Como o tempo geológico é apresentado em livros didáticos de biologia?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72340 |
Resumo: | Vários fenômenos da natureza, como o surgimento de uma espécie ou a formação de uma montanha, só ocorrem ao longo do imenso tempo geológico, que ultrapassa a duração de muitas vidas humanas. Compreender essa escala de tempo enorme, medida em milhões e bilhões de anos, exige o desenvolvimento da capacidade de abstração. O livro didático, uma importante ferramenta de ensino nas salas de aula, embora seja constantemente melhorado em decorrência da avaliação realizada no contexto do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), ainda poderia ser aperfeiçoado no que diz respeito à abordagem do tempo profundo. O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise qualitativa de aspectos recorrentes nas formas como o tempo geológico é apresentado nas 8 coleções de livros de Biologia, do Ensino Médio, recomendadas no Guia do PNDL 2012. As diferentes formas de abordagem do tempo geológico foram organizadas em nove categorias, sendo a mais frequente a menção à duração de eventos biológicos e/ou geológicos em exercícios, tabelas, gráficos, esquemas, filogenias, legendas de figuras entre outros. Explicações mais detalhadas sobre o trabalho do paleontólogo e sobre os métodos de datação do tempo (relativa e absoluta) existem em menor número. Pôde-se constatar que a maioria dos autores não faz uso de analogias que associem o tempo geológico com exemplos do cotidiano, tais como o calendário e o relógio, as quais facilitariam a visualização e a compreensão do tempo profundo. E, quando o fazem, muitas vezes exploram esse recurso de uma forma inadequada. Se apresentado de uma maneira atraente e significativa, o tempo geológico, marcado por episódios de surgimento e extinção de espécies biológicas, bem como por grandes alterações da distribuição de continentes, do clima e do relevo do planeta, pode servir para dar início a discussões socioambientais implicadas no exercício pleno da cidadania, tais como a produção da biodiversidade e do equilíbrio de ecossistemas, os quais levaram milhões de anos para surgirem, mas vem sendo extintos massivamente nos últimos cem anos. |
id |
UFRGS-2_664b0648ea490dbc468ce0ad18fea102 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72340 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Fabiano de SouzaRosa, Russel Teresinha Dutra da2013-06-11T01:47:33Z2012http://hdl.handle.net/10183/72340000873094Vários fenômenos da natureza, como o surgimento de uma espécie ou a formação de uma montanha, só ocorrem ao longo do imenso tempo geológico, que ultrapassa a duração de muitas vidas humanas. Compreender essa escala de tempo enorme, medida em milhões e bilhões de anos, exige o desenvolvimento da capacidade de abstração. O livro didático, uma importante ferramenta de ensino nas salas de aula, embora seja constantemente melhorado em decorrência da avaliação realizada no contexto do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), ainda poderia ser aperfeiçoado no que diz respeito à abordagem do tempo profundo. O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise qualitativa de aspectos recorrentes nas formas como o tempo geológico é apresentado nas 8 coleções de livros de Biologia, do Ensino Médio, recomendadas no Guia do PNDL 2012. As diferentes formas de abordagem do tempo geológico foram organizadas em nove categorias, sendo a mais frequente a menção à duração de eventos biológicos e/ou geológicos em exercícios, tabelas, gráficos, esquemas, filogenias, legendas de figuras entre outros. Explicações mais detalhadas sobre o trabalho do paleontólogo e sobre os métodos de datação do tempo (relativa e absoluta) existem em menor número. Pôde-se constatar que a maioria dos autores não faz uso de analogias que associem o tempo geológico com exemplos do cotidiano, tais como o calendário e o relógio, as quais facilitariam a visualização e a compreensão do tempo profundo. E, quando o fazem, muitas vezes exploram esse recurso de uma forma inadequada. Se apresentado de uma maneira atraente e significativa, o tempo geológico, marcado por episódios de surgimento e extinção de espécies biológicas, bem como por grandes alterações da distribuição de continentes, do clima e do relevo do planeta, pode servir para dar início a discussões socioambientais implicadas no exercício pleno da cidadania, tais como a produção da biodiversidade e do equilíbrio de ecossistemas, os quais levaram milhões de anos para surgirem, mas vem sendo extintos massivamente nos últimos cem anos.application/pdfporLivros didaticosTempo geológicoComo o tempo geológico é apresentado em livros didáticos de biologia?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2012Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873094.pdf000873094.pdfTexto completoapplication/pdf3902914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72340/1/000873094.pdf84bcf563d746d8fdfc0e09e4b3732f3dMD51TEXT000873094.pdf.txt000873094.pdf.txtExtracted Texttext/plain79902http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72340/2/000873094.pdf.txt9b02a57d1bc4f36c32986addbb746c3eMD52THUMBNAIL000873094.pdf.jpg000873094.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72340/3/000873094.pdf.jpg4cfc13649726e893aca34a6f5980dd63MD5310183/723402018-10-15 09:25:12.083oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72340Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:25:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Como o tempo geológico é apresentado em livros didáticos de biologia? |
title |
Como o tempo geológico é apresentado em livros didáticos de biologia? |
spellingShingle |
Como o tempo geológico é apresentado em livros didáticos de biologia? Gomes, Fabiano de Souza Livros didaticos Tempo geológico |
title_short |
Como o tempo geológico é apresentado em livros didáticos de biologia? |
title_full |
Como o tempo geológico é apresentado em livros didáticos de biologia? |
title_fullStr |
Como o tempo geológico é apresentado em livros didáticos de biologia? |
title_full_unstemmed |
Como o tempo geológico é apresentado em livros didáticos de biologia? |
title_sort |
Como o tempo geológico é apresentado em livros didáticos de biologia? |
author |
Gomes, Fabiano de Souza |
author_facet |
Gomes, Fabiano de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Fabiano de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
contributor_str_mv |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didaticos Tempo geológico |
topic |
Livros didaticos Tempo geológico |
description |
Vários fenômenos da natureza, como o surgimento de uma espécie ou a formação de uma montanha, só ocorrem ao longo do imenso tempo geológico, que ultrapassa a duração de muitas vidas humanas. Compreender essa escala de tempo enorme, medida em milhões e bilhões de anos, exige o desenvolvimento da capacidade de abstração. O livro didático, uma importante ferramenta de ensino nas salas de aula, embora seja constantemente melhorado em decorrência da avaliação realizada no contexto do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), ainda poderia ser aperfeiçoado no que diz respeito à abordagem do tempo profundo. O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise qualitativa de aspectos recorrentes nas formas como o tempo geológico é apresentado nas 8 coleções de livros de Biologia, do Ensino Médio, recomendadas no Guia do PNDL 2012. As diferentes formas de abordagem do tempo geológico foram organizadas em nove categorias, sendo a mais frequente a menção à duração de eventos biológicos e/ou geológicos em exercícios, tabelas, gráficos, esquemas, filogenias, legendas de figuras entre outros. Explicações mais detalhadas sobre o trabalho do paleontólogo e sobre os métodos de datação do tempo (relativa e absoluta) existem em menor número. Pôde-se constatar que a maioria dos autores não faz uso de analogias que associem o tempo geológico com exemplos do cotidiano, tais como o calendário e o relógio, as quais facilitariam a visualização e a compreensão do tempo profundo. E, quando o fazem, muitas vezes exploram esse recurso de uma forma inadequada. Se apresentado de uma maneira atraente e significativa, o tempo geológico, marcado por episódios de surgimento e extinção de espécies biológicas, bem como por grandes alterações da distribuição de continentes, do clima e do relevo do planeta, pode servir para dar início a discussões socioambientais implicadas no exercício pleno da cidadania, tais como a produção da biodiversidade e do equilíbrio de ecossistemas, os quais levaram milhões de anos para surgirem, mas vem sendo extintos massivamente nos últimos cem anos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-11T01:47:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72340 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000873094 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72340 |
identifier_str_mv |
000873094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72340/1/000873094.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72340/2/000873094.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72340/3/000873094.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
84bcf563d746d8fdfc0e09e4b3732f3d 9b02a57d1bc4f36c32986addbb746c3e 4cfc13649726e893aca34a6f5980dd63 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224448195428352 |