Violence against women : perceptions of nursing students’ about the focus on the formation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Bruna Dedavid da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Landerdahl, Maria Celeste, Cortes, Laura Ferreira, Vieira, Letícia Becker, Padoin, Stela Maris de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129931
Resumo: Objetivo. Conhecer a percepção dos estudantes de enfermagem de uma universidade pública no sul do Brasil, sobre a inclusão no currículo do tema da violência contra a mulher e do com respeito à abordagem da temática durante a formação. Metodologia. Investigação qualitativa exploratória descritiva realizada com 18 alunos de Enfermagem de uma universidade pública no sul do Brasil. Para a tomada de informação se utilizou a técnica de entrevista semiestruturada e dados foram submetidos à análise temática de conteúdo. Resultados. Para os alunos a temática integra o conteúdo curricular de maneira pontual, ainda que e com carga horária reduzida. Apontou-se dificuldades na identificação da violência e nas ações que serão desenvolvidas. Os participantes sugerem que a temática deveria ser trabalhada desde o início da graduação, permeando a aprendizagem em Saúde Coletiva. Conclusão. O estudo mostra a necessidade de incluir a violência como tema transversal aos currículos dos cursos de Graduação em Enfermagem e Saúde.
id UFRGS-2_65bd74d9fb64b7ced6d46c0d160970f3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129931
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Bruna Dedavid daLanderdahl, Maria CelesteCortes, Laura FerreiraVieira, Letícia BeckerPadoin, Stela Maris de Mello2015-11-19T02:40:04Z20150120-5307http://hdl.handle.net/10183/129931000975938Objetivo. Conhecer a percepção dos estudantes de enfermagem de uma universidade pública no sul do Brasil, sobre a inclusão no currículo do tema da violência contra a mulher e do com respeito à abordagem da temática durante a formação. Metodologia. Investigação qualitativa exploratória descritiva realizada com 18 alunos de Enfermagem de uma universidade pública no sul do Brasil. Para a tomada de informação se utilizou a técnica de entrevista semiestruturada e dados foram submetidos à análise temática de conteúdo. Resultados. Para os alunos a temática integra o conteúdo curricular de maneira pontual, ainda que e com carga horária reduzida. Apontou-se dificuldades na identificação da violência e nas ações que serão desenvolvidas. Os participantes sugerem que a temática deveria ser trabalhada desde o início da graduação, permeando a aprendizagem em Saúde Coletiva. Conclusão. O estudo mostra a necessidade de incluir a violência como tema transversal aos currículos dos cursos de Graduação em Enfermagem e Saúde.Objective. Get to know the nursing undergraduates perception, from a public university in southern Brazil, on the inclusion of the theme violence against women in the curriculum and about that thematic approach during graduation. Methodology. Descriptive exploratory qualitative research, made with 18 students of Nursing Graduation in Federal de Santa Maria University. Semi-structured interview was made and its data was submitted to thematic analysis. Results. From the undergraduates understanding, the theme integrates the curricular content in a punctual way and a reduced workload. There were found difficulties in the violence’s identification and the actions to be developed. The participants suggest that the theme should be worked since the graduation’s beginning, permeating the learning in collective health. Conclusion. The study shows the need to include violence as a transversal theme in curriculums in graduation courses of Nursing and Health.Objetivo. Conocer la percepción de los estudiantes de enfermería de una universidad pública en el sur de Brasil, sobre la inclusión en el currículum del tema de la violencia contra la mujer y con respecto al abordaje de la temática durante la formación. Metodología. Investigación cualitativa exploratoria descriptiva realizada con 18 alumnos de Enfermería. Para la toma de información se utilizó la técnica de entrevista semiestructurada y los datos se sometieron al análisis temático de contenido. Resultados. Para los alumnos la temática integra el contenido curricular de manera puntual, aunque con carga horaria reducida. Se presentaron dificultades en la identificación de la violencia y en las acciones que serán desarrolladas. Los participantes sugieren que la temática debería ser trabajada desde el inicio del programa, permeando el aprendizaje en Salud Colectiva. Conclusión. El estudio muestra la necesidad de incluir la violencia como tema transversal a los currículos de los cursos de Graduación en Enfermería y Salud.application/pdfengInvestigacion y educación en enfermería. Medellin. Vol. 33, n.2 (june 2015), p. 260-268Violência contra a mulherSaúde da mulherEstudantes de enfermagemWomen’s healthViolence against womenCredentialingNursingEducation nursingSalud de la mujerViolencia contra la mujerHabilitación profesionalEnfermeríaEducación en enfermeríaViolence against women : perceptions of nursing students’ about the focus on the formationViolencia contra las mujeres : percepción de los estudiantes de enfermería acerca del enfoque en la formaciónViolência contra as mulheres : percepção dos estudantes de enfermagem a respeito do enfoque na formaçãoEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975938.pdf000975938.pdfTexto completo (inglês)application/pdf622983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129931/1/000975938.pdfef0c32aff04489eb5b045fc7b740715eMD51TEXT000975938.pdf.txt000975938.pdf.txtExtracted Texttext/plain35239http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129931/2/000975938.pdf.txt457f7d939130076ae0dd358035b119d9MD52THUMBNAIL000975938.pdf.jpg000975938.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129931/3/000975938.pdf.jpgaf9bb3c2074a0584d6f035c3d68a3162MD5310183/1299312018-10-25 09:16:57.364oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129931Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:16:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Violence against women : perceptions of nursing students’ about the focus on the formation
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Violencia contra las mujeres : percepción de los estudiantes de enfermería acerca del enfoque en la formación
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Violência contra as mulheres : percepção dos estudantes de enfermagem a respeito do enfoque na formação
title Violence against women : perceptions of nursing students’ about the focus on the formation
spellingShingle Violence against women : perceptions of nursing students’ about the focus on the formation
Rocha, Bruna Dedavid da
Violência contra a mulher
Saúde da mulher
Estudantes de enfermagem
Women’s health
Violence against women
Credentialing
Nursing
Education nursing
Salud de la mujer
Violencia contra la mujer
Habilitación profesional
Enfermería
Educación en enfermería
title_short Violence against women : perceptions of nursing students’ about the focus on the formation
title_full Violence against women : perceptions of nursing students’ about the focus on the formation
title_fullStr Violence against women : perceptions of nursing students’ about the focus on the formation
title_full_unstemmed Violence against women : perceptions of nursing students’ about the focus on the formation
title_sort Violence against women : perceptions of nursing students’ about the focus on the formation
author Rocha, Bruna Dedavid da
author_facet Rocha, Bruna Dedavid da
Landerdahl, Maria Celeste
Cortes, Laura Ferreira
Vieira, Letícia Becker
Padoin, Stela Maris de Mello
author_role author
author2 Landerdahl, Maria Celeste
Cortes, Laura Ferreira
Vieira, Letícia Becker
Padoin, Stela Maris de Mello
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Bruna Dedavid da
Landerdahl, Maria Celeste
Cortes, Laura Ferreira
Vieira, Letícia Becker
Padoin, Stela Maris de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Violência contra a mulher
Saúde da mulher
Estudantes de enfermagem
topic Violência contra a mulher
Saúde da mulher
Estudantes de enfermagem
Women’s health
Violence against women
Credentialing
Nursing
Education nursing
Salud de la mujer
Violencia contra la mujer
Habilitación profesional
Enfermería
Educación en enfermería
dc.subject.eng.fl_str_mv Women’s health
Violence against women
Credentialing
Nursing
Education nursing
dc.subject.spa.fl_str_mv Salud de la mujer
Violencia contra la mujer
Habilitación profesional
Enfermería
Educación en enfermería
description Objetivo. Conhecer a percepção dos estudantes de enfermagem de uma universidade pública no sul do Brasil, sobre a inclusão no currículo do tema da violência contra a mulher e do com respeito à abordagem da temática durante a formação. Metodologia. Investigação qualitativa exploratória descritiva realizada com 18 alunos de Enfermagem de uma universidade pública no sul do Brasil. Para a tomada de informação se utilizou a técnica de entrevista semiestruturada e dados foram submetidos à análise temática de conteúdo. Resultados. Para os alunos a temática integra o conteúdo curricular de maneira pontual, ainda que e com carga horária reduzida. Apontou-se dificuldades na identificação da violência e nas ações que serão desenvolvidas. Os participantes sugerem que a temática deveria ser trabalhada desde o início da graduação, permeando a aprendizagem em Saúde Coletiva. Conclusão. O estudo mostra a necessidade de incluir a violência como tema transversal aos currículos dos cursos de Graduação em Enfermagem e Saúde.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-19T02:40:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129931
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0120-5307
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000975938
identifier_str_mv 0120-5307
000975938
url http://hdl.handle.net/10183/129931
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Investigacion y educación en enfermería. Medellin. Vol. 33, n.2 (june 2015), p. 260-268
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129931/1/000975938.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129931/2/000975938.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129931/3/000975938.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ef0c32aff04489eb5b045fc7b740715e
457f7d939130076ae0dd358035b119d9
af9bb3c2074a0584d6f035c3d68a3162
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224890902118400