Ensino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Anderson Castro de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147559
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo relatar a experiência de Estágio de Docência em Física do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizada pelo aluno Anderson Castro de Oliveira, autor do presente trabalho. O estágio foi realizado em duas escolas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A primeira o Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama, devido à greve dos professores estaduais a experiência foi concluída no Instituto Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer. Será apresentado ao longo deste trabalho o relato das observações, o planejamento de aula e o relato de regência realizada em uma turma de primeiro ano do ensino médio. O referencial teórico utilizado foi a Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e, como método de ensino foi aplicado o Peer Instruction (ou Instrução pelos Colegas – IpC). O estudo dos movimentos foi o conceito central para o planejamento das aulas que abarcaram conceitos relevantes da Cinemática.
id UFRGS-2_66096447201102beb1167956e4768f7f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147559
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Anderson Castro deAraujo, Ives Solano2016-08-24T02:15:46Z2016http://hdl.handle.net/10183/147559000999209Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo relatar a experiência de Estágio de Docência em Física do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizada pelo aluno Anderson Castro de Oliveira, autor do presente trabalho. O estágio foi realizado em duas escolas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A primeira o Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama, devido à greve dos professores estaduais a experiência foi concluída no Instituto Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer. Será apresentado ao longo deste trabalho o relato das observações, o planejamento de aula e o relato de regência realizada em uma turma de primeiro ano do ensino médio. O referencial teórico utilizado foi a Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e, como método de ensino foi aplicado o Peer Instruction (ou Instrução pelos Colegas – IpC). O estudo dos movimentos foi o conceito central para o planejamento das aulas que abarcaram conceitos relevantes da Cinemática.application/pdfporEnsino de físicaEnsino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999209.pdf000999209.pdfTexto completoapplication/pdf3286542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147559/1/000999209.pdf067bb58cd3fd073c5bb28347c5dc70a2MD51TEXT000999209.pdf.txt000999209.pdf.txtExtracted Texttext/plain160103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147559/2/000999209.pdf.txtaa2f60fd98a89e2ecfc647429ad6e005MD52THUMBNAIL000999209.pdf.jpg000999209.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147559/3/000999209.pdf.jpg49ba0d74e3a439751263960c300eb899MD5310183/1475592018-10-29 08:40:22.984oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147559Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:40:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyer
title Ensino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyer
spellingShingle Ensino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyer
Oliveira, Anderson Castro de
Ensino de física
title_short Ensino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyer
title_full Ensino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyer
title_fullStr Ensino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyer
title_full_unstemmed Ensino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyer
title_sort Ensino de cinemática em nível médio : uma experiência didática no Instituto Municipal Emílio Meyer
author Oliveira, Anderson Castro de
author_facet Oliveira, Anderson Castro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Anderson Castro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araujo, Ives Solano
contributor_str_mv Araujo, Ives Solano
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
topic Ensino de física
description Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo relatar a experiência de Estágio de Docência em Física do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizada pelo aluno Anderson Castro de Oliveira, autor do presente trabalho. O estágio foi realizado em duas escolas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A primeira o Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama, devido à greve dos professores estaduais a experiência foi concluída no Instituto Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer. Será apresentado ao longo deste trabalho o relato das observações, o planejamento de aula e o relato de regência realizada em uma turma de primeiro ano do ensino médio. O referencial teórico utilizado foi a Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e, como método de ensino foi aplicado o Peer Instruction (ou Instrução pelos Colegas – IpC). O estudo dos movimentos foi o conceito central para o planejamento das aulas que abarcaram conceitos relevantes da Cinemática.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-24T02:15:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147559
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999209
url http://hdl.handle.net/10183/147559
identifier_str_mv 000999209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147559/1/000999209.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147559/2/000999209.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147559/3/000999209.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 067bb58cd3fd073c5bb28347c5dc70a2
aa2f60fd98a89e2ecfc647429ad6e005
49ba0d74e3a439751263960c300eb899
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224515501424640