Condição do consumidor na pós-modernidade : aspectos da vulnerabilidade psicológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vollino, Fernanda Winiemko
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179041
Resumo: Analisamos na presente monografia a influência da pós-modernidade no Direito do Consumidor, baseados na compreensão líquida das relações sociais partindo do entendimento de Zygmunt Bauman, além da análise de outros estudos atinentes ao tema, em seu aspecto sociológico, para o fim de compreendermos a vulnerabilidade do consumidor aplicada neste contexto social, com atenção especial à vulnerabilidade psicológica. Demonstraremos a importância deste atributo através de uma abordagem crítica realizada com base nas doutrinas jurídicas relacionadas ao Direito do Consumidor, em suas questões protetivas e principiológicas, considerada também a abordagem e influência do marketing e publicidade na atualidade, considerada sua atuação junto à sociedade de consumo principalmente no viés do neuromarketing. Pretendemos verificar de soluções pós-modernas para o tema proposto. Finaliza apontando a necessidade de outras pesquisas a respeito do tema.
id UFRGS-2_6498d6faee7238425fa739b7ca330eef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179041
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vollino, Fernanda WiniemkoVial, Sophia Martini2018-05-31T02:29:04Z2017http://hdl.handle.net/10183/179041001067604Analisamos na presente monografia a influência da pós-modernidade no Direito do Consumidor, baseados na compreensão líquida das relações sociais partindo do entendimento de Zygmunt Bauman, além da análise de outros estudos atinentes ao tema, em seu aspecto sociológico, para o fim de compreendermos a vulnerabilidade do consumidor aplicada neste contexto social, com atenção especial à vulnerabilidade psicológica. Demonstraremos a importância deste atributo através de uma abordagem crítica realizada com base nas doutrinas jurídicas relacionadas ao Direito do Consumidor, em suas questões protetivas e principiológicas, considerada também a abordagem e influência do marketing e publicidade na atualidade, considerada sua atuação junto à sociedade de consumo principalmente no viés do neuromarketing. Pretendemos verificar de soluções pós-modernas para o tema proposto. Finaliza apontando a necessidade de outras pesquisas a respeito do tema.We analyze in this monograph the influence of postmodernity on Consumer Law, based on the net understanding of social relations, based on the understanding of Zygmunt Bauman, in addition to the analysis of other studies related to the subject, in its sociological aspect, in order to understand the Vulnerability of the consumer in this social context, with special attention to psychological vulnerability. We will demonstrate the importance of this attribute through a critical approach based on the legal doctrines related to Consumer Law, in its issues of protection and principles, also considered the approach and influence of marketing and advertising in the present time, considered its action with consumer society Mainly in the neuromarketing bias. We intend to verify postmodern solutions for the proposed theme. It concludes by pointing out the need for further research on the subject.application/pdfporDireito do consumidorVulnerabilidadeProteção do consumidorConsumer lawPostmodernityPsychological vulnerabilityNeuromarketingCondição do consumidor na pós-modernidade : aspectos da vulnerabilidade psicológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de DireitoPorto Alegre, BR-RS2017especializaçãoCurso de especialização em Direito do Consumidor e Responsabilidade Civilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001067604.pdf001067604.pdfTexto completoapplication/pdf650150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179041/1/001067604.pdf4f6c99ee69168bacd59f59c34bcca4afMD51TEXT001067604.pdf.txt001067604.pdf.txtExtracted Texttext/plain220200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179041/2/001067604.pdf.txtbf544bd346c1469b07499eb26d16ceaeMD5210183/1790412018-06-04 02:27:16.487365oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179041Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-06-04T05:27:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Condição do consumidor na pós-modernidade : aspectos da vulnerabilidade psicológica
title Condição do consumidor na pós-modernidade : aspectos da vulnerabilidade psicológica
spellingShingle Condição do consumidor na pós-modernidade : aspectos da vulnerabilidade psicológica
Vollino, Fernanda Winiemko
Direito do consumidor
Vulnerabilidade
Proteção do consumidor
Consumer law
Postmodernity
Psychological vulnerability
Neuromarketing
title_short Condição do consumidor na pós-modernidade : aspectos da vulnerabilidade psicológica
title_full Condição do consumidor na pós-modernidade : aspectos da vulnerabilidade psicológica
title_fullStr Condição do consumidor na pós-modernidade : aspectos da vulnerabilidade psicológica
title_full_unstemmed Condição do consumidor na pós-modernidade : aspectos da vulnerabilidade psicológica
title_sort Condição do consumidor na pós-modernidade : aspectos da vulnerabilidade psicológica
author Vollino, Fernanda Winiemko
author_facet Vollino, Fernanda Winiemko
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vollino, Fernanda Winiemko
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vial, Sophia Martini
contributor_str_mv Vial, Sophia Martini
dc.subject.por.fl_str_mv Direito do consumidor
Vulnerabilidade
Proteção do consumidor
topic Direito do consumidor
Vulnerabilidade
Proteção do consumidor
Consumer law
Postmodernity
Psychological vulnerability
Neuromarketing
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer law
Postmodernity
Psychological vulnerability
Neuromarketing
description Analisamos na presente monografia a influência da pós-modernidade no Direito do Consumidor, baseados na compreensão líquida das relações sociais partindo do entendimento de Zygmunt Bauman, além da análise de outros estudos atinentes ao tema, em seu aspecto sociológico, para o fim de compreendermos a vulnerabilidade do consumidor aplicada neste contexto social, com atenção especial à vulnerabilidade psicológica. Demonstraremos a importância deste atributo através de uma abordagem crítica realizada com base nas doutrinas jurídicas relacionadas ao Direito do Consumidor, em suas questões protetivas e principiológicas, considerada também a abordagem e influência do marketing e publicidade na atualidade, considerada sua atuação junto à sociedade de consumo principalmente no viés do neuromarketing. Pretendemos verificar de soluções pós-modernas para o tema proposto. Finaliza apontando a necessidade de outras pesquisas a respeito do tema.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-31T02:29:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179041
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001067604
url http://hdl.handle.net/10183/179041
identifier_str_mv 001067604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179041/1/001067604.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179041/2/001067604.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f6c99ee69168bacd59f59c34bcca4af
bf544bd346c1469b07499eb26d16ceae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224552039055360