Investigating the possible socio-environmental impacts arising from the habits of riverside students in the contextof the brazilian amazon : a look at planetary health
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271536 |
Resumo: | Objetivo:Este estudo tem como objetivo investigar potenciais impactos socioambientais decorrentes dos hábitos dos estudantes ribeirinhos na realidade da Amazônia brasileira. É importante conhecer os efeitos ambientais que permeiam a maior floresta tropical da Terra, para tomarmos ações mais eficazes para minimizar os danos ambientais, protegendo ao mesmo tempo a saúde humana e ambiental.Método:O público-alvo desta investigação foram 108 alunos do ensino fundamental de uma escola ribeirinha do sul do Amazonas. Osdados foram coletados por meio de questionário estruturado com 17 questões fechadas, aplicado em um período de 30 minutos. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva, dividida em quatro eixos: social, alimentação, transporte e energia, e meio ambiente.Resultados e conclusão:Os resultados permitem reflexões sobre os impactos socioambientais locais. A percepção dos estudantes sobre os temas investigados revelou desigualdade e iniquidade; padrões alimentares que comprometem a saúde; energia proveniente de fontes poluentes; águade poços comunitários e queima de resíduos. A pesquisa endossa a necessidade de (re)pensar a práxis educativa vivenciada nas escolas, considerando temas de saúde planetária, tendo os estudantes ribeirinhos como peça fundamental para disseminar informaçõesenvolvendo questões ambientais locais e sua relação com a saúde.Implicações da pesquisa:Apresenta questões socioambientais enfrentadas por estudantes que vivem às margens dos rios na Amazônia, com potencial de diálogo entre questões locais e disseminação de informações para a sociedade em geral.Originalidade/valor:A pesquisa agrega valor ao conceito de Saúde Planetária, possibilitando diálogos entre os impactos ambientais vivenciados na Amazônia e a necessidade de (re)pensar as práticas educativas nas escolas. Isso é para que os alunos possam compreender o seu papel diante da significativa crise ambiental que afeta a humanidade |
id |
UFRGS-2_661016769bba8a27541794e29a1a8ea7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271536 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Paula Regina Humbelino deAlves, Péricles BarretoSouza, Aline Lessa deAbreu, Thiago FerreiraCamargo, Tatiana Souza de2024-02-06T04:31:29Z20231981-982Xhttp://hdl.handle.net/10183/271536001195547Objetivo:Este estudo tem como objetivo investigar potenciais impactos socioambientais decorrentes dos hábitos dos estudantes ribeirinhos na realidade da Amazônia brasileira. É importante conhecer os efeitos ambientais que permeiam a maior floresta tropical da Terra, para tomarmos ações mais eficazes para minimizar os danos ambientais, protegendo ao mesmo tempo a saúde humana e ambiental.Método:O público-alvo desta investigação foram 108 alunos do ensino fundamental de uma escola ribeirinha do sul do Amazonas. Osdados foram coletados por meio de questionário estruturado com 17 questões fechadas, aplicado em um período de 30 minutos. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva, dividida em quatro eixos: social, alimentação, transporte e energia, e meio ambiente.Resultados e conclusão:Os resultados permitem reflexões sobre os impactos socioambientais locais. A percepção dos estudantes sobre os temas investigados revelou desigualdade e iniquidade; padrões alimentares que comprometem a saúde; energia proveniente de fontes poluentes; águade poços comunitários e queima de resíduos. A pesquisa endossa a necessidade de (re)pensar a práxis educativa vivenciada nas escolas, considerando temas de saúde planetária, tendo os estudantes ribeirinhos como peça fundamental para disseminar informaçõesenvolvendo questões ambientais locais e sua relação com a saúde.Implicações da pesquisa:Apresenta questões socioambientais enfrentadas por estudantes que vivem às margens dos rios na Amazônia, com potencial de diálogo entre questões locais e disseminação de informações para a sociedade em geral.Originalidade/valor:A pesquisa agrega valor ao conceito de Saúde Planetária, possibilitando diálogos entre os impactos ambientais vivenciados na Amazônia e a necessidade de (re)pensar as práticas educativas nas escolas. Isso é para que os alunos possam compreender o seu papel diante da significativa crise ambiental que afeta a humanidadeObjective:This study aims to investigate potential socio-environmental impacts arising from riverside students’habits in Brazilian Amazon reality. It is important to know the environmental effects that permeate the largest tropical forest on the Earth, in order to take more effective actions to minimize environmental damage, protecting human and environmental health at the same time.Method:The targeted audience of this investigation was 108 elementary school students from a riverside school in southern Amazonas. Data were collected using a structured questionnaire with 17 closed questions, administered over a 30-minute period. For data analysis, descriptive statistics were used, divided into four axes: social, food, transport and energy, and environment.Results and conclusion:The results enable reflections on local socio-environmental impacts. The students’ perception about the investigated topics revealed inequality and inequity; dietary patterns that compromise health; energy from polluting sources; water from community wells and burning of waste. The research endorses the need to (re)think about the educational praxis experienced in schools, considering planetary health themes, with riverside students as a fundamental part to disseminate information involving local environmental subjects and their relationship with health.Implications of the research:Presents socio-environmental issues faced by students living along the rivers in the Amazon, with the potential for dialogue between local issues and the dissemination of information to the general society.Originality/value:The research adds value to the concept of Planetary Health, enabling dialogues between environmental impacts experienced in the Amazon and the need to (re)think educational practices in schools. This is so that students can understand their role in the face of the significant environmentalcrisis affecting humanity.application/pdfengRevista de gestão social e ambiental. Vol. 18, n. 3 (2023), p. 1-16Educação do campoMeio ambienteAmazon RegionRural EducationPlanetary HealthInvestigating the possible socio-environmental impacts arising from the habits of riverside students in the contextof the brazilian amazon : a look at planetary healthInvestigando os possíveis impactos socioambientais decorrentes dos hábitos dos estudantes ribeirinhos no contexto da amazônia brasileira : um olhar para a saúde planetáriainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195547.pdf.txt001195547.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271536/2/001195547.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001195547.pdfTexto completo (inglês)application/pdf5404502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271536/1/001195547.pdf18a8c1dd77284f02241e25815d7d2852MD5110183/2715362024-02-07 06:01:08.046174oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271536Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-07T08:01:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Investigating the possible socio-environmental impacts arising from the habits of riverside students in the contextof the brazilian amazon : a look at planetary health |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Investigando os possíveis impactos socioambientais decorrentes dos hábitos dos estudantes ribeirinhos no contexto da amazônia brasileira : um olhar para a saúde planetária |
title |
Investigating the possible socio-environmental impacts arising from the habits of riverside students in the contextof the brazilian amazon : a look at planetary health |
spellingShingle |
Investigating the possible socio-environmental impacts arising from the habits of riverside students in the contextof the brazilian amazon : a look at planetary health Melo, Paula Regina Humbelino de Educação do campo Meio ambiente Amazon Region Rural Education Planetary Health |
title_short |
Investigating the possible socio-environmental impacts arising from the habits of riverside students in the contextof the brazilian amazon : a look at planetary health |
title_full |
Investigating the possible socio-environmental impacts arising from the habits of riverside students in the contextof the brazilian amazon : a look at planetary health |
title_fullStr |
Investigating the possible socio-environmental impacts arising from the habits of riverside students in the contextof the brazilian amazon : a look at planetary health |
title_full_unstemmed |
Investigating the possible socio-environmental impacts arising from the habits of riverside students in the contextof the brazilian amazon : a look at planetary health |
title_sort |
Investigating the possible socio-environmental impacts arising from the habits of riverside students in the contextof the brazilian amazon : a look at planetary health |
author |
Melo, Paula Regina Humbelino de |
author_facet |
Melo, Paula Regina Humbelino de Alves, Péricles Barreto Souza, Aline Lessa de Abreu, Thiago Ferreira Camargo, Tatiana Souza de |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Péricles Barreto Souza, Aline Lessa de Abreu, Thiago Ferreira Camargo, Tatiana Souza de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Paula Regina Humbelino de Alves, Péricles Barreto Souza, Aline Lessa de Abreu, Thiago Ferreira Camargo, Tatiana Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo Meio ambiente |
topic |
Educação do campo Meio ambiente Amazon Region Rural Education Planetary Health |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Amazon Region Rural Education Planetary Health |
description |
Objetivo:Este estudo tem como objetivo investigar potenciais impactos socioambientais decorrentes dos hábitos dos estudantes ribeirinhos na realidade da Amazônia brasileira. É importante conhecer os efeitos ambientais que permeiam a maior floresta tropical da Terra, para tomarmos ações mais eficazes para minimizar os danos ambientais, protegendo ao mesmo tempo a saúde humana e ambiental.Método:O público-alvo desta investigação foram 108 alunos do ensino fundamental de uma escola ribeirinha do sul do Amazonas. Osdados foram coletados por meio de questionário estruturado com 17 questões fechadas, aplicado em um período de 30 minutos. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva, dividida em quatro eixos: social, alimentação, transporte e energia, e meio ambiente.Resultados e conclusão:Os resultados permitem reflexões sobre os impactos socioambientais locais. A percepção dos estudantes sobre os temas investigados revelou desigualdade e iniquidade; padrões alimentares que comprometem a saúde; energia proveniente de fontes poluentes; águade poços comunitários e queima de resíduos. A pesquisa endossa a necessidade de (re)pensar a práxis educativa vivenciada nas escolas, considerando temas de saúde planetária, tendo os estudantes ribeirinhos como peça fundamental para disseminar informaçõesenvolvendo questões ambientais locais e sua relação com a saúde.Implicações da pesquisa:Apresenta questões socioambientais enfrentadas por estudantes que vivem às margens dos rios na Amazônia, com potencial de diálogo entre questões locais e disseminação de informações para a sociedade em geral.Originalidade/valor:A pesquisa agrega valor ao conceito de Saúde Planetária, possibilitando diálogos entre os impactos ambientais vivenciados na Amazônia e a necessidade de (re)pensar as práticas educativas nas escolas. Isso é para que os alunos possam compreender o seu papel diante da significativa crise ambiental que afeta a humanidade |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-06T04:31:29Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/271536 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1981-982X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001195547 |
identifier_str_mv |
1981-982X 001195547 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/271536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de gestão social e ambiental. Vol. 18, n. 3 (2023), p. 1-16 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271536/2/001195547.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271536/1/001195547.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 18a8c1dd77284f02241e25815d7d2852 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225110692036608 |