O flashback e a narrativa não-linear subjetiva em Following (de Christopher Nolan)
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180135 |
Resumo: | O presente artigo investiga o conceito da narrativa não linear subjetiva no cinema, tal qual identificado a partir dos estudos de autores como Elsaesser (2009), Eig (2003) e Panek (2006), que dissertaram sobre um grupo de filmes que investem em um modo específico de conceber narrativas não lineares de caráter subjetivo ao organizarem sua não linearidade de acordo com a situação mental de seus personagens. Tendo como foco os modos de utilização do flashback nesse contexto, foi escolhido o filme Following (Christopher Nolan, 1998), como objeto de análise, uma vez que ocorre nesta obra uma grande predominância de flashbacks empregados segundo as prerrogativas do modelo de narrativa não linear subjetiva. |
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Huyer, Guilherme JorgeLeites, Bruno Bueno PintoSilva, Alexandre Rocha da2018-07-06T02:27:01Z2017http://hdl.handle.net/10183/180135001069319O presente artigo investiga o conceito da narrativa não linear subjetiva no cinema, tal qual identificado a partir dos estudos de autores como Elsaesser (2009), Eig (2003) e Panek (2006), que dissertaram sobre um grupo de filmes que investem em um modo específico de conceber narrativas não lineares de caráter subjetivo ao organizarem sua não linearidade de acordo com a situação mental de seus personagens. Tendo como foco os modos de utilização do flashback nesse contexto, foi escolhido o filme Following (Christopher Nolan, 1998), como objeto de análise, uma vez que ocorre nesta obra uma grande predominância de flashbacks empregados segundo as prerrogativas do modelo de narrativa não linear subjetiva.This article examines the concept of the subjective nonlinear narrative film, identified by Elsaesser (2009), Eig (2003) and Panek (2006), as movies that organize nonlinear narratives according to the mental state of its characters. Therefore, we shall analyze Following (Christopher Nolan, 1998) in terms of the flashbacks that subtend the subjective nonlinear narrative model.application/pdfporImagofagia: revista virtual de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual [recurso eletrônico]. Buenos Aires : Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual. N. 16 (2017), p. 190-215Narrativa cinematográficaCinematographic narrativeNonlinear narrativeFlashbackFollowingChristopher NolanO flashback e a narrativa não-linear subjetiva em Following (de Christopher Nolan)Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001069319.pdf001069319.pdfTexto completoapplication/pdf723630http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180135/1/001069319.pdfc9c6a7f0a6cc3fe4ab06f43dc1f24712MD51TEXT001069319.pdf.txt001069319.pdf.txtExtracted Texttext/plain50807http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180135/2/001069319.pdf.txt914c88b657ec53790328bf978917a863MD5210183/1801352022-07-22 04:52:57.909313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180135Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:52:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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