Questões sobre o desenvolvimento de crianças em situação de rua
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/23102 |
Resumo: | A Psicologia e a pesquisa científica não oferecem respostas satisfatórias para várias questões relativas ao desenvolvimento de crianças em situação de rua. Alguns estudos afirmam que o viver na rua é prejudicial, ou retarda o desenvolvimento psicológico, devido às experiências a que estas crianças estão expostas, como adições, violência e exploração. Outros estudos mostram que a rua possibilita vivências cumulativas que promovem o desenvolvimento. Estes achados incongruentes indicam a necessidade de se realizar mais estudos nesta área. O CEP-RUA/UFRGS vem desenvolvendo vários estudos sobre o desenvolvimento emocional, cognitivo e social destas crianças. Os resultados destes estudos têm revelado que crianças em situação de rua apresentam altos níveis de stress e de exposição a riscos pessoais e sociais. Porém, constatamos que elas desenvolvem habilidades para lidar com o stress e com os riscos, compensando suas dificuldades com estratégias que exigem competência e autonomia. Uma das estratégias utilizadas relaciona-se aos agrupamentos afetivos, econômicos e sociais, por meio dos quais garantem sua sobrevivência e segurança. As crianças testadas pelos pesquisadores do CEPRUA não apresentam índices de depressão e de sofrimento psicológico mais elevados do que crianças de nível sócio-econômico baixo. Testadas quanto ao seu bem-estar subjetivo, elas também não diferem significativamente de outros grupos. Estudos realizados para investigar eventos de vida e emoções revelam histórias intrigantes sobre suas trajetórias e sensibilidade. Porém, uma alternativa para um lar que garanta um desenvolvimento saudável para as crianças que estão na rua deve ser encontrada. Mesmo que não cause grande dano psicológico, a rua não é um lugar saudável para qualquer ser humano viver. |
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Hutz, Claudio SimonKoller, Silvia Helena2010-06-01T04:17:42Z19971413-294Xhttp://hdl.handle.net/10183/23102000191382A Psicologia e a pesquisa científica não oferecem respostas satisfatórias para várias questões relativas ao desenvolvimento de crianças em situação de rua. Alguns estudos afirmam que o viver na rua é prejudicial, ou retarda o desenvolvimento psicológico, devido às experiências a que estas crianças estão expostas, como adições, violência e exploração. Outros estudos mostram que a rua possibilita vivências cumulativas que promovem o desenvolvimento. Estes achados incongruentes indicam a necessidade de se realizar mais estudos nesta área. O CEP-RUA/UFRGS vem desenvolvendo vários estudos sobre o desenvolvimento emocional, cognitivo e social destas crianças. Os resultados destes estudos têm revelado que crianças em situação de rua apresentam altos níveis de stress e de exposição a riscos pessoais e sociais. Porém, constatamos que elas desenvolvem habilidades para lidar com o stress e com os riscos, compensando suas dificuldades com estratégias que exigem competência e autonomia. Uma das estratégias utilizadas relaciona-se aos agrupamentos afetivos, econômicos e sociais, por meio dos quais garantem sua sobrevivência e segurança. As crianças testadas pelos pesquisadores do CEPRUA não apresentam índices de depressão e de sofrimento psicológico mais elevados do que crianças de nível sócio-econômico baixo. Testadas quanto ao seu bem-estar subjetivo, elas também não diferem significativamente de outros grupos. Estudos realizados para investigar eventos de vida e emoções revelam histórias intrigantes sobre suas trajetórias e sensibilidade. Porém, uma alternativa para um lar que garanta um desenvolvimento saudável para as crianças que estão na rua deve ser encontrada. Mesmo que não cause grande dano psicológico, a rua não é um lugar saudável para qualquer ser humano viver.Psychology and scientific research do not seem to offer satisfactory answers to many issues regarding the development of street children. Some studies argued that living on the streets is harmful or, at least, that it slows down psychological development because of the exposure of the children to addictions, violence, and exploitation. Other studies have shown that the street allows for accumulative experiences which promote a healthy development. These paradoxical findings point to the need to carry out more research in this area. Researchers at CEP-RUA/UFRGS are conducting systematic research on the emotional, cognitive and social development of street children. Our findings indicate that street children present high levels of stress and of exposure to personal and social risk. However, we have also found out that they develop skills to cope with the risk and the stress. They overcome the hazards of life on the streets using strategies that require competence and autonomy, especially strategies for establishing affective, economic and social groups through which they manage to be safer and to survive. Children in our samples did not present levels of depression or trauma higher than those of low SES children. They do not differ significantly from other groups when tested for subjective well being. Studies about life events and emotions revealed surprising stories about their life and sensitivity. Nevertheless, alternatives to a nurturing home that fosters a healthy development must be found. The street, even if it does not cause great psychological harm, is not a healthy place for human beings to live.application/pdfporEstudos de psicologia (Natal). Vol. 2, n. 1 (jan./jun. 1997), p. 175-197Psicologia do desenvolvimentoStreet childrenChildren at riskDevelopmentQuestões sobre o desenvolvimento de crianças em situação de ruaIssues regarding the development of street children info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000191382.pdf000191382.pdfTexto completoapplication/pdf279301http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23102/1/000191382.pdf5e899ceb556f884a0a0490268b7f9a84MD51TEXT000191382.pdf.txt000191382.pdf.txtExtracted Texttext/plain50057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23102/2/000191382.pdf.txt2fa232b4e196ba7c2f067d604a3da760MD52THUMBNAIL000191382.pdf.jpg000191382.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23102/3/000191382.pdf.jpgcb228c2336be60f8dc4e9ce87260a142MD5310183/231022018-10-17 09:07:01.56oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23102Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-17T12:07:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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