255-263DemocraciaEducaçãoCidadaniaAmérica LatinaDemocracyEducationCitizenshipLatin AmericaOs limites da democracia : quando a política (des)educa e a educação (des)politizaThe limits of democracy : when politics (des)educates and education (des)politicizesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000930252.pdf000930252.pdfTexto completoapplication/pdf561412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104824/1/000930252.pdfc6385ef21a0951c89ccaf9ed6be3d612MD51TEXT000930252.pdf.txt000930252.pdf.txtExtracted Texttext/plain43150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104824/2/000930252.pdf.txt21c2754f2cc88c24fc66820500386c90MD52THUMBNAIL000930252.pdf.jpg000930252.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1605http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104824/3/000930252.pdf.jpgbfe21b9418666931f43f937ecbf60054MD5310183/1048242018-10-20 03:16:08.648786oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104824Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-20T06:16:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os limites da democracia : quando a política (des)educa e a educação (des)politiza
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The limits of democracy : when politics (des)educates and education (des)politicizes
title Os limites da democracia : quando a política (des)educa e a educação (des)politiza
spellingShingle Os limites da democracia : quando a política (des)educa e a educação (des)politiza
Baquero, Marcello
Democracia
Educação
Cidadania
América Latina
Democracy
Education
Citizenship
Latin America
title_short Os limites da democracia : quando a política (des)educa e a educação (des)politiza
title_full Os limites da democracia : quando a política (des)educa e a educação (des)politiza
title_fullStr Os limites da democracia : quando a política (des)educa e a educação (des)politiza
title_full_unstemmed Os limites da democracia : quando a política (des)educa e a educação (des)politiza
title_sort Os limites da democracia : quando a política (des)educa e a educação (des)politiza
author Baquero, Marcello
author_facet Baquero, Marcello
Baquero, Rute Vivian Angelo
author_role author
author2 Baquero, Rute Vivian Angelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baquero, Marcello
Baquero, Rute Vivian Angelo
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia
Educação
Cidadania
América Latina
topic Democracia
Educação
Cidadania
América Latina
Democracy
Education
Citizenship
Latin America
dc.subject.eng.fl_str_mv Democracy
Education
Citizenship
Latin America
description O papel do cidadão na arena política da América Latina é um dos temas que mais atenção tem recebido nos últimos anos. No entanto, o resultado dessas reflexões tem sido inversamente proporcional à real eficácia política das pessoas. Neste contexto, este artigo tem por objetivo examinar os dilemas da democracia contemporânea na América Latina, a partir de uma reflexão de natureza interdisciplinar que problematiza as relações entre educação e política e o papel que as mesmas assumem na equação da construção democrática nesta Região. A reflexão se apóia em autores da área da cultura política e da vertente crítica em educação. O artigo destaca a assimetria entre a democracia formal procedimental e a democracia na sua dimensão social e propõe o conceito de democracia inercial como uma alternativa para a compreensão do paradoxo democrático desta Região. Neste contexto, sinaliza para a importância de uma educação emancipatória como instrumento de fortalecimento democrático.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-23T02:15:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/104824
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-387X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000930252
identifier_str_mv 1519-387X
000930252
url http://hdl.handle.net/10183/104824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 13, n. 3 (set./dez. 2009), p. 255-263
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104824/1/000930252.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104824/2/000930252.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104824/3/000930252.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c6385ef21a0951c89ccaf9ed6be3d612
21c2754f2cc88c24fc66820500386c90
bfe21b9418666931f43f937ecbf60054
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224853829713920