Condição do consumidor na pós-modernidade : aspectos da vulnerabilidade psicológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179041 |
Resumo: | Analisamos na presente monografia a influência da pós-modernidade no Direito do Consumidor, baseados na compreensão líquida das relações sociais partindo do entendimento de Zygmunt Bauman, além da análise de outros estudos atinentes ao tema, em seu aspecto sociológico, para o fim de compreendermos a vulnerabilidade do consumidor aplicada neste contexto social, com atenção especial à vulnerabilidade psicológica. Demonstraremos a importância deste atributo através de uma abordagem crítica realizada com base nas doutrinas jurídicas relacionadas ao Direito do Consumidor, em suas questões protetivas e principiológicas, considerada também a abordagem e influência do marketing e publicidade na atualidade, considerada sua atuação junto à sociedade de consumo principalmente no viés do neuromarketing. Pretendemos verificar de soluções pós-modernas para o tema proposto. Finaliza apontando a necessidade de outras pesquisas a respeito do tema. |
id |
UFRGS-2_6498d6faee7238425fa739b7ca330eef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179041 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vollino, Fernanda WiniemkoVial, Sophia Martini2018-05-31T02:29:04Z2017http://hdl.handle.net/10183/179041001067604Analisamos na presente monografia a influência da pós-modernidade no Direito do Consumidor, baseados na compreensão líquida das relações sociais partindo do entendimento de Zygmunt Bauman, além da análise de outros estudos atinentes ao tema, em seu aspecto sociológico, para o fim de compreendermos a vulnerabilidade do consumidor aplicada neste contexto social, com atenção especial à vulnerabilidade psicológica. Demonstraremos a importância deste atributo através de uma abordagem crítica realizada com base nas doutrinas jurídicas relacionadas ao Direito do Consumidor, em suas questões protetivas e principiológicas, considerada também a abordagem e influência do marketing e publicidade na atualidade, considerada sua atuação junto à sociedade de consumo principalmente no viés do neuromarketing. Pretendemos verificar de soluções pós-modernas para o tema proposto. Finaliza apontando a necessidade de outras pesquisas a respeito do tema.We analyze in this monograph the influence of postmodernity on Consumer Law, based on the net understanding of social relations, based on the understanding of Zygmunt Bauman, in addition to the analysis of other studies related to the subject, in its sociological aspect, in order to understand the Vulnerability of the consumer in this social context, with special attention to psychological vulnerability. We will demonstrate the importance of this attribute through a critical approach based on the legal doctrines related to Consumer Law, in its issues of protection and principles, also considered the approach and influence of marketing and advertising in the present time, considered its action with consumer society Mainly in the neuromarketing bias. We intend to verify postmodern solutions for the proposed theme. It concludes by pointing out the need for further research on the subject.application/pdfporDireito do consumidorVulnerabilidadeProteção do consumidorConsumer lawPostmodernityPsychological vulnerabilityNeuromarketingCondição do consumidor na pós-modernidade : aspectos da vulnerabilidade psicológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de DireitoPorto Alegre, BR-RS2017especializaçãoCurso de especialização em Direito do Consumidor e Responsabilidade Civilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001067604.pdf001067604.pdfTexto completoapplication/pdf650150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179041/1/001067604.pdf4f6c99ee69168bacd59f59c34bcca4afMD51TEXT001067604.pdf.txt001067604.pdf.txtExtracted Texttext/plain220200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179041/2/001067604.pdf.txtbf544bd346c1469b07499eb26d16ceaeMD5210183/1790412018-06-04 02:27:16.487365oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179041Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-04T05:27:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Condição do consumidor na pós-modernidade : aspectos da vulnerabilidade psicológica |
title |
Condição do consumidor na pós-modernidade : aspectos da vulnerabilidade psicológica |
spellingShingle |
Condição do consumidor na pós-modernidade : aspectos da vulnerabilidade psicológica Vollino, Fernanda Winiemko Direito do consumidor Vulnerabilidade Proteção do consumidor Consumer law Postmodernity Psychological vulnerability Neuromarketing |
title_short |
Condição do consumidor na pós-modernidade : aspectos da vulnerabilidade psicológica |
title_full |
Condição do consumidor na pós-modernidade : aspectos da vulnerabilidade psicológica |
title_fullStr |
Condição do consumidor na pós-modernidade : aspectos da vulnerabilidade psicológica |
title_full_unstemmed |
Condição do consumidor na pós-modernidade : aspectos da vulnerabilidade psicológica |
title_sort |
Condição do consumidor na pós-modernidade : aspectos da vulnerabilidade psicológica |
author |
Vollino, Fernanda Winiemko |
author_facet |
Vollino, Fernanda Winiemko |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vollino, Fernanda Winiemko |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vial, Sophia Martini |
contributor_str_mv |
Vial, Sophia Martini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito do consumidor Vulnerabilidade Proteção do consumidor |
topic |
Direito do consumidor Vulnerabilidade Proteção do consumidor Consumer law Postmodernity Psychological vulnerability Neuromarketing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consumer law Postmodernity Psychological vulnerability Neuromarketing |
description |
Analisamos na presente monografia a influência da pós-modernidade no Direito do Consumidor, baseados na compreensão líquida das relações sociais partindo do entendimento de Zygmunt Bauman, além da análise de outros estudos atinentes ao tema, em seu aspecto sociológico, para o fim de compreendermos a vulnerabilidade do consumidor aplicada neste contexto social, com atenção especial à vulnerabilidade psicológica. Demonstraremos a importância deste atributo através de uma abordagem crítica realizada com base nas doutrinas jurídicas relacionadas ao Direito do Consumidor, em suas questões protetivas e principiológicas, considerada também a abordagem e influência do marketing e publicidade na atualidade, considerada sua atuação junto à sociedade de consumo principalmente no viés do neuromarketing. Pretendemos verificar de soluções pós-modernas para o tema proposto. Finaliza apontando a necessidade de outras pesquisas a respeito do tema. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-31T02:29:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/179041 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001067604 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/179041 |
identifier_str_mv |
001067604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179041/1/001067604.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179041/2/001067604.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4f6c99ee69168bacd59f59c34bcca4af bf544bd346c1469b07499eb26d16ceae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224552039055360 |