Identificação de pesquisas estratégicas em gestão de design direcionadas ao aumento da competitividade de micro e pequenas empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira, Geísa Gaiger de, Ruecker, Stan, Sato, Keiichi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117034
Resumo: No Brasil, apesar da importância do processo de gestão de design, o foco de investigação nesta área é bastante recente. Parte desses estudos são direcionados para grandes empresas de diferentes segmentos de mercado. Nesse contexto, a realização de pesquisas que visem compreender a situação das pequenas empresas brasileiras é particularmente oportuna devido aos incentivos governamentais para ajudá-las a tonarem-se mais inovadoras e produtivas. Este artigo apresenta os resultados de um projeto que visa identificar oportunidades de pesquisa de design para pequenas empresas que podem orientar o desenvolvimento de novas políticas e investimentos do Governo Brasileiro e da Academia. O artigo foi baseado em dados coletados em entrevistas com especialistas em design. As oportunidades identificadas estabeleceram uma referência para a concepção de uma estrutura de gerenciamento de projeto a ser validado em pequenas empresas. A estrutura proposta inclui a análise de desempenho de valor, as inovações nas práticas de gestão, e novas abordagens para o trabalho em equipe multidisciplinar. O desafio de investigar a aplicabilidade dos resultados da pesquisa apresentados neste artigo pode orientar o desenvolvimento de projetos futuros e têm implicações para mudanças na política, tanto por parte das empresas quanto pela academia.
id UFRGS-2_64a5f0f051cfe4305a2e341d51795300
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117034
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bernardes, Mauricio Moreira e SilvaOliveira, Geísa Gaiger deRuecker, StanSato, Keiichi2015-05-23T02:01:28Z20132178-1974http://hdl.handle.net/10183/117034000966904No Brasil, apesar da importância do processo de gestão de design, o foco de investigação nesta área é bastante recente. Parte desses estudos são direcionados para grandes empresas de diferentes segmentos de mercado. Nesse contexto, a realização de pesquisas que visem compreender a situação das pequenas empresas brasileiras é particularmente oportuna devido aos incentivos governamentais para ajudá-las a tonarem-se mais inovadoras e produtivas. Este artigo apresenta os resultados de um projeto que visa identificar oportunidades de pesquisa de design para pequenas empresas que podem orientar o desenvolvimento de novas políticas e investimentos do Governo Brasileiro e da Academia. O artigo foi baseado em dados coletados em entrevistas com especialistas em design. As oportunidades identificadas estabeleceram uma referência para a concepção de uma estrutura de gerenciamento de projeto a ser validado em pequenas empresas. A estrutura proposta inclui a análise de desempenho de valor, as inovações nas práticas de gestão, e novas abordagens para o trabalho em equipe multidisciplinar. O desafio de investigar a aplicabilidade dos resultados da pesquisa apresentados neste artigo pode orientar o desenvolvimento de projetos futuros e têm implicações para mudanças na política, tanto por parte das empresas quanto pela academia.In Brazil, despite of the importance of the design management process, the focus of research in this area is quite recent. Additional research aimed at understanding the situation of Brazilian small companies is particularly timely because there have been many new governmental incentives to help them become more innovative and productive. Our project aims at identifying design research opportunities for small companies that can guide the development of further policies and investments of the Brazilian Government, Academia and the small companies themselves. This article was based on data collected in interviews with experts in design. The opportunities identified establish a reference for the conception of a design management framework to be validated in small companies. The proposed framework includes performance of value analysis, innovations in management practices, and new approaches to multidisciplinary teamwork. The goal is related to ‘how’ to have successful products in a given market. The challenge of investigating the applicability of the results of research identified in this article may guide the development of future projects and have implications for changes in policy, both by companies and by the academy.application/pdfporDesign & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. n. 5 (2013), p. 24-34CompetitividadeDesign : GerenciamentoMicro e pequenas empresasGestão do designCompetitivenessDesign managementSmall companiesIdentificação de pesquisas estratégicas em gestão de design direcionadas ao aumento da competitividade de micro e pequenas empresas brasileirasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966904.pdf000966904.pdfTexto completoapplication/pdf966972http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117034/1/000966904.pdf73cb9f0ec4485cfdaee93d21445ed6b4MD51TEXT000966904.pdf.txt000966904.pdf.txtExtracted Texttext/plain65345http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117034/2/000966904.pdf.txt2796df3fcf19f452b785774670c62257MD52THUMBNAIL000966904.pdf.jpg000966904.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117034/3/000966904.pdf.jpgeace7f493976ea1f6b08eb8fd2dc1d18MD5310183/1170342018-10-22 08:39:25.543oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117034Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:39:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identificação de pesquisas estratégicas em gestão de design direcionadas ao aumento da competitividade de micro e pequenas empresas brasileiras
title Identificação de pesquisas estratégicas em gestão de design direcionadas ao aumento da competitividade de micro e pequenas empresas brasileiras
spellingShingle Identificação de pesquisas estratégicas em gestão de design direcionadas ao aumento da competitividade de micro e pequenas empresas brasileiras
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Competitividade
Design : Gerenciamento
Micro e pequenas empresas
Gestão do design
Competitiveness
Design management
Small companies
title_short Identificação de pesquisas estratégicas em gestão de design direcionadas ao aumento da competitividade de micro e pequenas empresas brasileiras
title_full Identificação de pesquisas estratégicas em gestão de design direcionadas ao aumento da competitividade de micro e pequenas empresas brasileiras
title_fullStr Identificação de pesquisas estratégicas em gestão de design direcionadas ao aumento da competitividade de micro e pequenas empresas brasileiras
title_full_unstemmed Identificação de pesquisas estratégicas em gestão de design direcionadas ao aumento da competitividade de micro e pequenas empresas brasileiras
title_sort Identificação de pesquisas estratégicas em gestão de design direcionadas ao aumento da competitividade de micro e pequenas empresas brasileiras
author Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
author_facet Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Oliveira, Geísa Gaiger de
Ruecker, Stan
Sato, Keiichi
author_role author
author2 Oliveira, Geísa Gaiger de
Ruecker, Stan
Sato, Keiichi
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Oliveira, Geísa Gaiger de
Ruecker, Stan
Sato, Keiichi
dc.subject.por.fl_str_mv Competitividade
Design : Gerenciamento
Micro e pequenas empresas
Gestão do design
topic Competitividade
Design : Gerenciamento
Micro e pequenas empresas
Gestão do design
Competitiveness
Design management
Small companies
dc.subject.eng.fl_str_mv Competitiveness
Design management
Small companies
description No Brasil, apesar da importância do processo de gestão de design, o foco de investigação nesta área é bastante recente. Parte desses estudos são direcionados para grandes empresas de diferentes segmentos de mercado. Nesse contexto, a realização de pesquisas que visem compreender a situação das pequenas empresas brasileiras é particularmente oportuna devido aos incentivos governamentais para ajudá-las a tonarem-se mais inovadoras e produtivas. Este artigo apresenta os resultados de um projeto que visa identificar oportunidades de pesquisa de design para pequenas empresas que podem orientar o desenvolvimento de novas políticas e investimentos do Governo Brasileiro e da Academia. O artigo foi baseado em dados coletados em entrevistas com especialistas em design. As oportunidades identificadas estabeleceram uma referência para a concepção de uma estrutura de gerenciamento de projeto a ser validado em pequenas empresas. A estrutura proposta inclui a análise de desempenho de valor, as inovações nas práticas de gestão, e novas abordagens para o trabalho em equipe multidisciplinar. O desafio de investigar a aplicabilidade dos resultados da pesquisa apresentados neste artigo pode orientar o desenvolvimento de projetos futuros e têm implicações para mudanças na política, tanto por parte das empresas quanto pela academia.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-23T02:01:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117034
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2178-1974
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000966904
identifier_str_mv 2178-1974
000966904
url http://hdl.handle.net/10183/117034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Design & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. n. 5 (2013), p. 24-34
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117034/1/000966904.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117034/2/000966904.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117034/3/000966904.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 73cb9f0ec4485cfdaee93d21445ed6b4
2796df3fcf19f452b785774670c62257
eace7f493976ea1f6b08eb8fd2dc1d18
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224872439840768