Educação do campo : uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Netto, Daiane
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schultz, Glauco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201099
Resumo: A trajetória da educação do campo não é linear. Após inúmeras pausas e percalços, na década de 1990, os movimentos sociais, juntamente com outras organizações e apoio de universidades, voltam a se articular na luta pela educação de qualidade para o meio rural. Desde então, diversas ações foram promovidas, dentre elas, em 2002 o Conselho Nacional de Educação aprovou as Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo (DOBEC). A educação, além de construir conhecimento e contribuir para o desenvolvimento pessoal, por meio do pensamento crítico, pode promover a ressignificação do espaço rural, fortalecendo seu desenvolvimento. Assim, o objetivo deste estudo é realizar reflexões a partir da análise da produção textual brasileira sobre a educação do campo, após a aprovação das DOBEC, e a sua relação com o desenvolvimento rural. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática dos artigos disponíveis no portal de periódicos da Capes. Foram encontrados 88 artigos a partir da busca com as palavras-chave: “Educação do Campo”, “Educação Rural” e “Desenvolvimento Rural”, destes, foram selecionados 33 para a análise. Nota-se certa convergência nos estudos abordados, que transitam entre a constituição da Educação do Campo como direito, suas contradições, a necessidade de desenvolver projetos e políticas públicas específicas para cada realidade rural, o papel do professor e de sua compreensão do espaço rural e a importância da educação e da escola na promoção do desenvolvimento rural e sustentável.
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