Cinco conselhos para minha vida como professora de teatro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222518 |
Resumo: | O que faz o professor de teatro continuar exercendo o seu ofício, dentro do ambiente escolar? Tendo essa pergunta como ponto de partida, o presente trabalho propõe, através de entrevistas com cinco professores de teatro e das teorias de Paulo Freire, Desirée Pessoa e Viola Spolin, identificar as motivações do professor pelo meio de suas memórias afetivas e da reconstrução de suas trajetórias, enquanto docentes e atores. O trabalho propõe reflexões sobre a docência em teatro, na escola, sobre a minha própria carreira como docente, em teatro, a partir de experiências, como professora, em espaços diversos e da minha formação como atriz. |
id |
UFRGS-2_64cafddc0d8217ae8472e2c969119077 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222518 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Lara Mohana Pinheiro deRamos, Adriana Jorge Lopes Machado2021-06-22T04:25:17Z2021http://hdl.handle.net/10183/222518001127110O que faz o professor de teatro continuar exercendo o seu ofício, dentro do ambiente escolar? Tendo essa pergunta como ponto de partida, o presente trabalho propõe, através de entrevistas com cinco professores de teatro e das teorias de Paulo Freire, Desirée Pessoa e Viola Spolin, identificar as motivações do professor pelo meio de suas memórias afetivas e da reconstrução de suas trajetórias, enquanto docentes e atores. O trabalho propõe reflexões sobre a docência em teatro, na escola, sobre a minha própria carreira como docente, em teatro, a partir de experiências, como professora, em espaços diversos e da minha formação como atriz.What compels a drama teacher continue to teach their craft at a school? Having that question as a starting point, the present work proposes, through the analysis of five interviews with drama professors and using the theories by authors such as Paulo Freire, Desirée Pessoa and Viola Spolin, to identify the motivations of teachers through their personal memories and the reconstruction of their trajectories as instructors and as actors. The work proposes considerations on the experience of drama teaching at schools and an analysis of my own career as a teacher, taking into account my experiences teaching in different environments and my training as an actor.application/pdfporTeatroDocênciaTeatro : PedagogiaEducaçãoTheaterTeachingTheater pedagogyEducationCinco conselhos para minha vida como professora de teatroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127110.pdf.txt001127110.pdf.txtExtracted Texttext/plain76426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222518/2/001127110.pdf.txt1bac0092358985770a1ff5b6d264238fMD52ORIGINAL001127110.pdfTexto completoapplication/pdf18741688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222518/1/001127110.pdf27578576a54ed5cf246c396781957e51MD5110183/2225182023-05-05 03:20:40.868504oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222518Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:20:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cinco conselhos para minha vida como professora de teatro |
title |
Cinco conselhos para minha vida como professora de teatro |
spellingShingle |
Cinco conselhos para minha vida como professora de teatro Souza, Lara Mohana Pinheiro de Teatro Docência Teatro : Pedagogia Educação Theater Teaching Theater pedagogy Education |
title_short |
Cinco conselhos para minha vida como professora de teatro |
title_full |
Cinco conselhos para minha vida como professora de teatro |
title_fullStr |
Cinco conselhos para minha vida como professora de teatro |
title_full_unstemmed |
Cinco conselhos para minha vida como professora de teatro |
title_sort |
Cinco conselhos para minha vida como professora de teatro |
author |
Souza, Lara Mohana Pinheiro de |
author_facet |
Souza, Lara Mohana Pinheiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Lara Mohana Pinheiro de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Adriana Jorge Lopes Machado |
contributor_str_mv |
Ramos, Adriana Jorge Lopes Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Docência Teatro : Pedagogia Educação |
topic |
Teatro Docência Teatro : Pedagogia Educação Theater Teaching Theater pedagogy Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Theater Teaching Theater pedagogy Education |
description |
O que faz o professor de teatro continuar exercendo o seu ofício, dentro do ambiente escolar? Tendo essa pergunta como ponto de partida, o presente trabalho propõe, através de entrevistas com cinco professores de teatro e das teorias de Paulo Freire, Desirée Pessoa e Viola Spolin, identificar as motivações do professor pelo meio de suas memórias afetivas e da reconstrução de suas trajetórias, enquanto docentes e atores. O trabalho propõe reflexões sobre a docência em teatro, na escola, sobre a minha própria carreira como docente, em teatro, a partir de experiências, como professora, em espaços diversos e da minha formação como atriz. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-22T04:25:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/222518 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001127110 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/222518 |
identifier_str_mv |
001127110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222518/2/001127110.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222518/1/001127110.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1bac0092358985770a1ff5b6d264238f 27578576a54ed5cf246c396781957e51 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447276493996032 |