A subordinação do jornalismo à lógica capitalista da indústria cultural
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237995 |
Resumo: | O presente trabalho visa refletir sobre a implantação da indústria cultural no Brasil, particularmente no ramo da imprensa, e sobre as implicações da introdução da lógica empresarial no jornalismo. Tais reflexões são desenvolvidas a partir de pesquisa bibliográfica sobre o assunto, circunscrita, em linhas gerais, à perspectiva teórica da economia política das comunicações. Para a consecução desses objetivos, iniciaremos fazendo um resgate histórico e do contexto econômico e político de implantação da indústria cultural no Brasil. Num segundo momento, trataremos da perspectiva teórica que orienta nossa leitura do assunto – a economia política -, procurando esclarecer seus pressupostos fundamentais. Por fim, procuraremos tratar com mais especificidade das implicações da introdução da lógica da indústria cultural no jornalismo. |
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Fonseca, Virginia Pradelina da Silveira2022-04-29T04:41:49Z20021415-0549http://hdl.handle.net/10183/237995000324401O presente trabalho visa refletir sobre a implantação da indústria cultural no Brasil, particularmente no ramo da imprensa, e sobre as implicações da introdução da lógica empresarial no jornalismo. Tais reflexões são desenvolvidas a partir de pesquisa bibliográfica sobre o assunto, circunscrita, em linhas gerais, à perspectiva teórica da economia política das comunicações. Para a consecução desses objetivos, iniciaremos fazendo um resgate histórico e do contexto econômico e político de implantação da indústria cultural no Brasil. Num segundo momento, trataremos da perspectiva teórica que orienta nossa leitura do assunto – a economia política -, procurando esclarecer seus pressupostos fundamentais. Por fim, procuraremos tratar com mais especificidade das implicações da introdução da lógica da indústria cultural no jornalismo.This article intends to refl ect upon the start of the cul tu ral industry in Bra zil, particularly on the press, and on the implications of the in tro duc ti on of the logic of business in jour na lism. Such reflections are developed from text researches carried on the sub ject, circumscribed to a theoretical perspective about economic policies of com-munication.application/pdfporRevista Famecos : Midia, Cultura e Tecnologia. Porto Alegre. Vol. 9, n. 17 (abr. 2002), p. 126-141JornalismoIndústria cultural : BrasilTechnicsBecomingA subordinação do jornalismo à lógica capitalista da indústria culturalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000324401.pdf.txt000324401.pdf.txtExtracted Texttext/plain59088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237995/2/000324401.pdf.txtf129b4d023d5591e27f6dd00f8deb7a0MD52ORIGINAL000324401.pdfTexto completoapplication/pdf137797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237995/1/000324401.pdf2bf96f2b97efb591d8ac36561a2edc67MD5110183/2379952022-04-30 04:53:21.21452oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237995Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-04-30T07:53:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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