Ensino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147559 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo relatar a experiência de Estágio de Docência em Física do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizada pelo aluno Anderson Castro de Oliveira, autor do presente trabalho. O estágio foi realizado em duas escolas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A primeira o Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama, devido à greve dos professores estaduais a experiência foi concluída no Instituto Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer. Será apresentado ao longo deste trabalho o relato das observações, o planejamento de aula e o relato de regência realizada em uma turma de primeiro ano do ensino médio. O referencial teórico utilizado foi a Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e, como método de ensino foi aplicado o Peer Instruction (ou Instrução pelos Colegas – IpC). O estudo dos movimentos foi o conceito central para o planejamento das aulas que abarcaram conceitos relevantes da Cinemática. |
id |
UFRGS-2_66096447201102beb1167956e4768f7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147559 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Anderson Castro deAraujo, Ives Solano2016-08-24T02:15:46Z2016http://hdl.handle.net/10183/147559000999209Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo relatar a experiência de Estágio de Docência em Física do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizada pelo aluno Anderson Castro de Oliveira, autor do presente trabalho. O estágio foi realizado em duas escolas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A primeira o Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama, devido à greve dos professores estaduais a experiência foi concluída no Instituto Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer. Será apresentado ao longo deste trabalho o relato das observações, o planejamento de aula e o relato de regência realizada em uma turma de primeiro ano do ensino médio. O referencial teórico utilizado foi a Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e, como método de ensino foi aplicado o Peer Instruction (ou Instrução pelos Colegas – IpC). O estudo dos movimentos foi o conceito central para o planejamento das aulas que abarcaram conceitos relevantes da Cinemática.application/pdfporEnsino de físicaEnsino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999209.pdf000999209.pdfTexto completoapplication/pdf3286542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147559/1/000999209.pdf067bb58cd3fd073c5bb28347c5dc70a2MD51TEXT000999209.pdf.txt000999209.pdf.txtExtracted Texttext/plain160103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147559/2/000999209.pdf.txtaa2f60fd98a89e2ecfc647429ad6e005MD52THUMBNAIL000999209.pdf.jpg000999209.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147559/3/000999209.pdf.jpg49ba0d74e3a439751263960c300eb899MD5310183/1475592018-10-29 08:40:22.984oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147559Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:40:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyer |
title |
Ensino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyer |
spellingShingle |
Ensino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyer Oliveira, Anderson Castro de Ensino de física |
title_short |
Ensino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyer |
title_full |
Ensino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyer |
title_fullStr |
Ensino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyer |
title_full_unstemmed |
Ensino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyer |
title_sort |
Ensino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyer |
author |
Oliveira, Anderson Castro de |
author_facet |
Oliveira, Anderson Castro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Anderson Castro de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araujo, Ives Solano |
contributor_str_mv |
Araujo, Ives Solano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física |
topic |
Ensino de física |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo relatar a experiência de Estágio de Docência em Física do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizada pelo aluno Anderson Castro de Oliveira, autor do presente trabalho. O estágio foi realizado em duas escolas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A primeira o Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama, devido à greve dos professores estaduais a experiência foi concluída no Instituto Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer. Será apresentado ao longo deste trabalho o relato das observações, o planejamento de aula e o relato de regência realizada em uma turma de primeiro ano do ensino médio. O referencial teórico utilizado foi a Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e, como método de ensino foi aplicado o Peer Instruction (ou Instrução pelos Colegas – IpC). O estudo dos movimentos foi o conceito central para o planejamento das aulas que abarcaram conceitos relevantes da Cinemática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-24T02:15:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147559 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000999209 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147559 |
identifier_str_mv |
000999209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147559/1/000999209.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147559/2/000999209.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147559/3/000999209.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
067bb58cd3fd073c5bb28347c5dc70a2 aa2f60fd98a89e2ecfc647429ad6e005 49ba0d74e3a439751263960c300eb899 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224515501424640 |